segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dead Aid:Why Aid is not Working and How There is a Better Way for Africa



Argumentos forte contra a ajuda financeira à Africa é apresentada no livro Dead Aid ,livro que consta da lista de best-seller da New York Times,por uma economista africana,Dambisa Moyo (mestre em Harvard e doutoramento em Oxford,ex-quadro do Banco Mundial e da financeira Goldman Sachs).Básicamente,ela apresenta-nos dados credíveis para sustentar que a ajuda financeira à Africa tem tido resultados contrário à "boa intenção" dos países doadores.Apelando à aposta na inovação por parte dos dirigentes africanos,apresenta também alternativas para obtenção de financiamento necessário ao desenvolvimento africano e dados para as sustentar:aposta no comércio (principalmente com a China),acesso ao mercado de capital e aposta na microfinança.Quem tem tempo,pode ver uma entrevista dela de 1 hora aqui,onde ela apresenta todos os seus argumentos.Ela já é conhecida por,Dambisa Moyo a anti-bono!

3 comentários:

Anónimo disse...

Nada de novo, Edy! E' mais uma que chove em terra molhada. E' mais uma palhaça como o palhaço do Bono. Infelizmente nao estou com muito tempo para desenvolver, mas ja te disse em anterior post que a AFrica nao tem futuro e depois o que é que essa moça de salto alto de agulha pode fazer sozinha? Mesmo que arrajasse mais 100 como ela...

Al Binda

Edy disse...

E então Al Binda,o que devem os africanos fazer?Deitar à toalha ao chão?Não, não meu amigo...eu saúdo pessoas como a Dambisa Moyo que,no mínimo,provocam debates e discussões..bom,lá está,acho que sou ainda um optimista...já agora,o que achas das ideias dela?
abraço

Anónimo disse...

Mas respondi sobre as "ideias" dela. Chover em terra molhada, nada de novo, nada de original.Outros disseram a mesmíssima coisa e até agora nadinha da silva!

Quanto aos africanos ha muito que lançaram a toalha para o chao. Pelos vistos andas muito distraído a ver as pernas das meninas. Nao, nao ha que ver, rapaz! Ha que comê-las. So assim é que somos respeitados como machos que somos: quer dizer animais. Tudo o resto é fantasia, é verniz, como aquele que a tua zambiana pinta as unhas.

Mas oh Edy, conheces a Zâmbia, terra desta moça?! Mas conheces as fraldas dos centros urbanos de Zimabwe, Luanda, Maputo, Joanesburgo, Mali e fico por aqui para nao te chatear?!!!

Nao é ma vontade, meu caro! E' assim e nao ha nada a fazer. Vocês la em Cabo Verde, sao uns felizardos e nem sabem, sobretudo vocês que estudaram e que saos os tais "copinhos de leite", como o Redy diz!...

Ja agora a tua zambiana também. E olha que com o livro ela ja ficou ainda mais rica, sabendo que como banqueira ela ganha uns bons 30 mil dolares por mês; mas depois arma-se em defensora dos pobrezinhos africanos que ela nunca cruza na sua vida de copinho de leite da alta finança mundial!

Al Binda