terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Listas Partidárias

O que determina a presença ou ausência de um nome nas listas para deputados? Fidelidade partidária, lutas internas entre sensibilidades, mérito, a popularidade, género ou as redes de relacionamento sociais? Acredito que o mérito é o que tem menos peso, recrutar em função do género é uma moda, a popularidade e a visibilidade social ajuda muito e o que realmente conta são as redes sociais. O militante A e o militante B são dois quadros competentes, com um percurso profissional rico e dois militantes empenhados. O que explica a inclusão de A numa posição elegível e a ausência de B na lista, se tanto um como outro conseguiu mérito nas respectivas profissões e são igualmente militantes empenhados? O que explica que haja sempre mais homens do que mulheres nas listas para deputados? O critério é o capital social que se obtém através das respectivas estrutura de redes sociais dos militantes partidários. Quanto melhor posicionado na estrutura de redes sociais do partido mais capital social têm o indivíduo; quanto mais capital social, maior é a probabilidade de fazer parte das listas ou de obter um bom cargo político. As mulheres não estão em maior número nas listas porque são discriminadas: são as pessoas que fazem parte das listas é que têm mais capital social, independentemente de serem homens ou mulheres. Fazer uma lista para as eleições deve ser um dos momentos mais difíceis para os dirigentes partidários…

3 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros,
aqui em São Vicente o PAICV está claramente a ganhar, muito à frente! Vê-se nas ruas, nas conversas nas ruas, enfim... Convido-vos a estar aqui e comprovar.
Uma surpresa: há zonas onde a UCID teve mais pessoas do que o MPD, nos comícios.
Esta de escolher o Jorge Santos não deu certo.
São Nicolau o PAICV está, claramente, à frente. Santo Antão, PAICV está fortíssimo em Porto Novo e Paúl.
Sal e Boa Vista não é muito claro. Maio, tradicionalmente, MPD. Fogo, não é preciso dizer. Brava, vamos ver. Agora Santiago, parece-me que o PAICV está à frente, tanto no Norte como no Sul. Basta ver o que foi Vila Nova, Aeroporto, aquele banho de gente na Assomada.
MPD, no Bairro Craveiro Lopes, tinha pouca gente! Vi pela TCV. O Abraão não devia ter metido na campanha, até já está meter no discurso baixo, em vez de falar de alternativas, enfim... PAICV está à frente. Até a Eurosondagem, empresa que o MPD contratou para fazer a sua sondagem dá vitória ao PAICV.

Anónimo disse...

Esse palhaço do Undertaker inconsciente é tao distraido que termina o seu post dando ao Veiga uma maioria de 10 anos! Estao a ver que essa gentinha de pacotilha do PAICV é tao ignorante.

Começa com Zé Maria que passa a vida a falar num mandato de 10 anos; ele que nao respeita as instituiçoes criadas pelo MPD quer modifica-las instaurando mandatos parlamentares de 10 anos!

Nao, analfabetos, num Parlamento um mandato é de 5 anos; o povo vai às urnas todos os 5 anos e é isso que esse burro do Undertaker e o seu chefe têm de saber. Veiga vai ser eleito primeiro para um mandato de 5 anos; depois o povo voltará a ir às urnas. Mas vocês sabem que o PAICV é tao inconsciente que insiste em falar em 10 anos nao vendo nisso que se está a afundar pois o povo sabe que o mandato é de 5 anos.

O povo ja está farto dos 10 anos de Zé Maria e Undertaker. O Undertaker é tao burro que nao sabe que Gbagbo é apoiado por José Eduardo dos Santos e por Pedro Pires e nao Carlos Veiga. Alias ele sabe, mas tenta colar a figura de Veiga ao Gbagbo com medo que a gente nao fale em Pedro Pires, seu grande amigo.

Pois bem, minha gente isto é brincadeira, pois Gbagbo é um ditador que nao foi eleito e quem o apoia, vejam so é Pires que também nao foi eleito e José Eduardo dos Santos, que nunca foi eleito. José Eduardo está no poder ha 30 anos minha gente sem ter sido eleito!


Conclusao: Nada de mentiras Undertaker mentiroso! Sim podes contar ja com o teu abismo, mas para começar sao 5 anos como é dito na nossa constituiçao!!!

Underdôglas

Anónimo disse...

Meus caros,
Com o banho de gente que o PAICV teve hoje em Monte Sossego, e pelas demonstrações que se vê nas ruas de São Vicente, a cada dia, confirma-se que o PAICV está mesmo, e muito, à frente li na Soncente!
Foi uma onda amarela impressionante!!!
Mesti Manti, Sim!!!