Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ou será morta. Em África, todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou gazela. Quando o Sol nascer, tens de correr mais depressa...se queres continuar vivo.
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Dead Aid:Why Aid is not Working and How There is a Better Way for Africa
Argumentos forte contra a ajuda financeira à Africa é apresentada no livro Dead Aid ,livro que consta da lista de best-seller da New York Times,por uma economista africana,Dambisa Moyo (mestre em Harvard e doutoramento em Oxford,ex-quadro do Banco Mundial e da financeira Goldman Sachs).Básicamente,ela apresenta-nos dados credíveis para sustentar que a ajuda financeira à Africa tem tido resultados contrário à "boa intenção" dos países doadores.Apelando à aposta na inovação por parte dos dirigentes africanos,apresenta também alternativas para obtenção de financiamento necessário ao desenvolvimento africano e dados para as sustentar:aposta no comércio (principalmente com a China),acesso ao mercado de capital e aposta na microfinança.Quem tem tempo,pode ver uma entrevista dela de 1 hora aqui,onde ela apresenta todos os seus argumentos.Ela já é conhecida por,Dambisa Moyo a anti-bono!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Nada de novo, Edy! E' mais uma que chove em terra molhada. E' mais uma palhaça como o palhaço do Bono. Infelizmente nao estou com muito tempo para desenvolver, mas ja te disse em anterior post que a AFrica nao tem futuro e depois o que é que essa moça de salto alto de agulha pode fazer sozinha? Mesmo que arrajasse mais 100 como ela...
Al Binda
E então Al Binda,o que devem os africanos fazer?Deitar à toalha ao chão?Não, não meu amigo...eu saúdo pessoas como a Dambisa Moyo que,no mínimo,provocam debates e discussões..bom,lá está,acho que sou ainda um optimista...já agora,o que achas das ideias dela?
abraço
Mas respondi sobre as "ideias" dela. Chover em terra molhada, nada de novo, nada de original.Outros disseram a mesmíssima coisa e até agora nadinha da silva!
Quanto aos africanos ha muito que lançaram a toalha para o chao. Pelos vistos andas muito distraído a ver as pernas das meninas. Nao, nao ha que ver, rapaz! Ha que comê-las. So assim é que somos respeitados como machos que somos: quer dizer animais. Tudo o resto é fantasia, é verniz, como aquele que a tua zambiana pinta as unhas.
Mas oh Edy, conheces a Zâmbia, terra desta moça?! Mas conheces as fraldas dos centros urbanos de Zimabwe, Luanda, Maputo, Joanesburgo, Mali e fico por aqui para nao te chatear?!!!
Nao é ma vontade, meu caro! E' assim e nao ha nada a fazer. Vocês la em Cabo Verde, sao uns felizardos e nem sabem, sobretudo vocês que estudaram e que saos os tais "copinhos de leite", como o Redy diz!...
Ja agora a tua zambiana também. E olha que com o livro ela ja ficou ainda mais rica, sabendo que como banqueira ela ganha uns bons 30 mil dolares por mês; mas depois arma-se em defensora dos pobrezinhos africanos que ela nunca cruza na sua vida de copinho de leite da alta finança mundial!
Al Binda
Enviar um comentário