"ter uma licenciatura continua a ser importante para entrar no mercado de trabalho e, não menos importante, é uma garantia de que se terá um emprego com mais estabilidade, melhor remuneração e com maiores possibilidades de progressão na carreira do que um não licenciado. Ao que acresce que um licenciado, quando fica desempregado, tende a ficar menos tempo sem trabalho do que um não licenciado.Nada disto impede que,para quem investiu numa licenciatura, o desemprego ou um emprego desajustado às suas qualificações gere um sério problema de gestão de expectativas. Ainda assim, por muito que isso frustre as expectativas dos próprios, colectivamente temos a ganhar se mesmo profissões que tradicionalmente não requerem licenciaturas forem desempenhadas por licenciados. É uma situação difícil de gerir para quem a vive, mas, por exemplo, um taxista licenciado em direito desempenhará melhor a sua profissão do que um taxista com problemas de literacia ou incapacidade de falar línguas estrangeiras e ter uma licenciatura ajudará, certamente, a que tenha expectativas realistas de mobilidade profissional. O problema não é haver muitos juristas, é continuarmos a pensar que todos os juristas vão ser advogados ou juízes".
2 comentários:
Esta afirmaçao de David é paradoxal, verdade e mentira. Paradoxal porque ele é filho de agricultor, um pequeno proprietario analfabeto, mas que sempre amealhou algum dinheiro para o mandar para a escola.
A afirmaçao é uma verdade, porque é mesmo assim. Ha muitos doutores que nem sao doutores e é onde vem a mentira. David por exemplo é licenciado e nao doutorado, mas por causa da cultura medíocre portuguesa todos sao doutores.
E ainda no caso de David, ele é licenciado, mas é culturalmente falando muito fraco e nem sabe sequer pronunciar as palavras correctamente. Ele diz por exemplo leberdade, dezer, fazeri e outras barbaridades. Nao sei alias como é que ele pôde tirar um curso de direito. Talvez seja por isso mesmo que seja um mau advogado.
E' verdade que ha muitos doutores como ele a mais nesta terra, porque sao pura e simplesmente medíocres. Muitos até tiraram o curso de doutor com o antigo quinto ano do liceu, quando foram formar-se em Cuba e na Uniao soviética. E' por isso que a esmagadora maioria da nossa elite doutora e engenheira nem falar e escrever português se sabe quanto mais agora conhecer como deve ser medicina ou engenharia.
Enfim, David, paradoxalmente tem razao, porque andamos a formar tantos juristas como ele, incapazes, mais uma vez de falar português, quanto mais agora explicar os fundamentos do código penal. Logo é verdade, ha juristas e advogados a mais em CVerde. A começar por david e sua filha ministra, que ela também tem imensas lacunas de português, apesar de ja pronunciar melhor do que o pai.
Por ultimo, a afirmaçao de david, é racista e desprezivel para com os filhos da pobreza. O homem vem provar uma vez mais que o PAI que sempre disse defender o povo nao passa de uma autêntica palhaçada.
Mas como ja disse é paradoxal, porque david até tem razao. Em todo o mundo, filho de doutor é que pode ter mais chances de ser doutor, filho de engenheiro engenheiro etc. E claro filho de pescador pescador. E' assim em todo o lado e as excepçoes so confirmam a regra.
Mas alguem que quer ser presidente da republica nao pode dizer uma tal verdade, até porque como eu disse, ele tem uma formaçao cultural e profissional medíocre. Como ele, a maioria dos nossos politicos doutores e engenheiros. Logo ha que correr com muita gente...
Esta minha critica mais acima foi tirada daqui e publicada no liberal por um tal ET;
Mas ele sabe que fui a escreve-la. E' o que eu digo, o que interessa sao os conteudos e nao os autores.
Mas a critica é minha pensada na minha propria cabeça e escrita aqui e republicada no liberal.
Thanks ao ET
Enviar um comentário