Aí é que a porca torce o rabo: todo o software nos pcs é de código fechado, pelo que as crianças dificilmente terão oportunidades de explorar o brinquedo, perceber como ele funciona...o que é a base para formar bons programadores.
É melhor que nada, mas um projecto destes deveria ter em conta a plataforma de software que vem instalada, mais do que a máquina em si. Hoje em dia há N ultraportáteis ao preço de um Magalhães, não faz sentido embarcar na primeira opção que aparece à frente.
Para a Microsoft (que também está metida ao barulho) estes programas são um maná dos céus, afinal não é todos os dias que se têm oportunidades de fidelizar desde o "berço" milhares de consumidores aos seus produtos (Windows, Office, etc) - que custam bom dinheiro, incomportável para o estudante médio em CV.
Na minha opinião fazia mais sentido um projecto na linha do OLPC (http://laptop.org/), em que os objectivos pedagógicos são mais tidos em conta. Não basta colocar um pc nas mãos dos miúdos e rezar para que eles um dia se tornem crânios da computação, convém ir pensando nas competências que se pretende que eles adquiram.
Também gostava de perceber o que têm os técnicos do NOSI a dizer sobre isto. Bom, bom, era que eles desencantassem uma distribuição Linux adaptada a CV e que corresse nestes pcs. A ver vamos..."
autor: JP
1 comentário:
Yep. Continuo a pensar que o OLPC seria a melhor opção.
Foi uma péssima escolha esta.
Enviar um comentário