Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ou será morta. Em África, todas as manhãs, um leão acorda. Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela, ou morrerá de fome. Não interessa se és leão ou gazela. Quando o Sol nascer, tens de correr mais depressa...se queres continuar vivo.
domingo, 20 de setembro de 2009
É de pequenino que se torce o pepino
O comportamento do homen na sociedade é,na maior parte das vezes,fruto do processo conhecido por socialização a que estamos todos sujeitos assim que nascemos.A escola tem vindo,ao longo do tempo,a aumentar o seu peso nesse processo de socialização devido a perca da influência da família como agente de socialização na sociedade.Isto é,hoje em dia é cada vez mais na escola que as crianças e jovens "aprendem" a ser cidadão e é à escola,mais do que a família,que cabe a tarefa de transmitir os valores da sociedade.É aqui,mais do que a possibilidade profissional e económica que a escola proporciona,que reside a importância da qualidade da educação escolar: a escola ensina-nos como ser bom cidadão.Por isso,só pode ser encarado como positivo a introdução das novas disciplinas de "Educação para a Cidadania" e "Educação Artística" no currículo do ensino básico e secundário (espera-se despertar nos alunos a suas "consciência" cívica" em termos de saúde,ambiente,direitos humanos e participação política,transmitir a história da arte e da cultura mundial e cabo-verdiana e incrementar o gosto e o nível de conhecimento cultural da nova geração).A introdução da "Tecnologia de Informação e Comunicação" é outra aposta positiva,uma vez que não basta informatizar todas as escolas para combater a info-exclusão;é também através do ensino da informática e da utilização da internet que se concretiza a democratização da utilizaçao da internet e da informática.É preciso voltar a encarar a escola como um agente de socialização e não como um "repositório" de crianças e jovens.
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