domingo, 14 de fevereiro de 2010

Modelo Económico

Mais do que no turismo,mais do que nas grandes obras e infraestruturas públicas e mais do que na economia de fluxos financeiros,a estratégia de desenvolvimento de Cabo Verde deveria assentar-se na economia do conhecimento.Mais do que na infraestrutura física,o investimento deveria ser na infraestrutura intelectual,isto é,na ciência e tecnologia ou na produção e transferência de produtos com base em conhecimento.Não se trata de produzir conhecimento pelo conhecimento;é,antes,capitalizar o conhecimento.O conhecimento tornou-se no motor da produtividade e do crescimento económico.A vantagem é que,para alcançarmos esse objectivo,não dependemos de ajuda externa nem de terceiros uma vez temos os recursos necessários para desenvolvermos uma economia de conhecimento: universidades e recursos humanos.As nossas universidades devem ser menos "tradicionais" mas sim universidades com grande capacidade de capitalizar o conhecimento e os nossos recursos humanos devem ser simultaneamente altamente qualificados e com forte espírito empreendedor.A economia do conhecimento é,aliás,o caminho para resolvermos o desemprego de licenciados que vem crescendo no país uma vez que proporciona empregos intensivos em conhecimento.Se nos cingirmos ao papel das empresas,teremos de questionar: como é que se gera conhecimento nas empresas?Como e o que podem fazer as empresas cabo-verdianas para se posicionarem nessa era do conhecimento e ganharem,dessa forma,competitividade?Por outro lado,o papel do governo também é de extrema importância devido a influência de políticas de ciência,tecnologia e inovação.Quais tem sido as políticas de ciência e tecnologia no país?

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh Edy eu ja te disse que tu és um liberal e nem sabes. Ficas com essa maneira de liberal de esquerda, de social democrata e mais nao sei o quê, mas passas a vida a abordar conceitos e noçoes DO LIBERALISMO da filosofia liberal.

Da economia liberal. O que é economia de conhecimento, oque é competitividade? Tudo isto é liberalismo. Sobre a competitividade lembro-me de José Brito a denunciar a "ideologia da competitividcade", pois bem ele acabou por ser ministro de competitiviade.

Tens razao, mas oh Edy achas que CVerde ja tem condiçoes para se lançar nessas coisas?

Vai ler um tal Luis (nao sou eu!!!!) no tertulia crioula que faz analises economicas demolidoras sobre CV. Eh tudo balao de vento esta nossa terra. Nao temos condiçoes para grandes coisas.

Em em amtéria de unviersidade e de conhecimento, como é que podes ter isso, com grande parte da nossa elite que mal sabe falar portugues, quanto mais agora francês e inglês?!!

oH Edy, toma juizo rapaz!Como podes falar de conhecimento se nunca um gajo como eu, foi convidado para fazer por exemplo uma conferencia na minha terra? E nao estou a lamentar; é apenas para veres que é tudo brincadeira. Acho que depois destes anos todos, agora se fosse convidado, nao iria..

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
como é que uma universidade pode convidar-te a fazer uma conferência na nossa terra se não sabem um nome e um contacto para onde enviar o convite?