terça-feira, 2 de março de 2010

O SECTOR CULTURAL E CRIATIVO...EM PORTUGAL

«O "sector cultural e criativo" foi responsável, em 2006, por 2,8 de toda a riqueza criada em Portugal e, nesse mesmo ano, empregou 127 mil pessoas, cerca de 2,6 por cento do total nacional.
O documento, intitulado O Sector Cultural e Criativo em Portugal, parece dar razão aos que vêm sublinhando que, mesmo do ponto de vista económico, faz sentido investir na cultura, argumento que tem sido muitas vezes invocado para defender o reforço orçamental da respectiva tutela. Não parece ser necessariamente essa, no entanto, a conclusão que Gabriela Canavilhas retira do documento. A ministra da Cultura, que ontem apresentou em Lisboa os resultados deste estudo, afirmou que ele mostra que o sector cultural "tem possibilidades de ser um motor económico", mas viu nele também a confirmação de que é necessário "encontrar caminhos que nos reorientem para outras estratégias que não a subsídio-dependência ou a constante dependência do Orçamento do Estado".Nas suas conclusões, o estudo sugere que "não se deve privilegiar a oferta", mas antes "incentivar a captação e educação de públicos", e deixa um recado aos criadores, propondo-lhes que se habituem "a racionalizar meios e a congregar esforços"».Um pequeno sumário do estudo pode ser encontrado aqui.
Este tipo de estudos tem algumas vantagens,entre eles a de balizar as áreas de intervenção do Estado através do orçamento e,principalmente,permite fundamentar ou desmentir as trivialidades de alguns especialistas em "politicas culturais".
Como não faço ideia se aquele famoso fórum sobre a "economia da cultura" resultou em algum relatório,estudo ou recomendações,fica a pergunta: para quando um estudo sobre o impacto económico da cultura em Cabo Verde?

Sem comentários: