quarta-feira, 30 de junho de 2010

Marca Cabo Verde



A nível estético o logótipo que vai ser a imagem de marca do país é um primor. Uma marca-país é muito mais do que um simples "jogo publicitário" com o qual se tenta criar artificialmente uma "imagem imaginada" do país para posteriormente ser divulgada no país e além fronteira.A essência de uma marca é a sua identidade e é exactamente por isso que uma marca-país não deve ser gerida como se fosse um produto comercial.Mesmo porque a identidade de um povo não muda ao sabor das estratégias publicitárias: porque essa identidade veiculada pela marca Cabo Verde tem de ser percepcionada internamente e externamente como algo genuíno pelos próprios cabo-verdianos e pelos estrangeiros.A marca-país deve transmitir o que é o país e como são os cabo-verdianos.Qual será a identidade ou o posicionamento da marca Cabo-Verde?A imagem será utilizada em todos os sectores da nossa economia (turismo,agricultura,produtos exportáveis,cultura,etc.) ou será exclusivo para o sector turístico?Faz sentido que a imagem seja única para todos os sectores e que,sector á sector e mercado alvo à mercado alvo,seja veiculada uma identidade de povo ou posicionamento da marca.

17 comentários:

Amílcar Tavares disse...

Caríssimo, olho para países (concorrentes) que também dependem do turismo e noto logo: o nosso é fraquinho!

Anónimo disse...

mikha mim tive mesmo impressao q bo...
mas é quel li q no tem e é quel li q no tem q bem convive... podia ser melhor, podia, mas nao era a mesma coisa...
qualquer logo q fosse escolhido tava bem da motivo pa tud gent critica moda quel li...

mim otchal bnit, mas nada de espetacular, nada de outromundo, ams el ta ba...

agora repara na letras, justin ques letra de tap air portugal.... igual jam comparas...

mas el ta interessant..

jandir soares

Anónimo disse...

Não falem de cor. Procurem ter acesso aos fundamentos do logo. Não sou caboverdeano. Fiz parte do juri e acreditem que era de longe o melhor logo e é um logo com muita força, muito bem fundamentado, simples e de fácil leitura sobre o que é Cabo Verde: Um país de 10 Ilhas (está no logo); um país constiruído pela diversidade de cada uma das ilhas (está lá); Um país de gente alegre (está no logo); um país unido (está no logo); Tentem não criticar só por criticar. Um logo dinâmico, que permite uma enormidade de configurações e promoção da imagem do país e das ilhas. Duvido que encontrem nos logos dos outros países um logotipo mais interessante do que este vosso logo. Vejam por exemplo a tristeza do logotipo da marca turística de Portugal. os outros são mais dos mesmos, tanto podiam ser logos de uns países como de outros, é só mudar os nomes e já está. Este vosso logotipo não, é autênctico, é forte, é pujante. O mais simples é fazer complicado. O difícil é chegar a essa síntese tão simples e quase básica. :)

Amílcar Tavares disse...

Caro anónimo, comparar com os outros possíveis concorrentes e achar que é mauzinho não é "não criticar só por criticar" pois "criticar só por criticar" tem outra postura.

Anónimo disse...

"A nível estético o logótipo que vai ser a imagem de marca do país é um primor" (primor = 1. Perfeição; obra-prima; trabalho delicadíssimo.
2. Delicadeza, esmero, perfeição.
3. Nímio cuidado.
4. Gal. Primeiro fruto.)

Anónimo disse...

É de fácil leitura CABO VERDE neste Logótipo? Não. É possível desvendar algum critério na relação/escolha entre a cor de fundo aspectos identitários de cada uma das ilhas? Talvez. Vejam "o castanho-escuro de ST, e o castanho claro da Ilha do Maio. Por que motivo temos a Boavista de amarela e o Sal de azul? Faltou a cor branca.
Razões para a ordenação das ilhas? "geograficamente contrária". Mas o jurí foi soberano. Temos Logótipo!
A Electra tem um cartaz publicitário nos balcões de pagamento com os seguintes elementos: Um jovem, senhor Branco de Cabelo Fino a “baixar energia” a partir de um poste de iluminação pública para a uma barraca habitacional e a frase "Roubar energia é crime!" Imagem a condizer com a frase?

Anónimo disse...

O Autor resolveu publicar a criação da marca. Depois disso não vai haver reacções? Queremos ver polémica gente.

Unknown disse...

Gente, vocês têm a certeza que essa marca é cabo-verdiana? Cabo-verdianamente isso daí é uma «xuxadera» lusitana. De CV não tem nada.
E, a propósito, esse elemento de júri é cabo-verdiano? 99% de não o ser. Não deu a cara! Esse cara só pode ser português. É como nas privatizações.
Essa marca em crioulo lê-se: TAP CABO VERDE EARTH LINES

Anónimo disse...

Oi Caro Juri anonimo, se era a melhor proposta, então publiquem as outras como se faz nos, no lugares civilizados, e quem és tu caro anonimo para opinar sobre as coisas da terra, qual é a tua vivencia, com CV, e diz-me se consegues identificar nessa marca algo que seja parecido com CV, a não ser o nome CV, depois com a forma como as ilhas ficaram disposta exactamente ao contrário, algum motivo em especial? As cores qual o critério para dizer que Santiago seria Castanho? ou Sal Azul? para não falar da copia 98% fiel do logo Algarve o RF teve apenas o trabalho de acrescentar apenas mais un ton de azul na ultima letra, e criar um blog para justificar o injustificável, pois que, as coisas qdo começaram a tomar contornos mais aguçados p RF e comitiva, hove uma necessidade vital de ser justificado. Não concordas comigo?
Bom, mas o RF não tem culpa, o juri que o nomeou vencedor, desconhece de todo as regras de Design, e o que significa um Logo, pois q insistentemente a presidente do Juri insiste em chamar Logotipo de Logomarca, ehehehe, mas enfim é o país que temos e os Arbitros que temos, para decidir o futuro de uma nação. por favor tirem-me daqui.
Abraços...
Filipinos de Noronha

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Anónimo disse...

I have just added this post to digg

thanxxx
financial help

Anónimo disse...

I couldn t agree more! good job!




school grants

Anónimo disse...

I was really interested in this and glad I found the info here! thank

Anónimo disse...

Gosh, I’ve been looking about this specific topic for about an hour, glad i found it in your website! :)

Anónimo disse...

I am Glad i discovered this site.Added alibemtempu.blogspot.com to my bookmark!

Anónimo disse...

Reflexão deveras interessante neste espaço, assuntos como aqui está destacam ao indivíduo que aparecer aqui !!!
Dá mais de este blog, aos teus leitores.

DNB DOD NA BO disse...

Boa iniciativa a criação de uma marca turística de Cabo Verde.

www.dodnabo.com
www.facebook.com/DNB.DODNABO