quinta-feira, 8 de julho de 2010

IEFP ou IFP?

Definitivamente o IEFP deveria mudar de nome de Instituto de Emprego e Formação Profissional para Instituto Formação Profissional (IFP). Palavras da directora-geral do IEFP ao
jornal A Nação da semana passada.

«A NAÇÃO - Hoje, qual a grande vocação do IEFP?
Fátima Timas - Estamos a passar por um processo de reestruturação de todo sector da formação profissional e emprego. Quando o IEFP foi criado, há 15 anos, as circunstâncias
eram outras. Na altura, o IEFP geria alguns projectos internacionais e dois centros de emprego. Hoje a sua vocação é mais ampla. A reestruturação em curso vai no sentido de adequar a instituição às necessidades e aos desafios da formação profissional na nova era. Assim, o IEFP passa a assumir,de forma clara, a função de execução na formação profissional, deixando a avaliação do sistema para outros organismos que também estão a ser criados no âmbito desse processo,como, por exemplo, a unidade de coordenação do sistema nacional de qualificações profissionais. O IEFP continuará a ter um papel importante na concepção dos instrumentos pedagógicos e na planificação de toda a formação profissional».

Não é que não deve apostar na reestruturação do sistema da formação profissional do país e muito menos que esta reestruturação esteja a correr mal;pelo contrário,segundo noticias que me chegam através dos medias e amigos,tudo indica que a formação profissional tem sido uma aposta ganha.
A questão aqui é a total "ausência" do IEFP no que diz respeito aos problemas do desemprego e no incentivo ao emprego.Afinal,à qual instituição cabe implementar as políticas de emprego do governo?O IEFP certamente tem capacidades para coordenar a implementação de algumas dessas políticas mas,infelizmente,"não está por aí virada". Só não sei se por estratégia da direcção do instituto ou se por ordens da tutela.

Sem comentários: