quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ken Robinson- Revolucionar a Educaçao



* colocar legenda em português no "view subtitles"
Sir Ken Robinson: "A escola mata a criatividade porque está obcecada em colocar alunos na universidade.Faz tudo de forma padronizada,não tem um ambiente propício ao florescimento de talentos.Valoriza algumas disciplinas em detrimento de outras,como se ser o melhor a Matemática significasse ser mais inteligente do que o melhor a Dança"..."Porque é que as artes ficam sempre para último plano?A música,a representação,a dança,a pintura?Quem gosta de Música em vez de Matemática não tem as mesmas oportunidades.O sistema está obsoleto".

4 comentários:

Anónimo disse...

This is bullshit, guy!

Honestamente Edy, o Ken fala de fast-food, e o teu fast thinkers aplica-lhe como uma luva.

Ele nao passa de um vendedor da banha da cobra.

Espero que nao sejas daqueles crioulos que pensam que basta uma pessoa falar em inglês para essa pessoa ser um génio!

Edy, eu sei que o Ken é considerado um espirito brilhante da criatividade, mas rapaz, eu tenho uma vivência do caraças; nao vou na conversa desses especialistas capazes de falar apenas uma lingua.

Edy, como costumo dizer ja sou considerado um velho e ja percorri o mundo inteiro. Vivi em 6 paises de linguas diferentes e tive a sorte de conviver com gente de todo o mundo inclusivé com grandes cérebros.

So que entre grandes cérebros ha aqueles que sao na verdade mas ha outros que so têm fama, so dizem banalidades como essas que acabo de ouvir da boca do Ken! Desculpa la mas é verdade.

Em todo o seu discurso ele pronunciou a palavra revoluçao da educaçao o que estamos de acordo, e quase no fim nos dois ultimos minutos la disse algumas palavras de jeito; mas o grosso do seu discurso é so lugares comuns, anedotas para pôr o pessoal a rir.

Nao, nao é esse o meu modelo de grande pensador, mesmo se o gajo é tido como especialista da criatividade. O belga Brabandere, especilista de gestao de mudança e estratégia é de longe melhor do que ele; e é mais sério. Eu sou um gajo que gosta da seriedade no discurso e nao acredito de modo nenhum que a escola é um empecilho à criatividade.
Mas entao porque é que ele foi à escola? Porque é que ele passa a vida conferências em grandes universidades, pago peso de ouro para dizer num inglês pobre essas banalidades que disse?!

Como é que podes ser criativo se nao tens um pensamento abstracto, se nao tens habilidades linguisticas, se nao sabes reflectir, se nao sabes matematica? Como é que se pode ser criativo sem ler, sem ouvir diferentes pontos de vista em diferentes linguas?

Nao, decididamente, prefiro continuar a ter montes de inimigos.

Oh Edy, eu digo-te com toda a honestidade que frande parte de grandes CIO famosos, é so palhaçada, vivem so de fama e de muita sorte, e de exploraçao de alguns dos seus verdadeiros técnicos e criadores.

Alias, grande parte deles, nao dialogam com pessoas competentes; so dao conferências e respondem uma ou duas questoes. Mas nunca se sentam numa mesa durante 2 horas com um grupo de 5 homens do pensamento para trocar ideiais. Sabes porquê? Porque têm medo de se descubra-se-lhes a careca da ignorância.

Vai por mim rapaz porque ja tive chefes desses e olha que sao uns malabaristas; e se descobrem que tu ja penetraste o cérebro deles e que descobriste que afinal nao sabem assim tanto como as pessoas, estàs lixado; tu nao teràs futuro na empresa que dirigem; iràs para a rua ou ficaràs doente psicologicamente porque te vao perseguir e montar-te armadilhas que nunca mais viveràs em paz.

Vou contar tudo um dia; so me faltam mais alguns anitos. Mas vou contar tudo!

Anónimo disse...

Li algures esta citaçao:

"«Desculpe a generalização abusiva, inquinada e, quiçá, descontextualizada mas a esmagadora maioria dos quadros cabo-verdianos em formação não está preparada.


Existe, sim, uma minoria extremamente qualificada que assumirá as despesas no futuro, pagará as facturas e “carregará o piano”.»

Em relaçao ao primeiro paragrafo, estou de acordo 100 por cento. Estou farto de dizer isso, inclusivé aqui mesmo no teu blogue!

Que dizer do segundo paragrafo? Tu por exemplo, dos mais brilhantes desses jovens em formaçao, achas que fazes parte dessa "minoria extremamente qualificada"?!


O Suzano, que é o dono desta citaçao, faz parte dessa minoria? Se ele pensa que faz, é de dizer que grande megalómano.

Sim, sim, é porque como deves imaginar eu nao acho que nem tu nem o Suzano fazem parte duma minoria de jovens extremamente qualificada que vai tomar conta de CVerde.

Se os dois nao fazem parte, onde está essa minoria de jovens crioulos extremamente qualificadas?

Eu conheço toda a diaspora de jovens crioulos na Universidade na Europa e na América e como é evidente também em CVerde.

A segunda parte da citaçao de Suzano nao passa de delirio e de megalomania de um jovem extremamente convencido que la porque tem um mestrado feito em Portugal ja pensa que é extremamente qualificado.

Deixa estar que crioulo é mesmo atrevido e convencido!

Bom Natal para ti rapaz e sucessos nos teus estudos. Estou convencido de que tu nunca dirias a segunda parte da citaçao!

Boas festas

Ps nao acho que tenho sido mau contigo; é que sou muito exigente; em matéria de conhecimento temos que estudar, estudar e estudar e dar o tempo ao tempo; E' impossivel sermos "excepcionais" antes de 30 anos; Por uma razao muito simples: mesmo génios, nao podem ter lido as obras fundamentais antes dos 30 anos; precisamente por estarem limitados pela juventude; caso contrario terias sabido por exemplo a génese do conceito de fast thinkers do Bourrieu!

Edy disse...

Tens razão Al Binda,eu não diria aquilo que disse o Suzano..nem a 2ª e nem a 1ª citação...boas entradas!

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ