terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Listas Partidárias

Parece que o dois maiores partidos descobriram a pólvora para a tão exigida renovação partidária.Não é a renovação através da aderência aos partidos de novos militantes e quadros mas sim através da "oferta" de lugares de deputados aos independentes/simpatizantes. Estamos a assistir a um simples troca de militantes por independentes/simpatizantes nas listas para as eleições legislativas. E simpatizantes que têm de preencher certas condições: quadro superior e ter até 35 anos.Convidar simpatizantes não é abertura partidária à sociedade civil.No máximo,esses independentes vão "refrescar" a bancada parlamentar dos respectivos partidos mas não vão renovar os partidos só pela sua presença na bancada (a não ser que este seja uma estratégia de recrutamento de quadros por parte dos partidos).Já agora,algum desses independentes nas listas dos dois partidos foi indicado por uma instituição da sociedade civil?Porque não foi solicitado à Pró-Praia ou ao Movimento Corda Monte Cara para indicarem nomes para fazerem parte das listas e ter,deste modo,representantes no parlamento?Isto sim seria abertura à sociedade civil!Mais do que eventuais mudanças no sistema político ou no sistema eleitoral,são os partidos que precisam de mudanças a nível organizacional e de gestão. Pessoalmente, enquanto não puder escolher o "meu deputado", as  listas e os nomes dos candidatos a deputados não me dizem nada.

8 comentários:

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo contigo Edy! Mas tu tens que fazer com o que tens. O teu país é CV e os partidos que tens no mercado politico sao esses!

Mas vamos pôr a hipotese de que seria possivel recorrer-se à sociedade civil quer dizer Pro Praia e MONTE Cara; repara que o teu leque de sociedade cvil sao apenas estes dois movimentos.

Ora bem, tu achas que os gajos que estaà à volta do Pro Praia sao independentes? Achas que eles nao têm nada a ver com os dois principais partidos? Que muitos dos seus membros nao sao inclusivamente militantes dos dois partidos?

No que me diz respeito, eu nao acredito nem um segundo nesta tua hipotese de Pro Praia. E que dizer do Monte Cara? Bem aqui estás pura e simplesmente a brincar; é brincadeira porque esse movimento nao tem sequer um mês de existência e ja querias que entrassem nas listas partidarias?

Enfim, eliminando pois essas hipoteses, restar-te-ia, a tua juventude, esses teus colegas, alias tu também pois pelo que percebi ainda és estudante, colegas dizia que andam em torno das tertulias.

Sim, porque é o grupo mais activo de jovens estudantes e dois ou três associaçoes que estejam à margem nao conta nada para a totobola.

Esses jovens das tertulias têm sido muito criticos em relaçao à politica praticada em CV e acho muito bem; so que quando se critica ha que avançar alternativas.

continua...

Anónimo disse...

2...
Esses jovens das tertulias têm sido muito criticos em relaçao à politica praticada em CV e acho muito bem; so que quando se critica ha que avançar alternativas.

Ora bem, eu tenho criticado duramente esses jovens, primeiro porque ja fui jovem também, e segundo porque por aquilo que têm escrito digo-te que nao serve para nada, é tudo lixo, é coisa sobejamente conhecida.

Mas o desfecho disto tudo é que eles acabam de pôr on line os debates que têm feito nessa livraria de Lisboa e diga-se de passagem que se a prova escrita ficava pela média, a prova oral é o maximo sofrivel.

Sim, acabo de ver esses jovens à falar.Meu caro Edy, espero que sejas melhor a falar porque caso contrario estás mesmo chumbado.

Oh jovem, esse teu amigo Suzano é so vento; o puto afinal nao é apenas um megalomano, é um coitado que mal sabe falar português. Num discurso de improviso de pouco mais de 5 minutos, esse famoso politologo brilhante, mal consegue articular bem as palavras quanto mais agora dar um sinal de que poderia aguentar uma conversa qualquer que seja a tematica de 2 horas comigo.

Afinal, o que eu ja vinha desconfiando essas frases que ele vai dizendo aqui e ali em entrevistas sao frases que ele arquitecta bem, decorando-as mentalmente para depois recitar sem saber o que estáa dizer.

Oh Edy, vê-se que um homem é capaz, é precisamente no exercicio de falar para um publico e sem papel, sem cabula. E' aí que se vê se tens capacidade intelectual para seres um bom orador, com argumentos bem consistentes.

Ora bem, o Suzano nao passou nesse exercicio. Tao pouco a esmagadora maioria dos outros jovens que estavam na sala, inclusivé mesmo aqueles que ja sao profissionais.

O lider da JPAI o Nuias, parece que ladra quando fala e nao sabe falar português; é pior do que Suzano; e é mal-educado, nao tem classe. O MOnteiro do JMP, ja tem um discurso mais consistente, e sabe falar em publico, mas para um lider, ele fica por um suficiente. Nao serve também.

Mesmo o Silvino, esse que ja é DOUTOR e professor universitario. Porra, pensei que o rapaz tivesse mais fluidez de discurso. Ele tem sérias dificuldades de português e perde-se no seu discurso, nao tem controlo da palavra, vomita mesmo as palavras misturando portugues com crioulo. Um autêntico desastre para um DOUTOR. Isto faz-me mesmo rir, Edy.
Os putos na sala, nem quero acreditar que estejam na universidade; nao sabem construir uma frase; A menina que apresentou um debate, nao sabe ler o texto que ela escreveu e que esteve a ler palavra por palavra.

Oh Edy,NAO ACHAS que vocês andam a exigir demais?§

Bem, termino com duas notas positivas. O JOSIMAR BRITO, foi brilhante. Esse jovem tem futuro; falou 11 minutos de improviso, num português de alto gabarito e com ares de um senhor. Boa sorte rapaz!!

Outro jovem, que ja critiquei, quando ele escreve artigos do MPD e que tem um blogue que interveio a fechar um dos debates durante 4 minutos, com uma boa intervençao, também de improviso, e com classe. Esse também e muito bom e sabe falar; acho que ele faz parte da equipa de campanha do MPD. Boa sorte, amigo. Ele estudou direito em Portugal e pos graduaçao em França.

Concluindo pois EDY. Achas que a tua alternativa seria essa juventude aí que se gaba de ser altamente formado, mas que afinal nao serve para nada?!

Edy, esses teus colegas nao sabem falar sequer a lingua; logo sao incapazes de terem um discurso coerente sobre a politica;logo nao podem entrar em lista nenhuma de nenhum partido sério.

PS Se ainda nao viste os debates, vai entao ver a lastima que é essa juventude incapaz de expor uma ideia.

Anónimo disse...

Edy, a partir de que critério se pode afirmar que o Pró-Praia e o mov. Cordá Monte Carda representam a sociedade civil. Quem (da sociedade civil) os institui, nomeou, elegeu ou delegou essa tarefa etc.?
Big Drops.

Jupiter Family disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
António Morais disse...

Al Binda, deves ser mesmo um doente mental, um frustrado e um incapacitado que se sente beliscado com o brilhantismo dos outros. Precisas de tratamento psicanalítico. Sinceramente... já ninguem te liga seu frustrado

Edy disse...

Al Binda,
a tertúlia está em actividade há 1 ano e eu assisti apenas a 1 encontro;portanto não poderei falar-te sobre a qualidade das intervenções nesses encontros..vou assistir os videos no site..
Big Drops,se a Pró-Praia ou o Corda Monte Cara não são sociedade civil,o que representam essas duas organizações?

Anónimo disse...

Brilhantismo, diz esse mentecapto mais acima que confunde o seu rabo com uma caneta:

Brilhantismo, deixam-me rir!!!!

Anónimo disse...

Edy, primeiro tens de definir o que é a sociedade, depois avançaremos para o debate.
Big Drops.