sábado, 12 de fevereiro de 2011

Política e Democracia

«Apesar dos resultados que deram a maioria ao PAICV com 11 deputados contra 8 do MpD em Santiago Sul, Felisberto Vieira diz que “está fora de questão” uma recandidatura à Câmara Municipal da Praia, nas autárquicas de 2012».Tenho para mim que uma provável candidata à Câmara Municipal da Praia pelo PAICV é a Cristina Fontes...
Sobre o debate entre o Redy e o João Branco acerca da maturidade democrática em CV,devo dizer que não concordo com o Redy quando ele diz que não temos maturidade democrática no país.Essencialmente,por dois motivos: a maturidade democrática não se mede com a existência ou ausência de "casos" e nem com tácticas partidárias de angariação de votos (compra de votos,compra de consciência,boca de urnas,uso de recursos públicos,etc.);o 2º motivo é que,enquanto a estabilidade política é um estado, a maturidade democrática é um processo,há um caminho a fazer até sermos democraticamente maduros.Como disse o JB,compara-se o antes e o agora.Não alcançamos ainda a maturidade democrática que todos desejamos? Obviamente que não;mas que estamos no bom caminho,lá isso estamos: sinal disso foram as reacções aos resultados eleitorais de todos os partidos políticos, principalmente a reacção do PAICV e a do MPD. Sem triunfalismo e sem discursos de fraude eleitoral.E,principalmente,por aquilo que foi demonstrado pelos eleitores nessas eleições,independentemente do partido em qual votaram:uma maior consciência do dever e direito cívico e uma maior exigência e controle democrático.

5 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Pois, é um processo e ainda não o temos. Certo? E quanto às reacções aos resultados eleitorais, bem, a conjuntura é diferente dos outros. O problema é que mede-se estas coisas pontualmente, ou seja, quando há eleições. E quando não há? Há democracia? Não me parece...

Et disse...

Aqui também se apreende e não se "vendem" protagonismos. Afirmação dúbia? Não. Sou a favor de Comentários Moderados pelo bloguer porque... Blog não é … Diário. Obrigado, Edy

Edy disse...

achas que estou a "vender" a Cristina Fontes,Et?Não meu caro...no meu caso,é mais uma tentativa de adivinhar do que outra coisa...
Redy,
achas que "não há democracia",ou não temos democracia quando não estamos em eleições,é isso?

Et disse...

Afirmação dubia, adivinhei. Queria dizer-lhe - que não escreve para se mostrar..., mas para partilhar e comunicar... Tem marcado pontos + nos seus posts, a meu ver.Claro

Edy disse...

Agora já te compreedi Et...concordo contigo que um blog não é para se mostrar mas sim para partilhar ideias..eu gosto de dizer que o meu blogue é uma extensão de uma conversa de café...obrigado Et.
Abraço