segunda-feira, 23 de maio de 2011

PAICV e Manuel Inocêncio Sousa

Porquê que,apesar dos desmentido de José Maria Neves,a maioria das pessoas continuam convictos de que a votação no CN do partido foi influenciada?  Entre várias razões,consta aquela que toda gente sabe implicitamente: em qualquer organização,mais do que as regras formais,o que dita o seu funcionamento são as relações e regras informais de comportamento.
Qual é o principal handcap do candidato apoiado pelo PAICV? Ao contrário do que se tem propalado nos comentários dos jornais online, não é a personalidade de Manuel Inocêncio Sousa o seu principal problema (nem é a personalidade do JCF ou do AL o principal "trunfo" de cada um). O maior obstáculo de MIS é a imagem: não é uma questão de popularidade nas sondagens,não é uma questão da simpatia e muito menos é uma questão de mais ou menos domínio do Direito ou da Constituição; é simplesmente porque MIS não tem a imagem presidencial colado à sua figura,a maior parte dos eleitores vê MIS como um ministro,talvez até como 1º ministro,em vez de que como Presidente da República.O principal trabalho dele e da equipa dele vai ser construir esse imagem presidencial.A questão é: será que vai haver tempo para isso?

7 comentários:

Anónimo disse...

Só se é presidente sendo-o. Subcrevo parte do teu post, mas acho que o MIS está bem classificado neste momento, é só ver a última sondagem, que saiu hoje no Expresso das ilhas, onde Zona tem 24, MIS 21 e Lima 21. Quanto à imagem esta questão é muitíssimo relativo. Se fosse por estética presidencial muitos não seriam presidentes no mundo inteiro, e exemplos é que não faltam. O que acontece é que Inocêncio por ser tímido e discreto não se deu a conhecer totalmente, mas acho que na campanha irão conhecê-lo melhor. Há alguns incautos que já declaram vitória do Zona, por causa dessa última sondagem e não vêem que essa intenção de voto só benecifia o MIS. O AL está claramente em regressão. Da sondagem realizadas entre 19 e 20 de Fevereiro (da Afrosondagem) AL tinha 32 por cento de intenções de voto, depois de 12 de Março a sondagem opontava-lhe 22 por cento contra 18 de MIS (que entretanto subiu de 13 para 18). Portanto o MIS ganhou 8 pontos e Al perdeu 11 pontos. E, repara que a campanha vai no adro. Imagina então quando a máquina paicevista e o Zemas entrarem na área. Os nosso analistas precisam de ser mais assertivos e objectivos, analisando o desenvolvimento das sondagens etc., etc. Gosto do teu blog e parabéns pelas análises.
Mee Toff.

Anónimo disse...

Gostas dos paradoxos! Sim, sabes formula-los, mas nao tens as ferramentas da filosofia paradoxal para, nao resolvê-los, mas encontrar chao sêco, o que seria, convenhamos, resolvê-los; logo seria um paradoxo... para ti claro e pessoas como tu!

Agora viste bem: o que coloca problema é a falta de imagem presidencial do Incoêncio. Mas entao que diabo, porque é que ja tinhas escrito um anterior post, defendendo o homem?!

Sabes porquê? Porque ele foi escolhido pelo teu mestre Neves que admiras. Admiras o gajo tanto, que estàs cego! Continuas admirado porque é que as pessoas nao acreditam naquilo que Neves diz.

Oh rapaz, as pessoas nao acreditam em Zé Maria, porque Zé Maria é um mentiroso cronico, a mentira nele, é patologico, percebes! Ele é tao doente, que ja " do foro psiquiatrico; ele ja nao sabe fazer a diferença entre o que é mentira e o que é verdade ou factual.

Ainda vais cair no descrédito total se continuares a acredtiar no Zé Maria. O problema nao é Inocêncio, o problema é Zé Maria, que tem perfil de um Führer de pacotilha!

Mas numa coisa acordaste: Inocêncio nao tem imagem de presidente e sempre esteve tarde para os seus assessores imagens fazerem milagre. E' que é impossivel.

Edy disse...

Mee Toff,quando falo da imagem presidencial do MIS não estou a referir-me à estética mas sim a percepção que os eleitores têm do candidato.Concordo que a campanha pode fazer mudar a imagem dele mas,sabendo que uma imagem não se constrói e nem se muda num abrir e fechar de olhos,repito,haverá tempo para se conseguir isso?
Não conhecia ainda a sondagem do Expresso,mas acho que não há nada de surpreendente nesses resultados:o empate entre MIS e ARL,provavelmente,deve-se ao efeito PAICV (alguns militantes pró-ARL antes do encontro da CN do partido "migraram" para o grupo dos pró-MIS após a reunião da CN).O que achas?Além disso,temos de ter em atenção a amostra da sondagem e o facto de não ter sido aplicado em todo o país...
Anónimo,continuas com essa mania de tentar supor conhecer os outros..como é que podes saber se admiro ou não o JMN?E se te dizer que admiro o Carlos Veiga?Ou o Pedro Pires?Ou o Corsino Tolentinto?Ou ainda o meu tio combatente da liberdade?Qual deles admiro?Acho que não queres ver que eu tanto critico como aplaudo quando acho,errado ou não,que a pessoa ou o acto merece o elogio ou a critica..não sou uso "palas" meu amigo e,fanático,só pelo meu FCP!!!
Abraço aos dois.

Anónimo disse...

Percebeste bem o sentido da palavra "admirar" e tu sabes que no passado quando te confrontei com isso, opondo Carlos Veiga e Zé Maria, tomaste o partido de Zé Maria, e disseste claramente que votaste pela sua reeleiçao.

Logo nao sejas hipocrita e nao estejas a querer brincar com as palavras.

Toda a gente minimamente inteleigente sabe que tu és PAICV.

Estàs condicionado pela tua familia, o que chamas "combatente da liberdade".

So se for na Guiné. Cabo Verde nao é Guiné e nunca houve Unidade como queriam esses "combatentes da liberdade".

Estàs a gozar com a tua cabeça ou quê? Liberdade? So podes estar a brincar com a tua familia!!!!

Combatente da liberdade? Deixa-me rir!!!!!!

Desde quando os comunistas souberam o que é LIBERDADE?!!!!!

Edy disse...

pela tua resposta vê-se quem brinca com as palavras...e não estás a ser honesto:eu não votei pelo PAICV mas sim em branco;nunca disse que votava ou que votei mas que apoiava o PAICV porque achava que estava melhor preparado que o MPD (e por isso voltaram a ganhar);
fazes me rir:esse meu tio que foi combatente está longe de ser PAICV,aliás,nem é PAICV nem é MPD,logo,não vejo como ele pode me condicionar...mais uma vez,tens de parar com essa mania que consegues decifrar os outros sem o conhecer..
bem,sei que não dás valor nenhum a independência mas também sei que tens a independência "trankadu na garganta" porque quem ficou na história foi o PAIGC e não a UCID;fosse o contrário,serias dos mais orgulhoso caboverdiano...meu amigo,quanto a isso,só posso te dizer:aceita a história do país!

Anónimo disse...

Não Edy, esta última sondagem da Afrosondagem foi realizada nos dias 7 e 8 deste mês de Maio, e a reunião da CN do PAICV foi este último fim-de-semana, portanto,a sondagem não tem nada a ver com a última reunião. Muitos não conhecem MIS, mas ele vai revelar-se e vão ver que a imagem que fazem dele não tem sentido, e mais: vão ver um homem humilde, com um projecto presidencial ambicioso ( o mais ousado da nossa história presidencial), mas continuando a ser ele mesmo, ou seja, discreto e reservado. É só ver a intervenções dele, não ofende ninguem, respeitador, renovador (um dos únicos que tem promovido a renovação no seio do partido, pergunta ao pessoal de São Vicente). Vai dar tempo para a tal imagem sim.
Abraço, Mee Toff.

Anónimo disse...

Claro que aceito a historia do pais, mas quando for escrita. Ainda ela é parcial e enviesada, sobretudo aquela parte da independência para a frente.

Se tu dizes que o teu tio foi combatente da liberdade, entao lutou pelo PAIGC, na Guiné pois nao houve mais nenhum partido crioulo que tivesse produzido combatentes.

Ja te disse que em CV nao houve guerra, logo nao pode haver combatentes e isto é historia. Eu sou um homem racional, com uma cabeça formatada com grandes filosofos, logo nao posso ter "manias"; isso é coisa de analfabetos, assim como essa de querer "decifrar os outros".

Eu nao sou bruxo, rapaz. Sou sim um pensador com ferramentas de analise de filosofia, politica, psicologia etc. Logo, analiso com base nessas disciplinas e nao com "manias".

Nao estejas a tentar passar-me a perna, porque ja te disse que analiso com base em informaçpoes e escritos que tu mesmo escreveste aqui; nao estejas a brincar com palavras, pois aidna o dominio que tens delas é muito relativo.

Por leituras cruzadas daquilo que tens escrito cheguei à cocnlusao certa e absoluta que tu és PAICV e para isso nao precisas de dizer. Eu sei pensar. Se tu mesmo dizes que "apoiavas o PAICV", ias votar no MPD ou na UCID.

Quer dizer tu apoias A e votas em B? Bem, entao tu és doido! Até porque ja te disse que foste confrontado com Veiga e Neves, escolheste a favor do segundo, e argumentaste porque é que nao defendias nem votavas em Veiga.

Votar em branco, meu caro é votar, e nao é votar no MPD de certeza absoluta, nem na UCID. Alias lembro-me perfeitamente que eu até te disse que tinhas a UCID e que podias votar na UCID. O problema é que votaste sim senhor no PAICV adoptando o estratagema de votar em branco.

E' como aqueles que se abstêm para nao terem de assumir o que é evidente. Mas este é o teu problema.

Se tu mesmo disseste aqui que Neves era o "melhor", que Inocêncio é o "melhor preparado", entao tu és o quê? Oh rapaz, tens de ser honesto contigo proprio para puderes ser respeitado.

E' o teu direito de escolher, mas caramba assume!!!

Enfim tàs enganado sobre a minha posiçao politica em relaçao à independência. Eu sempre fui independente, crioulo indepedente mesmo quando esta porra era uma colonia.

Ja viste um homem como eu que sabe pensar ser um colonizado de colonos que nao sabem mais do que eu?

Tàs engannado também em relaçao à UCID. Mas quem te disse que eu seria apologista da UCID?. A UCID é um aborto de partido politico, mas faz parte da historia politica ciroula. Para ja confundiste ou é ignorância historica que tens do teu pais, pois querias dizer a UDC.

EM 74 era a UDC que existia, quando o PAIGC viollou esta terra e tomou-a de assalto sem respeito o pluralismo e a demcoracia porque tinha precisamente medo da UDC.
Conclusao: eu era pro independência, como todo o crioulo que ama a sua terra, mas contra o PAIGCV que ninguém conhecia na minha Ilha; ninguém sabia donde vinham esses guerrilheiros da Guiné?

Ou melhor sabiamos que eram "terroristas", como se dizia que andavam na guerra na Guiné. Ninguem os conhecia, enquanto toda a gente conhecia os nossos professore,s pais, tios e familiares da UDC.

Percebes ou nao? Se o PAIGC fosse democrata teria feito eleiçoes livres e pluralistas, e entao no que me diz respeito, eu teria mais respeito por essa gente, e hoje nao os ODIARIA.

Se tivesse feito isso e tivessem ganhado eleiçoes livres, como é evidente, que eu hoje os respeitaria e nao os odiava.

infezlmimente porque eram uma cambada de analfabetos e terroristas deram golpe em CV depois de ter recebido de mao beijada a independência dada pelos comunistas portugueses.

Percebes ou nao? Isto também é historia que tu nao conheces, porque ainda nao està escrita de maneira objectiva.

Mas eu fui um dos actores dessa historia!!!!!