terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Bairros Sociais


O Edy já o tinha explicado muito bem aqui,por isso não vale alongar-me em explicações.No essencial,acho as construções de Bairros Sociais um erro.Um erro estratégico!Os problemas habitacionais e de condições de vida que esse "instrumentos" permite resolver à curto prazo,não compensa os problemas que irão surgir nesses bairros sociais à longo prazo.Básicamente,como disse uma vez o Bianda,o que se faz é "deslocar as pessoas e os seus problemas de bairros clandestinos para blocos de betão".E o pior é que,a longo prazo,atendendo aos critérios de selecção,com a pobreza vai junto à deliquência juvenil e o crime.Ou seja,resolve-se temporáriamente o problema de bairros clandestinos mas permite-se a agudização do crime. Infelizmente,fica-se com a sensação de que os nossos políticos estão mais preocupados com questões relacionados com o terreno (tirar as pessoas e as casas clandestinas duma zona para o valorizar) e menos com a própria pobreza.

4 comentários:

Fonseca Soares disse...

Infelizmente é essa a constatação: a aposta dos poderes é na ampliação dos poderes e dos lucros (com a valorização e venda de terrenos) e não mais na valorização e satisfação do Homem... Não é mais uma sensação, é uma certeza!
Tchá

Anónimo disse...

Nhu Naxu e Tchá,qual é então a alternativa aos bairros sociais?Deixar as pessoas a morar em condições sub-humanas?Avancem com ideias,medidas e nãi critique por criticar...

Anónimo disse...

Olá.

Tal não é um erro estratégico é um erro de palmatória. Basta olhar para a nossa "ghettizada" e problemática diáspora em Portugal.

A solução passa por combater a migração criando emprego e proporcionar bem-estar social nas outras ilhas.

Anónimo disse...

Amilcar,
e qual é solução para aqueles que são da Praia e vivem em bairro de lata?Continuam a viver nesses bairros?