quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Onde está o Curador de Arte?


Leio e acompanho,concordando com uns e discordando de outras,as críticas que os nossos entendidos nas lidas da arte e da cultura fazem à "vida cultural" no geral em Cabo Verde (desde o Ministro passando pelo governo até às práticas e hábitos culturais do povo).Contudo,salvo traição da memória,ainda não vi o Abrãao,o Bianda,o João Branco,o Albratoz ou a Margarida (dos blogues que visito,esses são aqueles que são os mais "pró-cultura"),dizia eu,a falarem,ou não dei por isso,da necessidade duma figura essencial na vida cultural:o curador de arte!
Existe alguêm em Cabo-Verde com essa profissião/hobbie?Não seria importante ter alguêm no Ministério da Cultura com essa função de fazer a ligação entre os artistas e o público (atendendo ao que diz Abrão,até seria capaz de dizer que essa figura pode funcionar como "educador cultural/artístico" do caboverdiano mais informado)?
Ah,é verdade: li nos jornais que ocorreu à uns meses uma conferência onde uma das oradadoras era uma conhecida curadora protuguesa.Alguma decisão importante para o desenvolvimento dessa figura que,a meu ver,é importantíssimo para a "educação cultural"?Alguêm se candidata,mesmo como hobbie?
ps: eu sei,poderão dizer-me que,de qualquer maneira,os próprios artistas já são,eles mesmos,os curadores.Mas,pensem no que se poderia ganhar se esse trabalho fosse realizado por um profissional...

3 comentários:

Unknown disse...

Falou-se muito nisso quando da visita dessa curadora portuguesa. Estamos ainda a leste. A maioria nem sabe o que é isso de curodoria.

Neste momento, e como se pode ver pela forma como tem sido montadas certas exposições, algumas delas "oficiais" e "representativas" das artes plásticas nacionais, o que nós precisamos, mais do que curodoria, é de bom senso.

De forma indirecta, temos falado sobre o tema. Mas este post faz, claro, todo o sentido.

Abraço

Edy disse...

João,porque não te candidatas?È caminhando que se faz o caminho...ou juntas a malta toda,pedem ajuda em todo o lado e,quando conseguirem,manda "buscar" um curador para vir dar uma formação de 2 dias...

Rede aan! Artes Integradas disse...

Estamos em algum lugar no Brasil , mais especificamente na região sudeste. Possuímos por aqui alguns curadores que objetivam proporcionar um equilíbrio discussivo ao tema "curadoria" .
Em nosso logradouro muitas ações tem sido desencadeada nesse sentido. O curador é um gestor cultural que desenvolve acesso sistemático ao bem cultural , bem como ao produto cultural. Tem a descrição de um desenvolvimento de curadoria no blog: www.taticocultural.blogspot.com
a exposição chamou-se PONTO DE INTERVENÇÃO. Nessa exposição vc. poderá tomarconhecimento de como uma curadoria é importante para dar o tom expositivo a uma mostra de arte. Existe dois tipos de curadoria: - uma institucional e a outra independente.
Em uma outra oportunidade, se vc. preferir podemos entrar em um bate-papo pelo MSN, para conversarmos.
Quem sabe poderemos fazer uma curadoria de arte por aí?
Abços!
Demétrius Cotta
Curador