segunda-feira, 20 de julho de 2009

Quero ser vice-reitor da UNI CV

Sendo um simples licenciado e funcionário de um dos muitos departamentos públicos que foram criadas apenas para dar emprego a alguém,entre os quais me incluo,e tendo um salário razoável,confesso o meu fascínio por vários cargos públicos que gostaria de ter no meu currículo profissional.Uma delas,pelo status,é a da vice-reitoria da Universidade Cabo Verde.Mesmo que tenha de fazer um esforço para fazer um dos mestrados das nossas universidades.É que,basta ter um mestrado para se ser vice-reitor da universidade pública que se quer de qualidade.Estamos a brincar: faculdades/departamentos autónomas têm como presidente,e bem,pessoas com o grau de doutoramento enquanto a universidade tem como vice-reitores (3) pessoas com apenas o grau de mestrado!Como dizem os brazucas,fala sério!Eu sei,podem dizer-me que estou sendo preconceituoso (e sei que o meu próprio colega do blogue vai me dizer isso) mas,carago,não-se pode ser mais exigente com a estrutura directiva duma instituição cuja imagem deveria ser rigor e exigência?Não é que essas pessoas sejam menos competentes ou menos profissionais para o lugar;o problema é simples: o doutoramento possibilita uma outra experiência de investigação ciêntifica e de conhecimento de meandros da vida académica que um grau de mestrado não possibilita.Por outro lado,os graus académicos servem para hierarquizar as competências e as responsabilidades dentro de uma instituição universitária.É por isso que um professor universitário só atinge "certos" cargos na carreira universitária após a obtenção do doutoramento.Comparemos a nossa equipa reitoral com,por exemplo,a da Universidade Coimbra, Universidade de Lisboa,Universidade Nova de Lisboa,Universidade de Aveiro ou Universidade Técnica de Lisboa.Verifica-se algo em comum: as equipas são todas constituidas por Professores Doutores e professores catedráticos.Será que não existem professores com grau de doutor em número suficiente na universidade de cabo verde?

Sem comentários: