quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Número de Desemprego

Tenho ouvido e lido um pouco por toda a parte,o pessoal do MPD a defender que a actual taxa de desemprego é de cerca de 22%.Ora,compreenderão a minha estranheza uma vez que,segundo o inquérito ao emprego de 2008,a taxa de desemprego é de 17,8% e,segundo o inquérito ao emprego de 2006,a taxa de desemprego era de 18,3%.Portanto,só me resta perguntar: alguém sabe-me dizer onde o MPD vai/foi buscar os 22% da taxa de desemprego que eles defendem como sendo a verdadeira percentagem do desemprego?

3 comentários:

Anónimo disse...

Suponho que no mesmo sítio onde foi buscar a taxa de 2000. No Plano de Luta contra a pobreza de 1998 (está na Net) diziam que a taxa era de 37% nessa altura. Em 2000 conseguiram reduzir em 20%. Com tantos trabalhos criados admira mesmo que houvesse gente desempregada...

Edy disse...

Anónimo,a minha curiosidade é apenas "académica"...um dia destes ouvi um deputado da oposição a dizer que esse 22% foi retirado do próprio estudo do INE/IEFP mas,quando fui ao estudo para confirmar,os números não batiam...é uma pena...

Edson Medina disse...

Edy,
ha uma grande diferença entre o país que temos e o país que o MPD quer, na sua sanha de voltar ao poder.
Outro dia pensava: o MPD, com muita sede vai ao pote, que ainda nao identificou a melhor forma de tratar a questão do emprego...mas como deves supor, nao vou cá dizer!
Ainda aguardo a tua vinda, para o tal café e a conversa sobre as jotas!
Abrs,
EM