quarta-feira, 7 de abril de 2010

A Inovação como moda

"A inovação é um noção que se banalizou nos discursos do quotidiano,incluindo o discurso académico,para designar frequentemente aquilo que há apenas uma década se chamava de "mudança".O termo é invocado amiúde e não tem sentido preciso,talvez pela sua banalização e entrada,como uma espécie de efeito de moda,no discurso do quotidiano.Este discurso é veiculado por um grande diversidade de registos,desde o político ao cidadão comum,mais ou menos informado,do jornalístico ao académico,e transformou-se numa espécie de mito dos nossos tempos.Fala-se na inovação social,tecnológica,organizacional,da inovação no ensino,na formação,na gestão de recursos humanos,de políticas e práticas inovadoras,etc.,para designar aquilo que há uma década atrás se chamava de "mudança" e tendo sempre,mais ou menos subjacente,o sentido de benefício social e societal de carácter quase urgente.A mitificação da inovação é visível,por exemplo,através do discurso de grupos com posições e interesses diferenciados na sociedade,produzindo uma espécie de efeito mágico gerador de consensos sociais".

Sem comentários: