sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Entre poesia e fantasmas


A estratégia política e eleitoral que o MPD vem implementado, independentemente de vir ou não a ter sucesso, é uma estratégia perigosa para o próprio partido. O foco é claro: por um lado, apostar no desgaste do governo, no “cansaço” e na suposta falta de ideias do 1º ministro e na estratégia de desenvolvimento errada preconizada pelo actual governo – daí o slogan “Cabo Verde mesti muda”; por outro lado, é a tentativa de colorir os anos dos governos MPD – daí, o mote “regresso aos bons anos 90”. Fica-se com a sensação de que o MPD ainda não fez o trabalho de casa, não estudou ainda o “mercado eleitoral” e nem o comportamento eleitoral dos novos eleitores pós-anos 90. Parece óbvio que ainda não compreendeu que “os tempos são outros”, as aspirações são outras e, como tal, este novo tempo requer novos métodos, novas ideias e novas esperanças. Certamente, não uma volta aos anos 90 e às mesmas políticas, mesmo reconhecendo que esses anos foram no geral positivo. Contudo, escamotear os aspectos menos positivos do último governo MPD não faz sentido. Ao contrario do que se diz, os eleitores têm memória e ainda se lembram de muitas coisas. E é isto que torna este post do João Dono num erro de principiante com pressa de chegar ao poder: pretender que durante os anos dos governos MPD não havia fome, não havia desemprego, todos os jovens tinham acesso a bolsa de estudos é uma tontice que só prejudica quem o diz!
O perigo dessa estratégia do MPD reside nestes dois aspectos: desvalorizar os aspectos positivos da governação do PAICV e branquear os aspectos menos positivos do governo MPD de fins dos anos 90.
Fosse eu dirigente do MPD, a minha aposta seria certamente não no passado mas sim no futuro: dizer qual é o futuro que preconizamos para o país e quais os caminhos para lá chegar. As pessoas não querem mudança só pela mudança, querem mudar para melhor. E para isso, precisam saber o que é esse melhor! Não me basta ouvir que vão fazer crescer a economia, diminuir o desemprego ou fazer desaparecer a insegurança e a pobreza porque o PAICV também quer a mesma coisa.O que me basta é saber como pensam conseguir tudo isso, quais as medidas e as políticas que vão implementar. Só assim estarei em condições de tomar uma decisão racional sobre o meu voto. Nem as poesias do 1º ministro, nem os fantasmas do MPD!

Sem comentários: