terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sociedade Civil

São movimentos e acções como a proposto pelo antigo futebolista Eric Cantona é que fazem “mossa”. Muito mais do que manifestações ou passeatas. A minha convicção é que manifestações ou passeatas muito raramente conseguem efeitos consistentes no tempo e de quase nada servem. Como as marchas do “Corda Monte Cara”, de quase nada vai servir porque não são marchas e manifestações que vão trazer maior “atenção” para com a ilha. Temos de procurar ser mais consequentes. Fazer marcha na Praia por causa da situação da Electra? Qual nada!!! Quantos manifestações já se fez por causa da Electra e continua tudo na mesma? Vamos mais é criar um grande grupo, coeso e sério, e tentar com que a maioria dos clientes da cidade da Praia não paguem a factura 2 ou 3 meses seguidos. Sim, corremos o risco de ter a electricidade cortada. Mas se a Electra se deparar com um tal movimento, que tem potencial para causar forte impacto na tesouraria da empresa, haverá sempre uma probabilidade da empresa passar a respeitar o cliente. No fundo, é isto que todos queremos, que nos respeitam enquanto clientes. É preciso coragem, vontade, sentido prático e não protagonismo. Mais do que,de visibilidade das manifestações ou das bocas nos media! A mesma coisa vai para o movimento “Corda Monte Cara”: a quem é que vão “exigir” mais investimento e dinamismo económico, ao governo, à CMM ou aos empresários mindelenses? Seria muito mais prático, por ex, se esse movimento, em vez de marchas, criasse um grupo de trabalho para angariar recursos para adquirir e explorar o Éden Park com a ajuda e participação na gestão desses emigrantes que, atrás do seu computador, escrevem artigos e comentários reclamando a intervenção do governo. O país, as nossas cidades e localidades, precisa que de uma sociedade civil que actua sobre os problemas que vão surgindo e não de uma sociedade que se limita a manifestar e reclamar a intervenção do Estado por tudo mais algum coisa!

5 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

EDY... olha que em tempos defendi este tipo de manifestação para com a ELECTRA e o teu antigo colega de blegue, Nhu Naxu, mandou vir com uma de inconsequente e afins... mas é o caminho e a alternativa apontada pela manif do Mindelo é bacano. Pena que a maioria dessa gente ladra muito mas morde nada...

Edy disse...

pois é Redy,para conseguirmos alguma mudança temos de fazer "doer"..o grupo de mindelo é uma boa iniciativa,mas ficar-se por marchas silenciosa não vai mudar nada!
abraço

Anónimo disse...

Estou plenamente de acordo e nao estejam a dar porrada nos mindelenses porque eles ja tiveram cojones para descerem às ruas.

E vocês na Praia? Andam às escuras vivem no meio da lixeira e nao têm cojones dos grossos para berrarem nas ruas as vossas amarguras.

Apoio a 100 por cento essa tua ideia copiada no futebolista de Marselha;

Todos ja a boicotar a ELECTRA nao pagando as facturas até às eleiçoes.

Vamos ja com esta proposta em frente ja a partir da proxima semana;

Caso contrario vou pensar que nao ha machos de cojones em Santiago!

Zé disse...

Muito bem anónimo,a Electra precisa mesmo de ser boicotada,ficar até as eleições sem pagar a factura é uma excelente ideia.Estivesse eu na praia,era isso que ia fazer...

Anónimo disse...

Bem, ja deves saber que o tal movimento do Cantona nao fez mossa nenhuma, mas sim foi um autêntico flope!

Foi mais uma das brincadeiras do ex numero 7 do Manchester United conhecido pelas suas birras epidérmicas, um vluntóre, como dizemos em Soncente.

O gajo afinal no dia do tal movimento andou a fugir dos jornalistas e tirou da sua rica conta bancaria apenas uma soma simbolica que nao disse à imprensa.

Os bancos nao registaram nenhum movimento de pânico, tudo funcionando normamente; o anedotico é que um empregado bancario que retirou o seu dinheiro que tinha na sua conta foi imediatamente despendido pelo Banco.

Enfim e a hipocrisia e cinismo de Cantona e esposa, é que o futebolista faz publicidade de grandes marcas de carros ganhando muito dinheiro com isso, e a sua cara metade, faz publicidade para prcisamente bancos!

Enfim, o Cantona queria sim publicidade gratis ao seu filme que sai para a semana.

E esta?!! Grande mestre de marketing e publicidade e grande aldrabao!


Bem, mas para ti que gosta muito de sonhar, sempre podes tentar pôr essa gente da Praia a fazer greve de pagamento de facturas à Electra durante três meses!