segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Boa Ideia para o Debate

A proposta da UNTC-CS para baixar a idade limite de reforma dos actuais 65 anos,tanto no sector pública e privado,é,no mínimo,uma boa proposta para o debate da vida económica-laboral do país. Esta é uma das formas de "partilha do trabalho",aquilo que alguns consideram a via mais eficaz de combater o desemprego na actualidade.Se essa medida é positiva para o combate ao desemprego,ela vai contra a actual tendência mundial em que um pouco por todo o mundo desenvolvido os governos vêm salientando a necessidade de aumentar a idade de reforma.É uma medida para ser implementado em todos os sectores públicos e privados? Vai haver excepções para áreas onde pode haver falta de mão de obra? Os reformados vão ter direito a reforma por completo?Por fim,vai haver condições de sustentabilidade financeira do sistema de previdência social?

3 comentários:

Anónimo disse...

Tontices!...

Uma terra extremamente pobre e que vive de esmola como CVerde nao devia sequer ter segurança social e previdência quando mais agora baixamento da idade de reforma.
Os paises ricos que dao esmola a CVerde estao a fazer precisamente o contrario porque os sistemas estao em falencia.

Em CV pelo contrario os pobrezinhos querem que os ricos lhes dêem mais esmolas!
o DEBATE tem de ser e se um dia a Europa e os Estados deixarem de dar esmola, como é que CV vai sobreviver?!!

Edy disse...

não concordo contigo...por mais pobre que um país seja os cidadãos têm de ser protecção social e os trabalhadores devem ter direitos laborais..você quer é uma selva onde o lema é "um por um e cada um por si"...a diferença entre CV e os países ricos no que diz respeito ao sistema de segurança social é que os países ricos estão a debater-se com um preocupante problema de envelhecimento da população,daí a dificuldade de manter a sustentabilidade financeira do sistema: poucos novos trabalhadores a fazer descontos para cada vez mais reformados...

Anónimo disse...

Na selva eu?! Mas quem aqui ao lado defende que é normal que CV tenha relaçoes com DITADURAS e LADROES, nao sou deu e isto é que é SELVA!
Ser velho é um "problema" ou precisamente um avanço de civilizaçao?! As pessoas estao cada vez mais velhas precisamente porque houve desenvolvimento e civilizaçao.
Em CV pelo contrario, nao ha sequer escolas para ensinar a jovens como vossa excelência que o homem tem de aprender a ética, os valores e principios, e nao defender e praticar a corrupçao, o banditismo e o roubo, caracteristicos de DITADURAS e SELVAGENS!