terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Política Suja





Não sei como é que os "estrategistas" dos dois partidos pensam que vão conseguir com estes tipo de videos mas parece-me que o máximo que vão conseguir é agitar os próprios militantes...

8 comentários:

Anónimo disse...

Um post muito bom e lúcido, César!
A CNE está implacável, é sinal que as instituições funcionam. Há alguns tempos de antena feias e sujas. A manipulação é proibida por lei para os tempos de antena e durante a campanha, mas não foi respeitada, e justificou-se com o injustificável, o tal falta de humor. A manipulação é inadmissível. Os partidos devem concentrar nas ideias, nas alternativas e não em caricaturar o adversário. Devemos ser democratas em todos os momentos, e não somente nas etiquetas.
É inaceitável também levar pessoas para o tempo de antena acusando outros de suborno e fraude, sem se apresentar provas. Então, vivemos ou não num Estado de Direito?
Há declarações desnecessárias que só atiçam o povão já inebriado nos comícios.
Há vídeos comprometedores que são justificados no filme, do bom-pa-filme, com o hit "a nôs é família". Quem teve esta ideia genial? Foi para disfarçar a baixaria e a irreparável tragédia? Ka pega não, arranjem lá outra justificação, outra assim… mais convincente.
Incongruências de candidatos, como o caso de Abraão Vicente, que rasgou elogios a JMN, há três no Jornal A Nação com a rubrica "Polítika – não quero voltar aos anos noventa", afirmando que o Zemas "está incrivelmente renovado", que vivemos melhor que em 2001, mas que agora no tempo de antena do seu partido, não sei porque carga de água, dá o dito pelo não dito. Enfim... brincadeira de mal gosto!? E, olha que o Carnaval nem chegou!
Precisamos romper com os velhos e maus hábitos.
Subscrevo-te:" Política é coisa séria". Precisamos discutir projectos para Cabo Verde e não perigar e atrofiar a nossa jovem forma de fazer política cá na terra.
Há, alguns, candidatos sérios. Outros, porém, não fazem questão nenhuma de primar pela seriedade e de ter fino trato com os adversários. Faltam poucos dias...
Jorge.

Anónimo disse...

Pecaste pela precipitação em fazer juizos ANTES de te dares ao trabalho de ouvir a outra parte; Ou seja, de alguma forma, retiraste um direito básico previsto na Constituição Democrática;

Pecaste ainda por te deixares tapar por PROPAGANDA SUJA, sem te dares ao trabalho de avaliar a situação;

Pela cabeça de quem, pode passar a ideia de compra de votos em um lugar DESABITADO e frequentado por CABRAS??
Não conseguiste ver o RIDICULO dessa acusação de "crimes eleitorais, politica suja, compra de votos, descredibilazação do país e da Democracia"...No meio de CABRAS?

Pecaste ainda por não teres publicado o outro video que desarmava toda esta MENTIRA!!

Não te cansaste de tantas mentiras vindas dos "profissionais da politica"? Mais vale sermos cautelosos com que os OUTROS afirmam e não tomarmos a posição de Júri, advogado e Juiz...Tendencioso

Anónimo disse...

Tu também, Edy?!! E' o que eu digo, Cabo Verde é uma tragédia!

Meu caro, conheces o principio da imparcialidade? Sabes o que é neutralidade?

Estàs a ver com isto estou a dizer para acreditares nesse video que é uma autêntica confusao e onde nao se vê nada de informativo; esse video é uma autêntica manipulaçao.

Mas dizia, podes mesmo assim publica-lo, mas sem és obejectivo e queres dar o maior numero de informaçao aos teus leitores, deves também publicar o outro video do Heavy, a desmontar esta manipulaçao.

E deixar que o leitor faça o seu juizo; mas publicar so uma parte do problema ja é contribuir para a manipulaçao; tanto mais que nao podes dizer que desconheces a outra parte, quer o video de Heavy porque està publicado em todo o lado e se quiseres uma ajudinha na forcv.com.

E' esta a democracia de merda que temos, como diz o teu amigo Redy. Seja honesto e publica a outra parte e deixa cada um tirar aquilo que lhe dà mais jeito. Tu que passas a vida a publicar videos de gurus que nao sabem alinhar uma ideia, aqui ja nao publicas? Sabes o que sao os spitting image? Sabes o que é caricatura politica?

Depois dizem que sao modernos e jovens. Sao sim, uns fundamentalistas, como aqueles que andaram a queimar a Europa porque um espirito livro caricaturou Maomé. Isto é que é livre pensador. Gozar até com Deus, depois no fim ele ha-de de escolher os seus.

Al Binda

Anónimo disse...

Voltei porque nao quero acreditar que tu te deixes manipular assim desta maneira. O teu titulo Politica suja, so està correcto se estàs a falar em termos gerais e nao para atcar o MPD.

E' que como é evidente, reparaste que no video sao militantes do PAICV ou seus adeptos que agredim os do MPD, com perseguiçoes e ameaças agressivas, com um deles a dizer nao "estàs na tua zona". Mas ha zonas deste e daquele paritdo em CVerde?

Sim, o tiro saiu-te pela culatra, pois mesmo que o MPD estivesse a cometer algum "crime" como diz Barbibnha, nao compete a militantes do PAICV agredir os outros, mas sim compete aos tribunais decidir. E aqui qem està a ser agressivo no video é O PAICV que quis fazer um video em sua defesa, mas que é afinal uma prova da violência deste partido.

Aqui tens mais:

http://liberal.sapo.cv/noticia.asp?idEdicao=64&id=31735&idSeccao=523&Action=noticia

Depois falam em Africa; Cabo Vderde é Africa. E' uma vergonha o qiue se passa neste momento. 20 anos de democracia mesmo que tremida, deitada ao mar, por essa gente do PAICV que està com medo de perder e entao entrou em crise.

Al Binda

Anónimo disse...

Mais esta da presidente da cne que de repente ficou "sage" e apela ao respeito da diversidade de opiniao; o que nao fizeste.

apela a um diálogo com os seus apoiantes no sentido de "respeitarem os princípios de liberdade de propaganda de candidaturas distintas".

"A CNE entende que é fundamental que nos restantes dias de campanha tudo decorra no absoluto respeito pela diversidade de opinião. Sem violência" in expresso

Al Binda

Anónimo disse...

O teu amigo Redy, foi mais honesto e mais imparcial do que tu; ele publicou os dois videos e deixa ao leitor a liberdade de fazer o seu juizo.

Tu nao; tu publicas so o video do PAICV, escondendo o outro, logo manipulando o leitor.

Sim é politica suja!!!

Al Binda

Edy disse...

Calma no "julgamento" Al Binda...pus o video na terça a noite e ontem não tive tempo para vir cá..portanto,não conhecia ainda o video do MPD...sim,tens razão numa coisa: o título do post teve mesmo esse propósito,uma crítica em termos gerais;não ao MPD,mas sim ao MPD e tb ao PAICV...nem era preciso colocar aqui o video do Heavy porque o próprio video do PAICV era suficiente para criticar os 2 partidos...

Anónimo disse...

O que interessa é que o equilibrio està reposto. Agora cada um que tire as suas ilacçoes.

No que me toca a minha missao està quase a chegar ao fim; depois retiro-me para o meio dos meus livros!

Al Binda