terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sondagens...

Já se torna cansativo essa guerra das sondagens: quem está a frente desta ou daquela sondagem; quais as empresas que estão a fazer esses estudos de opinião e a respectiva reputação;etc,etc. Como se as sondagens correspondessem ao voto.Ninguém sabe em que medida as sondagens influenciam o voto ou a mobilização eleitoral e,por isso,é normal que os partidos se preocupem com os resultados das sondagens de modo a adaptar as respectivas estratégias eleitoral.Mas essa "brigas" entre os dois maiores partidos por causa das sondagens não se justificam. Basta entendermos que as sondagens medem apenas uma intenção (a intenção de voto) e o voto é um comportamento.Da intenção ao comportamento,da intenção de voto ao voto,muita coisa pode influenciar a confirmação ou a mudança da intenção.A comunicação,as propostas,os candidatos,a campanha...

1 comentário:

Anónimo disse...

Tas a ver que aqui ja sabes ser racional? A capacidade de pensar, a capacidade de reflectir, a capacidade de escolher, sao coisas que nos fazem homens.

E' isto a liberdade! Aqui como nao mpodia ser estou contigo. Esta guerrinha so interessa a mentecaptos que nao sabem que sodnagens sao instrumentos de trabalho e nao verdades absolutas.

Até porque ambos os lados estao a manipular as pessoas, pois nao dao todas as informaçoes e nao respeitam as regras.

Sim Edy, tu nasceste e tens um pais de merda....

Eu nasci, ainda esta porra era uma colonia e nao vivo nessa democracia de fachada.

Sou profundamente crioulo, mas na pactuo que esses chefes de posto; todos! mas has-de me desculpar, a esmagadora maioria, por uma questao de ideologia, està do lado do PAIGCV.

Esses gajos sao totalitarios e nunca esquecerao os tiques comunistas e ditatoriaiS;

Veiga deu-vos pelo menos institucionais constitucionais e democraticas mas nao conseguiu fazer pedagogia, porque também fundamentalmente, filhos de ditadores sao autoritarios.

E' também a tua geraçao, aquela que globalmente mais estudou em termos estatifisticos, que continua a nao querer ser gente honesta e responsavel.

Sabes porquê? Porque os vossos pais, a vossa familia é quase toda do PAIGCV. O filho tem sempre uma certa reticência em matar o pai...

Percebo mas quand même!!!

Al Binda