sexta-feira, 1 de abril de 2011

Alienação

É incompreensível a forma como as pessoas aceitaram a fatalidade em que se tornou a Electra; é surpreendente a indiferença face ao aumento da desigualdade social (os governos de JMN deram primazia a luta contra a pobreza e, praticamente, ignoraram a desigualdade social); e é confrangedor a nossa passividade perante os atropelos da Administração Pública. Infelizmente, a nossa cultura cívica é limitado momentos instantâneos de indignação como anónimos no site da "A Semana".

3 comentários:

Anónimo disse...

Sao os anonimos que têm sacudido toda esta carcaça! Repara que sao anonimos que te obrigam a escrever este teu post.

O que tu nao percebes é que o que se diz e o que se debate e provocada novos debates, é que interessa. Nao interessa saber se tal artigo foi escrito por Ali ou por um zé-ninguém.

O que interessa é o que se debate; é a tal indignaçao, que obriga o outro a indignar-se inclusivé contra a propria indignaçao.

Os anonimos vao continuar a dar o tom, sem pedir nada em troca. Os anonimos vao inclusivé continuar a inspirar artigos destes e daqueles que assinam, mas no fim, o que fica é o debate e nao o que o fulano de tal escreveu. Ha sempre um anonimo que sabe mais do que aquele que tem nome...

Hoje em dia na Net nao senhor doutor ou senhor engenheiro que possa dizer do alto da sua cathedra tudo o que lhe der gana, sem que haja um anonimo que o deita abaixo do pedestal.

Eu, por exemplo ja pus a nu toda a ignorância desses doutores indignados e vou continuar no anonimato. Ninguém me obrigarà a declinar esta ou aquela identidade. O que interesse é o que escrevo e se desperta interesse.

Edy disse...

A minha intenção não era criticar os anónimos ou o anonimato..aliás,penso que aqui ja escrevi um post "pró-anonimato"...a crítica aqui é mais este: o facto de só como anónimo sermos capazes de mostrar a nossa indignação perante o caso da Electra,por ex.,o receio ou mesmo medo de,publicamente,apontar o dedo a uma instituição publica...porquê isso?medo de ir para a "prateleira" no emprego estatal?falta de liberdade?é cultural?

Anónimo disse...

Para a esmagadora maioria, é cultural!

Para mim, é teimosia, porque eu nao vivo na terra.

Mas, primeiro começou por brincadeira, depois houve uns estafermos que queriam que eu declinasse obrigatoriamente a minha identidade, entao aí entrei em parafuso.

Nao aceito ordens de ninguém. Eu faço aquilo que a minha cabeça me dita. E estou-me nas tintas para nomes destes ou daqueles.

O que sei é que nunca farei aquilo que outros querem que eu faça...