segunda-feira, 4 de abril de 2011

Lalacho,na A Nação

"(...).Mas, afora isso, deu-me gosto trabalhar para uma organização que foi muito útil para Cabo Verde. Se a JAAC-CV ainda existisse, é certo que não teríamos “thugs”. Podem dizer o que quiserem.  A JAAC-CV  teve um papel preponderante  na formação cívica e intelectual da juventude cabo-verdiana. Grandes referências da cultura de Cabo Verde emergiram da JAAC-CV. É só ver os cantores que temos, os jornalistas, os governantes, enfim, os valores da sociedade que hoje temos".

As actuais juventudes partidárias (JPAI e JpD) não estão a desempenhar convenientemente esse papel?  
Não sei o porque as Jotas ainda não decifraram, convenientemente,  o seu papel. Eles, nem de perto nem de longe têm a dimensão da JAAC-CV. Estão amarrrados ao sistema, e não conseguem ter uma intervenção de nível;  é uma pena.  Hoje, como o mundo é outro, têm possibilidades que nós não tínhamos. Fazíamos as coisas sem nada. Exemplo disso, é o “Todo Mundo Canta”,  que deu vários frutos.  Inventei o  “Rally Pedestre” e, pude mobilizar  mais 
de 500 jovens – de uma só assentada. Tínhamos  realizações de provas de ciclismo, e atletismo. Enfim, a JAAC-CV  era uma Organização que promovia actividades a bem de e para todos.  Hoje,  o que vejo é uma inércia  total das organizações juvenis atreladas aos partidos, enquanto  deviam ser os actores da sua própria história".

5 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente, Lalacho é um analfabeto politico e cultural! Ele trabalhou para uma organizaçao estalinista (ou melhor leninista para sermos mais rigorosos), mas nem sabe, por ser precisamente analfabeto.

O Lalacho nunca estudou nem politica nem filosofia, logo nao pode ter uma consciência das coisas.

A ignorância faz-nos dizer esses disparates que Lalacho diz.

Para ja a JAAC, continuou com outro nome que é o JPAI, mas é a mesma coisa, em termos do partdarios, pois sao os mesmos Zés Marias e Aristides que la estao.

So o JPD é que nao existia, pois o MPD nao existia.

Mas o Lalacho que é doutros tempos, nao sabe que a MOCIDADE PORTUGUESA também tinha todos esses desportos que ele enumera aqui? A JAAC nao inventou coisa nenhuma.

E' lamentavel que 20 anos depois de termos democracia e liberdade, ainda tenhamos gente como Lalacho que ainda pensa que o tempo de partido unico era melhor!...

Mas o mais grave, é que haja jovens, formados com cursos universitarios, e que vivem na liberdade, que ainda repescam essas nulidades que sao divugladas como se fossem pérolas!

Sim, simplesmente lamentavel.

O Lalacho devia mas era aproveitar o resto da sua vida para ir para a escola e concluir o liceu que nunca concluiu em vez de estar a vomitar asneiras dessas, ou entao a fingir que é doutorado em crioulistica sem pôr os pés numa Universidade.

Anónimo disse...

... e mais onde estao essas referências de cultura? Que diabo eu devo ser muito exigente, ou entao megalómano.

Mas onde estao os nossos Kants, Bourdieu, Sartre, Pessoa, Bill Gates?.....

O Lalacho ha-de nos explicar porque é que a cultura caboverdiana nao tem um unico filósofo? Temos alguns poetas (para mim dois Zona e Arménio) e outros que estao mortos assim como romancistas, mas filósofos esta terra nunca teve.

Porquê?!!!!

Anónimo disse...

Zona e Arménio têm 60 anos, logo nao podem ter sido formados pela JAAC!

Governantes?! Quem Zé Maria?! Nao me façam rir, porque estou de mau humor!

Repito, que Lalacho pegue nos livros e ponha o seu traseiro num banco de escola.

Merda, alors, com tanta ignorância e atrevimento que ha na minha terra!

Anónimo disse...

e o José Luis Tavares,
não é um dos grandes em CV?

Anónimo disse...

Sim, Tavares é dos poetas maiores desta terra!E disse poeta!

Mas esta terra nao precisa de poetas mas de pensadores, de profissionias de todos os ramos...

Poesia nao é ramo nenhum!