terça-feira, 15 de julho de 2008

Independencia Energética

"É imperioso mudar de paradigma energético, substituindo ao máximo os combustíveis em favor da energia eléctrica gerada por fontes renováveis, até para defender a independência enrgética do País.Só que a maior parte da energia eléctrica continua a ter origem termoeléctrica, queimando carvão (que importamos e cujo preço também está subir rapidamente). Por isso, para além da exploração das energias eólica e solar -- que têm as limitações que têm, desde logo nos custos --, cabe saber se não se justifica reequacionar o tabu da energia nuclear.Quando os combustíveis atingirem os 200 dólares, a situação de emergência energética não poupará tabus nem preconceitos".
Para quando essa discussão em Caboverde,quando temos falta de energia electrica dia-sim-dia-não,com todas as contrariedades e consequências que isso provoca?

6 comentários:

Sanpadjud disse...

Blog novo no pedaço. Fixe!
Efectivamente temos de apostar nas energias renováveis, somos um país com mais de 300 dias de sol e zonas de vento todo o ano. Nuclear não!

Edy disse...

Viva sanpadjud...és o primeiro "comentador" deste blog...a intenção deste post é mesmo esse:independentemente da posição de cada um de nós,temos de discutir,decidir e pôr na prática novas politicas energeticas...qualque um ou todas;como alternativa ou como principal fonte:sol,vento,nuclear!
Acho bem melhor do que e mais produtivo do que protestarmos em vão à Electra...

Francisco Cardoso disse...

Boas,
nucler? nem pensar...no nuke, não porque não seja melhor que o petróleo e seus derivados, mas simplesmente porque é areia demais para a camioneta de Cabo Verde! Somos pequenos, não precisamos, nem temos como, financiar essa energia!Melhor dizendo, nuclear é para quem pode, não é para quem quer...

Redy Wilson Lima disse...

O caminho é aproveitar o vento e as ondas do mar (alguns dizem purgueira).
Caro dizem alguns, mas a longo prazo compensa só que os nossos actores políticos são miúpes (herança portuguesa). Também convém realçar que enquanto utiliza-se a ELECTRA para jogos políticos CV continua na idade da pedra.

Aquele abraço.

Edy disse...

Redy,
há anos e anos que se fala em aproveitar o sol,as ondas do mar,o vento,a purgueira,entre outros.Continuamos na mesma situação,aliás pior se tivermos em conta o funcionamento da Electra...existe algum estudo ciêntifico que sustente um caminho para CV para evitar que seja importado uma politica energetica implementado num país estrangeiro com caracteristicas completamente diferente de CV?Quero crer que sim...mas poucas pessoas conhecem esses estudos.Para quando a discussão pública desta questão,inclusive a opção nuclear?

Redy Wilson Lima disse...

De uma coisa tenho a certeza a energia nuclear não é opção.
Incluisive muitos países desenvolvidos estão a ponderar o nuclear e não vejo razão para entrarmos nesse barco (que está muito furado e essa amostra de verão lisboeta é exemplo disso mesmo).
Que se lixe os russos e a sua proposta nuclear.