sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mais um passo na nossa portugalização

Dizia há dias que Cabo Verde mais valia não ter sido independente...
Então, como não sou nem contra nem a favor, pois não fui eu que decidi a Independência (nasci em 77), nem sou eu que mando hoje (estou longe, sem direito a voto - num caso de referendo - e muito menos activo partidariamente), deixo à reflexão esta notícia.... a parte final é uma evidência!
É a confirmação de uma ideia que parece cada vez mais forte junto de muitos políticos de Cabo Verde, mas que pode parecer uma desonra para muitos outros. Desonra à luta dos que estiveram na Guiné e na clandestinidade, dos que foram torturados, presos e mortos e cuja figura máxima é Cabral...
Vivo fora da minha terra, mas todos os dias lembro-me e as pessoas com quem convivo fazem 'questão' de me lembrar que sou cabo-verdiano, preto (ou mulato, como quiserem) e estrangeiro, apesar de ter dupla nacionalidade. Por isso, pergunto eu, será que o caminho é mesmo esse?
Voltar atrás no que foi uma conquista do 5 de Julho de 1975 e consagrada, ainda mais, em 1991? Ou continuar este rumo do tão falado Estatuto Especial?
Comentem lá que este tema sim é que pode corroer (ou melhorar) a sociedade cabo-verdiana por dentro!!!

5 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Francisco, sinceramente não vejo como é que uma coisa tem a ver com outra. A ideia de introduzir o euro em CV não é de substituir um pelo outro mas sim ter os dois, o que passa primeiro por equiparar a nossa moeda (que é forte) ao euro, 1 euro = 100 escudos. Nada que não venha a acontecer em muitas ilhas, de forma informal. O mundo está globalizado, nada a fazer.
Mas, percebo qd dizes que as pessoas lembram-te que és diferente apesar de teres nacionalidade portuguesa. Sinto sempre isso qd piso o aeroporto da Portela. Estatuto com a UE não quer dizer passar a ser Europeu, como muita gente pensa. Marrocos tem esse estatuto desde mt tempoe é África. O problema é que o governo não é capaz de explicar à população o que é que isso quer dizer de facto e por isso, há muita desinformação por aí.

Edy disse...

Tchesco,tambem acho que a circulação do euro não significa a nossa "europeizaçao"....és contra o estatuto especial?

Francisco Cardoso disse...

Como disse, não sou nem a favor nem contra o Estatuto Especial! Acho que, como disse o Redy, falta é muita explicação por quem governa. E vejo muita gente a falar dos portugueses (por exemplo, os que são cooperantes) com algum ressentimento, fico na dúvida se será uma boa ideia...

Quanto à equiparação do escudo face ao euro, acho óptimo, principalmente quando toca a levar ou enviar dinheiro para Cabo Verde, já que entretanto quem entra fica sempre a perder (por exemplo, entro com duzentos euros e nunca me dá 40 contos, dá 20...).
No entanto, se for trocar no mercado negro (alguns deles foram presos há dias no Plateau), se calhar consigo a tal paridade 1 euro = 100 escudos.

Unknown disse...

Sinceramente, acho este texto um exagero a roçar o absurdo, mas pronto...

Francisco Cardoso disse...

Concordo consigo em discordar...mas discordo quando se fica por uma simples frase...diria, sinceramente, acho este comentário a roçar o absurdo, por não explicar o porquê de o achar um exagero...os blogs servem para isso, falarmos, exagerarmos, puxarmos pelo debate...quando o debate se limite a uma simples frase de comentário/crítica, que podia considerar ofensiva (estou a exagerar, é o hábito!), também reclamo o direito de pedir, encarecidamente, algo mais consistente..agradecido! :)