quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A nossa 'ASAE' finalmente ataca

Chamaram-lhe 'Operação Fritura' e para quem não sabe o que é ou não sabe o que é 'fritura' (de fritar...tão inteligentes que eles são...), foi o nome dado pela Inspecção-Geral de Actividades Económicas (de Cabo Verde, pois claro) a uma espécie de caça tardia aos autêntics pecados que se cometem, nos restaurantes da Praia e tudo o que é buteco..., ao nosso estômago, fígado, rins, intestino...e tudo o que é órgão relacionado com o aparelho digestivo...

Esta notícia saiu no 'A Seamana'...

"A Inspecção-Geral das Actividades Económicas está a efectuar inspecções em estabelecimentos do sector da restauração da Praia para avaliar a qualidade dos óleos de fritura. Os testes de controlo da qualidade são efectuados directamente no local com o auxílio de kits que providenciam resultados imediatos e conclusivos.

De acordo com a inspecção, a fritura descontínua (mais de três usos intermitentes) é o procedimento utilizado por numerosos estabelecimentos de comida rápida e não só.

Esta prática habitual, diz a IGAE, produz oxidação, hidrólise e polimerização, ou seja, gera compostos responsáveis pelo odor e sabor desagradáveis dos alimentos. “Esses compostos podem causar riscos à saúde do consumidor, tais como irritação do tracto gastrointestinal, diarreia, entre outros”, arremata este organismo em nota."

O que preocupa nesta notícia nem é o facto de só agora (há pouco tempo) quererem fazer o que em Portugal a 'bendita' ASAE faz (e muitos não querem que faça, pelo menos com tanto rigor)...esquecendo-se que, se em Portugal que é um país um bocadito mais evoluída, menos pobre, onde as condições de vida são melhores para muito mais gente, é bem mais fácil introduzir regras de boa higiene alimentar...em Cabo Verde isso é quase impossível!!!

Só aponto duas razões.

Primeiro, porque é terra de gente pobre e onde há pobreza há menores condições de higiene...é assim em todo o lado, apesar de não significar uma inevitabilidade.

Segundo, porque em 33 anos de independência nunca nos conseguimos livrar do peso cultural e histórico da ligação (e cópia em quase tudo) do que se faz na nossa ex-metrópole....somos independentes, mas na realidade mais valia não termos sido...

Ou pensam o contrário?! A última parte foi uma provocaçãozita para expicaçar a malta.


PS: Finalmente faço uma contribuição e, como prometido, vou tentar ser mais activo. Só não o fiz mais cedo porque andei umas semanas sem net em casa.

Abraço

5 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

A fritura nada tem a ver com a pobreza mas sim com a cultura alimentar do povo berdiano (pode-se dizer derivado da cultura da pobreza - não me parece). O copianço é sempre positivo quando traz coisas boas. Na afirmação entende-se pobre = porcos. Será? Será que a úitima parte foi mesmo uma provocação? Não me parece.

Edy disse...

Viva Tchesco,finalmente...Redy,acho que a correlacção foi feita entre a pobreza e as condições de higiene e não entre a fritura e a pobreza...o problema do "copianço",mesmo quando ela é positiva,é que mostra que temos dificuldades em criar algo nosso,por nossa iniciativa...venha mais Tchesco...

Redy Wilson Lima disse...

Não necessariamente Edy. As coisas boas é para copiar, Copiar as más é que mostra as dificuldades em criar algo nosso.
Para mim vai dar no mesmo. A pobreza não é sinónimo de más condições de higiene tal como a riqueza não é sinónimo boas condições de higiene. A boa educação sim. Pelo menos é assim que penso.

Edy disse...

Redy,a correlação é ao contrário:as péssimas condições de higiene é que é sinómino de pobreza...

Redy Wilson Lima disse...

A afirmação é relativa mas pronto.