segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Utopia Socialista e Utopia de Mercado

Depois das intervenções do governo dos EUA no mercado financeiro,nacionalizando e injectando dinheiro público em empresas privadas,chegou a vez dos governos europeus adoptarem as mesmas medidas: intervindo no mercado outrora liberal e anti-interevençao estatal.Ou seja, a mão invisível de Adam Smith solicitou ajuda à mão visível do Estado.
Hoje soube-se que as manobras do Lehman Brothers antes da falência estão a ser postas em causa, em particular se foi na tentativa de enganar clientes e investidores.
De tudo já se falou sobre a actual crise do sistema financeiro internacional: da falha da regulação dos mercados à ganância de gestores milionários passando pela ineficácia dos sistemas de governança corporativa/empresarial e até do fim do capitalismo neoliberal.

1 – A Direita neoliberal sempre apontou como principal causa do falhanço do socialismo o facto da natureza humana ser incompatível com a “utopia socialista” (os homens são egoísta por natureza, procurando naturalmente a satisfação individual e, portanto, têm de ter liberdade total no plano económico para poder satisfazer esse “ego natural”)

2 – essa crise que estamos a viver não é sinal da queda ou da ineficiência do capitalismo. Mais do que o grande falhanço do modelo “mais mercado e menos estado”, se tivermos em conta que o capitalismo é na sua essência um conjunto de regras ético-comportamental, a crise actual mostra-nos que, assim como a natureza humana é incompatível com o socialismo, essa mesma natureza humana é incompatível com a liberdade total do capitalismo selvagem.Assim como,num mundo socialista,nunca haverá igualdade porque o homen é por natureza egoísta,também num mundo capiatalista haverá sempre àquela empresa e gestores mais ganancioso porque essa é a natureza humana.

Dái a minha convicção que o haverá sempre a necessidade da "mão visível do Estado",inclusive,tendo a exclusividade em alguns sectores da economia como por exemplo a saúde e energia.


1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida...