segunda-feira, 6 de julho de 2009

BlogJoint:Revisão Constitucional e os Políticos Nacionais

Geração20J73,Ku Frontalidade,Bianda,Teatrakacia,TempodeLobos,PassageiroemTrânsito,
Hiena,NosBlogue,AmilcarTavares,EmilioRodrigues,PedraBika

Avanços e recuos nas negociações entre os grupos parlamentares numa revisão constitucional "deve" ser normal no jogo político não sendo,portanto,nada alarmante ou nada que não seja esperado.Parece-me é que essa eventual revisão constitucional foi,ou está sendo,uma oportunidade perdida para uma abertura dos partidos à sociedade civil.Uma vez que,aparentemente,nada vai mudar daquele lado,que tal,desta vez,em vez de queixarmos da "falta da atenção" dos politicos e dos partidos,sermos nós,todos os interessados em participar e dar a nossa opinião,a tomar a iniciativa?Como podemos fazer isso?Se acho que um ponto qualquer da constituição pode e deve ser alterado,elaboro um texto fundamentando teóricamente a minha posição e envio para os dois grupos parlamentares.E se,em vez de enviar unicamente a minha proposta,juntarmos o meu ponto de vista ao teu,à dele,aos outros,tudo num único documento e enviarmos a todos os partidos?Este é o tema e a oportunidade perfeita para passarmos para a acção.Isto sim seria uma forma de participar activamente.Quem está interessado?Estou sendo ingénuo?A Constituição da República é demasiado importante para ser deixado aos partidos políticos e apenas à alguns sábios!

5 comentários:

geracao20j73.blogspot.com disse...

Edy,

acredito que os partidos políticos querem deixar ou pôr a sociedade de lá. Primeiro porque a apatia social por assuntos parlamentares beneficia esta forma de fazer política partidária porque não impõe a responsabilização aos parlamentares. E segundo os dois partidos têm dificuldades de comunicação a dois, agora imagine a três.

Anónimo disse...

É boa a tua iniciativa mas não tem futuro!Estes blogers criolos só tem garganta

Edy disse...

Rony,
se é assim então só temos de encontrar a nossa forma de participar meu amigo...

Rony Moreira disse...

Pois, temos feito isto com a bloguesfera. Agora falta muito ainda porque a sociedade não pode e nem deve resumir ao espaço virtual.

Edy disse...

Exactamente Rony...a proposta que fiz aqui é uma forma de sairmos do espaço virtual...pensa nisso!