quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Orçamento 2010

Desemprego elevado (cerca de 18%),dívida incontrolável e défice orçamental excessiva (cerca de 12%).No horizonte,crescimento económico insuficiente.Não são bons tempos para se estar num governo.Ao desemprego estrutural juntou-se àquela decorrente da actual crise económico,o desemprego conjuntural e não se vislumbra uma solução para o desemprego (principalmente quando temos em conta que o desemprego desce muitíssimo mais devagar do que sobe).Percebe-se a utilidade de um orçamento expansionista numa época de crise,é o que ensina os manuais,mas será que o défice orçamental de 12% é preocupante,demonstra que o Estado gasta demais,que está com "excesso de peso" e vive muito acima das suas possibilidades?Nas actuais circunstâncias,um défice orçamental excessivo é normal.Repito,estamos vivendo uma crise de procura e,por isso,deve ser o Estado a estimular a economia através de aumento de investimento público.É a estratégia anti-cíclica:quando o sector privado deixa de investir,provocando o aumento de desemprego e a queda na arrecadaçao de impostos,é ao Estado que cabe estimular a economia.A questão de fundo neste momento passa por saber o que fazer: diminuir as despesas do Estado (alguns terão tendência em defender que deve ser demitidos funcionários públicos,não contratar mais funcionários e congelar o salário na função pública);aumentar os impostos (não se vê quais,uma vez que todas já são altas) ou estimular a economia continuando a aumentar a despesa.Provavelmente teremos de implementar um pouco de cada um dessas medidas para controlar as contas públicas após a retoma económica.Quer queiramos quer não,mais tarde vamos ter de apertar o cinto.Mas também precisamos de deixar de ouvir aqueles que se limitam a repetir que o cenário é negro não conseguindo vislumbrar nenhum caminho.

5 comentários:

Anónimo disse...

Publiquei antes de Ontem um artigo no www.tertuliacrioula.com um artigo sobre o Orçamento de Estado para 2010 e fiz uma reflexão sobre o défice e a dívida. E ao ler esse teu Post noto uma convergência de pontos de vista entre nós nalguns aspectos. Se puderes, faz uma leitura do meu artigo. Um grande abraço

José Luís Neves

MM disse...

Se reparares a estratégia deste ano foi controlar despesas públicas... um firme apertar de cinto (inúmeras despesas supérfluas ou pouco justificadas foram eliminadas)que teve bons resultados e que é irreversível. No OE de 2010 já se nota - o funcionamento sobe por causa das progressões, promoções e recrutamentos mas a subida é contrabalançada em parte pela redução de outras despesas - e é inquestionável que a AP pode poupar muito mais no funcionamento com os investimentos a nível de racionalidade energética que estão a ser implementados.

Edy disse...

Ok Zé Luis...
MM,como é moda dizer agora,esses resultados deviam ser "socializados"...
Abr

MM disse...

Mas são socializados... espanta-me às vezes que não se preste a mínima atenção. Há dados publicados e no site do MF há sempre informação. Até o Orçamento está on-line

Edy disse...

O problema se calhar é esse mesmo: quantas pessoas têm acesso à internet?E,entre os nossos emigrantes,quantos acedem aos dados do MF?E,por fim,quantos caboverdianos terão disponibilidade e paciência para ler um OGE?