terça-feira, 24 de novembro de 2009

Os Intelectuais e o Liberalismo - Raymond Boudon

"Como se explica que haja tantos mal-entendidos à volta do liberalismo, a doutrina política a que se deve a afirmação da liberdade, da dignidade e da autonomia dos seres humanos, a proclamação dos direitos do homem, a defesa de uma ordem política em que este seja actor consciente das suas condições de vida? Como se explica, então, que tantos intelectuais o rejeitem? Será apenas pela função crítica que cumpre aos intelectuais, função encorajada, aliás, pelo espírito liberal nas sociedades livres e plurais em que o liberalismo triunfou? Será por o liberalismo ser a referência relativamente à qual se definem as posições revolucionárias e reaccionárias?
Esclarecendo os equívocos que hoje se verificam à volta do liberalismo, desmontando os chavões em que assentam as críticas mal informadas que lhe são dirigidas, Raymond Boudon faz uma recapitulação cáustica e pormenorizada das ideias feitas que desde há trinta anos, pelo menos, confundem e viciam o debate político e estão na origem de trágicos efeitos perversos, particularmente nos domínios da política educativa, da política económica ou ainda da política de luta contra a delinquência.Segundo Boudon,parte da explicação para o facto de os intelectuais não gostarem do liberalismo está na massificação do ensino.Na tradição liberal,cabe aos intelectuais procurar a verdade incessantemente.Mas este ideal de busca da verdade,difícil e penoso,está em crise.Num sistema massificado,o que atrai são ideias mais úteis do que verdadeiros.Ou seja,ideias com a função terapêutica de aplacar as nossas penas,que são muitas.Ocorrem-me alguns exemplos: a desconfiança face aos processos democráticos,que tendem sempre a prometer mais do que aquilo que podem resolver;a impotência face aos mecanismos impessoais do mercado que podem gerar,por exemplo,desemprego;a angústia diante de um futuro que é sempre desconhecido.A nossa vida colectiva está cheia de desilusões,inseguranças e incertezas.Este é um facto que todas as pessoas verdadeiramente maduras compreendem e aceitam.Mas é também um terreno fértil para o anti-liberalismo".

1 comentário:

Edson Medina disse...

Sobre isso, acesse: http://impresondigital.blogspot.com/search?updated-min=2009-01-01T00%3A00%3A00-01%3A00&updated-max=2010-01-01T00%3A00%3A00-01%3A00&max-results=50 Já tinha escrito sobre o neo-liberalismo! Ou entao vai no post 2para começo de conversa...
Abrs,
EM