sexta-feira, 9 de abril de 2010

Escassez de Mão-de-Obra e Abundância de Boca para o "Grogu"

A falta de mão-de-obra que está a afectar a colheita de cana-sacarina e o cumprimento de prazo nas obras públicas não tem nada de surpreendente e as causa estão bem identificadas no artigo do jornal A Semana: «O alcoolismo e a fraca produtividade, a especulação do preço por jornada de trabalho e o desinteresse da juventude pelo sector agrícola, em particular aqueles com nível de escolaridade mais elevado são, de entre outros, os factores que estão na origem da falta de mão de obra", afirmam os agricultores de Santo Antão».E é por causa destes mesmos motivos que,cada vez mais,as ofertas de emprego no sector primário tem sido preenchida básicamente por imigrantes.Contudo,não basta notar que o nível da escolaridade dos jovens leva a recusa de trabalho nesses sectores: é preciso também dizer que esses sectores,principalmente no caso da plantação da cana-sacarina e produção do "grogue",têm acompanhado com muitas dificuldades o desenvolvimento do mercado em termos da sua mecanização do equipamento de produção e da automatização do processo de trabalho.Ou seja,há claramente uma falta de modernização industrial desse sector (e também falta de políticas de apoio a essa modernização).Será que a ADEI (Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovaçao) tem algum projecto de modernização ou inovação para este sector?Por outro lado,por uma razão ou por outra,esta situação é indicador de falhas ou vazios nas políticas de formação profissional,a nível estatal e municipal.Como é que se pode esperar que jovens com 12º ano de escolaridade estejam disponíveis para aceitar este tipo de trabalho? Porquê é que não se organiza formações profissionais na área de produção e comercialização dos produtos agricolas/bebidas ou em gestão de empresas agrícolas,etc.,coordenada por uma cooperativa de produtores e certificada pelo IEFP?Esta seria uma forma de recrutar trabalhadores formados e com conhecimento na área...

2 comentários:

Anónimo disse...

Oh isto é uma questao cultural, pa! Foi a herança que os tugas nos deixou.


Mas deixa-me agora pergutnar-te porque é que um rapaz com o 12 ano do liceu nao pode fazer o trabalhar de apanha de cana de acuçar?

Porquê? Em França e Alemanha paises que conheço por dentro ha liceus agricolas e escolas ténicas agricolas, donde saiem alunos do 12 ano ou 12 + 2 que fazeml os seus estagios no campo. E depois trabalham no campo na area da agircultura, pecuaria e silvicultura. Portanto a apanhar produtos agricoslas no camppo.

Sao paises ricos onde jovens de 12 destao melhroes formados do que os nossos. Logo porque que um frances e um alemao podem faszer esse trabalho e um crioulo duma terra pobre e miseravel que vive à custa precisamente desse francês e desse alamao nao pode fazer esse job?

Edu, com a crise economia a maioria, repito a maioria dos jovens euroepus, saiem hoje da Unviersidade, sim UnIVERSIDADE, com licencitarura para o desemprego, para vendedor de hamburgers nos McDonalds ou outros trabalhinhos do "campo".

Em CVerde, sabes para onde esses jovens mal formados, pois aprenderam mal as de curso et e tal, mas perguntava sabes para onde vao?

Claro que sabes; vao para presidente de bolsa de valores, para directores gerais, para directores financeiros, para ministros. Diz-me se nao é ridiculo a filha de David, que foi coelga do meu filho no liceu, ser Ministra.

Diz-me se nao é para eu rir de morrer. A menina, nao chegou aos calcanhares do meu filho; bem para ja ela nao sabe matematica, portanto so poderia tirar um curso de direito para ser... MINISTRA!

Oh Edy!... nao, vou-me embora! UMA vez mais!...

Al Binda

Edy disse...

Al Binda,
eu não disse que os jovens com 12º não PODEM fazer trabalho de apanha de cana;o que eu disse é que não o QUEREM FAZER.Constatei um facto,que é indesmentível.Mesmo tu o reconheces quando dizes que é uma herança cultural dos portugueses.Outro problema nosso é que não temos McDonalds,a FNAC ou call-centers em número suficiente para empregar esses jovens..
A propósito,também fui colega da ministra Janira H. Almada no liceu,podes dizer-me o nome do teu filho?Talvez conheça e até podemos ter sido amigos...