sexta-feira, 2 de abril de 2010

Mais ciência no debate

O debate sobre a delinquência juvenil,a violência urbana e os thugs em Cabo Verde está contaminado por análises e respostas profundamente ideológicas: uma sensibilidade de esquerda é levada a acentuar as determinações económicas;uma sensibilidade de direita vem sublinhando as iniciativas individuais (e pelo que tenho lido,os estudos que já se fez sobre esse fenómeno no país também sofreram essa contaminação).Talvez um pouco por causa disso,as soluções não tem sido consensuais entre os especialistas (e entre os políticos) e os resultados não tem sido o desejável...

21 comentários:

Anónimo disse...

meu caro toda a ciência tem uma ideologia. Na palavra ideo-logia tem ideia e logia. Ideia, é em grego idios, forma, ideia.(Platao)

logia, do grego logos, discurso, palavra, estudo,investigaçao, logo ciência.

Todo o cientista, tem uma opiniao, uma filosofia politica, logo uma ideologia.


Mesmo quando ha o rigor cientifico, a objectividade, ha sempre uma ideia politica por tras. Nao ha homem, nao ha sistema que nao tenha uma ideologia.

E' falacia pensar-se que o cientista entra no laboratorio e esquece as suas posiçoes politicas, o seu ideal politico.

Alias é perigo pensar-se que todo o cientista nao tem opinioes politicas,nao tem uma moral, uma ética.... (porra!! man, estou a falar caro como o diabo, ou nao???!!)

E' por isso que tenho muitos inimigos; mas ainda nao perceberam uma coisa: que tenho um humor dos diabos e sou indiferente a qualquer tipo de ataque. Sim, sou perigoso, muito mesmo!

Al Binda

Anónimo disse...

Olha so como é que a França lida com os thugs gauleses;

Des chauffeurs de bus ont été reçus vendredi à l'Elysée par Nicolas Sarkozy, deux jours après l'attaque de deux véhicules à Tremblay-en-France. A l'issue de cette rencontre, le président a demandé au ministre de l'Intérieur Brice Hortefeux d'«intensifier les opérations coups de poing dans les cités sensibles».

Nicolas Sarkozy s'est déclaré «très choqué» d'avoir vu un bus brûlé, a rapporté aux journalistes Kada Zenasci, un responsable CFDT des chauffeurs, après près d'une heure passée à l'Elysée.

Mercredi soir, un autobus a été incendié et un autre caillaissé dans la cité du "Grand ensemble" du Tremblay-en-France (Seine-Saint-Denis), au surlendemain d'une opération antidrogue dans la cité au cours de laquelle des stupéfiants, des armes et près d'un million d'euros en liquide avaient été saisis.

80 policiers supplémentaires

«Il y a des zones à risque sur tout le secteur de la Seine-Saint-Denis» et «nous, on demande de la sécurité partout», a déclaré à sa sortie de l'Elysée Jonathan Pigeon, chauffeur de bus de la compagnie TRA (Transport routier automobile), témoin direct du caillassage du véhicule qui précédait le sien.

Brice Hortefeux, qui a assisté à la rencontre entre les machinistes et le chef de l'Etat - en présence du directeur général de la police nationale Frédéric Péchenard et du préfet de police Michel Gaudin - a assuré qu'une «enquête très précise» était menée.

A la mi-journée, Brice Hortefeux s'était rendu au siège de l'une des de
compagnies de bus concernées, TRA (Veolia transport), à Villepinte. Il y a annoncé que 80 policiers, dont des CRS et des hommes du service régional de la police des transports, allaient être affectés à des escortes d'autobus.


Continuaçao no LIBERATION 3 abril

Al Binda

Luis disse...

É claro que qualquer cientista tem a sua ideologia sr. Al Binda,isso é humano!Outra coisa bem diferente é fazer ciência e implementar medidas políticas com base em ideias pré-concebidas...

Anónimo disse...

Mas oh Luis vem dar ao mesmo; Tu achas que as medidas politicas sao implementadas como?

Vamos à praxeologia: porque é que o socialista Obama teve muitas dificuldades em aprovar a sua reforma da saude? E para ja aquilo nao vai funionar na pratica!

Porque é uma revoluçao politico-ideologica que vai contra os fundamentos do liberalismo, que enforma a sociedade americana.

Poque é que Obama nao consegue implementar a sua reforma financeira mundial? Porque os seus ideiais politicos, quer dizer a sua ideologia vao contra os fundamentos do Wall Street, do Banco Mundial, do FMI etc etc.

Repara que mesmo estando um socialista à frente do fMI, nao temos um planeta socialista com a distribuiçao da riquesza, com uma politia social forte keinesiana.

Porqu$ê? Porqaue quem manda sao os homens das finanças. Quem tem o seu dinheiro nao o distribuiu assim como pensam os sohnhadores socilistas, comunistas, econoligistas, soiasis democratas e toda essa malandragem que nao quer produzir mas viver de maos estendidas...

Um liberqal produz e arraza o mercado, como eu faço coma minha produçao que espalho pela blogaria, e domino tudo sozinho, porque os que me estao à roda nao têm a minha potência de fogo...

AL Binda

Luis disse...

óh Al Binda,
foste buscar um exemplo que se adapta na perfeição ao teu argumento.Porque não ficamos pelo exemplo que o Edy apresentou,que é sobre as causas da delinquência e a ideologia?

Anónimo disse...

Luis, os exemplos sao adaptaveis às matérias.

Ja respondi sobre o exemplo dado pelo Edy.
Al Binda

Anónimo disse...

Luis, os exemplos sao adaptaveis às matérias.

Ja respondi sobre o exemplo dado pelo Edy.
Al Binda

Redy Wilson Lima disse...

Edy, quais estudos? Aquele que diz que a causa é da desestruturação familiar? Que eu saiba, é o único estudo oficial sobre o fenómeno.
E estou de acordo com o Al Binda quando diz que é um erro pensar num cientista social 100% desgarrado de uma ideologia.

Anónimo disse...

Desculpem la mas fui roubar o meu produto ao blogue do Redy.

Oh Redy, o teu amigo Miguel nao é apenas um comunista, é um palhaço!... Sim, um palhaço daqueles cujas palhaçadas nao interessam nem ao larapio da esquina. E' um leviano, um gajo pouco sério. Alias ja pela sua maneira de falar descosida, por monossilabas, por grunhos, està tudo dito..

Mas nao, tudo nao està dito porque o Michael nao passa de um thug! Sim esse Miguel estragà ôve é um thug, um arruaceiro...COMO temos muito em CV, mesmo no mundo politico.

Mas reparei que voltaste à carga no bianda, onde nao estou porque o César, é um descarado que tem o atrevimento de me censurar, de deitar ao lixo o meu trabalho intelectual. Mas bom, reparei que confundiste no bianda, estado de guerra que é uma situaçao com um Estado de Guerra.

Mas oh senhor seociologo da viiolência você precisa de umas liçoes de interpretaçao da lingua portuguesa e de direito. CVerde nao està em estado de guerra e para a tua informaçao TERRORISMO, é uma forma de guerra. A guerra assimétrica.

Bem, Redy, eu em tempos tinha-te enviado um link para precisamente estudares a Politica Internacional e Estratégia, quer dizer questoes de guderra.

Vais ter que me desculpares, tu nao percebes nada de guerra. Assim como tu dizes perceber de SOCIOLOGIA, (coisa que eu nao perceberia nada segundo me disseste uma vez), eu digo-te que eu percebio de Guerra, Estratégia e de Filosofia das Guerras.

Desculpa la mas nao percebes rigorosamente nada dessas ciências e nao tens noçoes de base de direito. E' lamentavel!...

Al Binda

Edy disse...

Meus amigos,
é claro que a ciência nunca é 100% "pura" e livre da influência humana e ideológica (principalmente as ciências sociais).O que eu quis dizer é que não temos conseguido ir para além do debate ideológico neste caso concreto.Ou seja,ficamos pela constatação das duas sensibilidades (uns à esquerda e outros à direita).E isto tem-se reflectido na falta de solução para "amenizar" o problema.
Redy,quando falo nos estudos (conheço 2 estudos nessa área em CV) é uma crítica pessoal a uma certa prática das ciências sociais:têm-se preocupado muito mais com os aspectos teóricos dos fenómenos sociais e dedica muito pouca atenção à resolução dos problemas sociais (e esta é uma das razões que a economia,que também é uma ciência social,tem maior aceitação no mercado de trabalho do que,por exemplo,a sociologia).
Abraço

Anónimo disse...

Afinal o Edy vem-nos dizer que falava mais das ciências sociais. Mas isto faz-me rir ainda mais!

Oh Edy, eu quando me referi a ciências, pensei que te estava a responder, pensando que tu fazias referência às ciências puras, aplicadas, coisa de laboratorio, coisa de matematica.

Afinal nem isso! E' de ciências sociais que tu falavas, o que vem tirar credibilidade aidna mais à tua afirmaçao.

Vou dar-te apenas um exemplo das chamadas ciências duras e estou a epensar na fisica e no Einstein. Pois bem como sabes o Einstein tido como paradigma do cientista, era comunista, um gajo de esquerda, que teve intervneçoes militantes na area da politica. Foi um autêntico desastre.

Mais nao digo!

Nao, digo pergunto ainda mais uma coisinha: achas que é ideologia essa peixeirada do MPD e do PAICV!?

Al Binda

Jorge André disse...

so a expressão "peixeirada do MPD e do PAICV" significa que é ideologia e não ciencia.

Edy disse...

Mas óh Al Binda,tenho de mandar-te ler de novo o post: "O debate sobre a delinquência juvenil,a violência urbana e os thugs em Cabo Verde está contaminado por análises e respostas profundamente ideológicas".Se falo sobre a delinquência juvenil,sobre ciências naturais é que não podia ser...Aliás,nem as ciências naturais são 100% irrefutáveis...Sobre o Einstein,o exemplo que dás não tem nada,mas mesmo nada a ver,com a ciência que ele desenvolvia.Confundir a ciência com o cientista não é honesto meu amigo.Ou vais me dizer que a teoria de relatividade dele tem alguma coisa a ver com ideologia?
Agora tu é que fizeste me rir...

Anónimo disse...

Continuas sim a fazer-me rir Edy! Mas antes e rapidamente, pergunto ao jorge onde é que viu que escrevi que peixeirada... é ciência? Ele tentou brincar, pois o que disse é que tal nao é nem ideologia e nem ciência mas peixeirada.

Portanto nada de inverter a piramide, Edy e ja estou contigo. Quem confunde ciência com o cientista és tu, pois em momento algum eu escrevi que Eistein como cientista incorpora em si a ciência.

O que eu disse é que ele é cientista e era homem que tinha uma ideologia politica; quer dizer ele pode elabroar uma ciencia e depois consoante a sua filosofia politica concedê-la a aqueles que defendem os seus ideiais.

Por outro lado, Edy, nao estejas a derrapar; com isto quero dizer-te para manteres a calma e criticar-me mas sem entrar no campo da moral, chamando-me indirectamente de desonesto. Sabes que sou um duro e replico sempre na mesma moeda.

Ja te respondi portanto sobre a teoria da relatividade; QUanto às ciencia naturais ou qualquer ^ciencia meu caro todas as ciências para serem precisamente ciência têm de ser "irrefutaveis". Nao leste o autor da Sociedade Aberta?

Uma teoria para ser teoria tem de ser irrefutavel e dura enquanto valer. E' a teoria da validade, que tem de ser refutada. Se nao conseguires provar cientificqametne que uma teoria é refutavel, entao ela nao é teoria.

Até muito recenemente nao era possivel que um objecto ficasse invisivel; hoje com o desenvolvimento das teorias fisicas e dos metamateriais, ja é possivel impedir a luz de penetrar o obejecto que pode assim ficar invisivel. E' a chamada barreira da invisibildiade.

E' fisica, é teoria da luz, é alias, um campo que Eistein começou a tratar com as suas obras e trabalhos.

Conclusao: sou invisil, nao conseguiste atingir-me!

Al Binda

Edy disse...

Vamos lá simplificar isto Al Binda: a esquerda utiliza o argumento da "força" das desigualdades sociais e a direita diz que é iniciativa individual que determina a delinquência social.É óbvio que um e outro cientista defende um e outro ponto de vista.Mas,a BOA ciência,com qualidade e rigor,vai-te dizer que os 2 factores estão presente na origem da delinquência...
Abraço

Anónimo disse...

Ai é a coisa é muito dificil para mim para tere de a "simplificar" para eu perceber?.

E' o que eu digo a nova geraçao tem ca uma tesao dos caraças! So que é tesao de mijo!

Olha rapaz, para ja nao tenho criticado a tua salada russa dessa frase mas ja que insistes so uma plavrinha.

A tua frase desde o titulo é um amontoado de contradiçoes. COmeça logo pelo titulo onde destacas a palavra ciência. Porque é que nao puseste entao logo ciência social, ciência humana ou qualquer coisa do gznero?

Em segundo lugar no corpo do teu texto, ha uma confusao nao so em realçao a politicos mas em relaçao aos proprios homens da "ciência". Isto quando a tua intençao era criticar posiçoes politicas; De quem dos politicos ou dos homens que fazem ciência?

Como é evidente na tua ideia é o homem politico que ideologiza tudo; so que acabaste de dizer também que aquele que faz ciência também ideologiza se é de esquerda ou se é da direita.

E foi precisamente por aqui que te peguei, sabendo que o peixe tinha morrido pela boca...

Mas agora com essa de que os factores esquerda e direita estao presentes na origem da deliquência, na verdade simplificaste e muito as coisas.

Percebes algumas coisa?

Al Binda

Anónimo disse...

ciencia social não é ciência senhor al binda?

Anónimo disse...

o que é que acha senhor anonimo? diga la da sua justiça ja que anda muito distraido pois obrigeuei o edy a fazer uma distrença entre ciências duras e ciencias sociais.

AL BINDA

Anónimo disse...

es Al Binda e um sampadjud ingisód!
so argumentus rabiskadu,trokadjadu i piroso.Bai le sobri filofia i retorika omi grandi..

Anónimo disse...

Je me tinha despedido do Edy, mas ainda vou a tempo de mandar à barda merda esse Anonimo analfabeto.

Nao sou sampadujo, sou mindelense, boice de Soncente.

E pertenço a uma raça dos melhores. Sim Filosofia e Retorica sao minhas disciplinas de formaçao. Fui dos melhores! Nao ha juiz em CvERDE para me sentenciar nessas matérias!

Alias ha Filosofos em CVerde? Nunca ouvi falar neles!

Agora posso ir?!
Al Binda

Anónimo disse...

Al binda,
erro de português, pá.
É destrinça e não distrença, ok?