terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Listas Partidárias

O que determina a presença ou ausência de um nome nas listas para deputados? Fidelidade partidária, lutas internas entre sensibilidades, mérito, a popularidade, género ou as redes de relacionamento sociais? Acredito que o mérito é o que tem menos peso, recrutar em função do género é uma moda, a popularidade e a visibilidade social ajuda muito e o que realmente conta são as redes sociais. O militante A e o militante B são dois quadros competentes, com um percurso profissional rico e dois militantes empenhados. O que explica a inclusão de A numa posição elegível e a ausência de B na lista, se tanto um como outro conseguiu mérito nas respectivas profissões e são igualmente militantes empenhados? O que explica que haja sempre mais homens do que mulheres nas listas para deputados? O critério é o capital social que se obtém através das respectivas estrutura de redes sociais dos militantes partidários. Quanto melhor posicionado na estrutura de redes sociais do partido mais capital social têm o indivíduo; quanto mais capital social, maior é a probabilidade de fazer parte das listas ou de obter um bom cargo político. As mulheres não estão em maior número nas listas porque são discriminadas: são as pessoas que fazem parte das listas é que têm mais capital social, independentemente de serem homens ou mulheres. Fazer uma lista para as eleições deve ser um dos momentos mais difíceis para os dirigentes partidários…

5 comentários:

Anónimo disse...

Sta skritu

http://www.youtube.com/watch?v=FisdJw1GRbc

Anónimo disse...

Meus caros,
aqui em São Vicente o PAICV está claramente a ganhar, muito à frente! Vê-se nas ruas, nas conversas nas ruas, enfim... Convido-vos a estar aqui e comprovar.
Uma surpresa: há zonas onde a UCID teve mais pessoas do que o MPD, nos comícios.
Esta de escolher o Jorge Santos não deu certo.
São Nicolau o PAICV está, claramente, à frente. Santo Antão, PAICV está fortíssimo em Porto Novo e Paúl.
Sal e Boa Vista não é muito claro. Maio, tradicionalmente, MPD. Fogo, não é preciso dizer. Brava, vamos ver. Agora Santiago, parece-me que o PAICV está à frente, tanto no Norte como no Sul. Basta ver o que foi Vila Nova, Aeroporto, aquele banho de gente na Assomada.
MPD, no Bairro Craveiro Lopes, tinha pouca gente! Vi pela TCV. O Abraão não devia ter metido na campanha, até já está meter no discurso baixo, em vez de falar de alternativas, enfim... PAICV está à frente. Até a Eurosondagem, empresa que o MPD contratou para fazer a sua sondagem dá vitória ao PAICV.

Anónimo disse...

Esse palhaço do Undertaker inconsciente é tao distraido que termina o seu post dando ao Veiga uma maioria de 10 anos! Estao a ver que essa gentinha de pacotilha do PAICV é tao ignorante.

Começa com Zé Maria que passa a vida a falar num mandato de 10 anos; ele que nao respeita as instituiçoes criadas pelo MPD quer modifica-las instaurando mandatos parlamentares de 10 anos!

Nao, analfabetos, num Parlamento um mandato é de 5 anos; o povo vai às urnas todos os 5 anos e é isso que esse burro do Undertaker e o seu chefe têm de saber. Veiga vai ser eleito primeiro para um mandato de 5 anos; depois o povo voltará a ir às urnas. Mas vocês sabem que o PAICV é tao inconsciente que insiste em falar em 10 anos nao vendo nisso que se está a afundar pois o povo sabe que o mandato é de 5 anos.

O povo ja está farto dos 10 anos de Zé Maria e Undertaker. O Undertaker é tao burro que nao sabe que Gbagbo é apoiado por José Eduardo dos Santos e por Pedro Pires e nao Carlos Veiga. Alias ele sabe, mas tenta colar a figura de Veiga ao Gbagbo com medo que a gente nao fale em Pedro Pires, seu grande amigo.

Pois bem, minha gente isto é brincadeira, pois Gbagbo é um ditador que nao foi eleito e quem o apoia, vejam so é Pires que também nao foi eleito e José Eduardo dos Santos, que nunca foi eleito. José Eduardo está no poder ha 30 anos minha gente sem ter sido eleito!


Conclusao: Nada de mentiras Undertaker mentiroso! Sim podes contar ja com o teu abismo, mas para começar sao 5 anos como é dito na nossa constituiçao!!!

Underdôglas

Anónimo disse...

Meus caros,
Com o banho de gente que o PAICV teve hoje em Monte Sossego, e pelas demonstrações que se vê nas ruas de São Vicente, a cada dia, confirma-se que o PAICV está mesmo, e muito, à frente li na Soncente!
Foi uma onda amarela impressionante!!!
Mesti Manti, Sim!!!

文章 disse...

餐飲設備 製冰機 洗碗機 咖啡機 冷凍冷藏冰箱 蒸烤箱 關島婚禮 巴里島機票 彈簧床 床墊 獨立筒床墊 乳膠床墊 床墊工廠 產後護理之家 月子中心 坐月子中心 坐月子 月子餐 銀行貸款 信用貸款 個人信貸 房屋貸款 房屋轉增貸 房貸二胎 房屋二胎 銀行二胎 土地貸款 農地貸款 情趣用品 情趣用品 腳臭 長灘島 長灘島旅遊 ssd固態硬碟 外接式硬碟 記憶體 SD記憶卡 隨身碟 SD記憶卡 婚禮顧問 婚禮顧問 水晶 花蓮民宿 血糖機 血壓計 洗鼻器 熱敷墊 體脂計 化痰機 氧氣製造機 氣墊床 電動病床 ソリッドステートドライブ USB フラッシュドライブ SD シリーズ