quarta-feira, 20 de abril de 2011

Administração Publica

Até agora a mudança mais emblemática que os governos PAICV conseguiram a nível da Administração Pública dá-se pelo nome de Casa do Cidadão. Apesar de algumas mudanças, grande parte da nossa Administração Pública continua a servir os interesses da própria administração pública. Dentro da própria administração temos “ilhas de excelência” a conviver lado a lado com estruturas que só existem para servir a própria administração pública. E, para piorar, não conseguimos melhorar em nada a prestação de serviço ao cidadão. Isto é um problema cultural: aparentemente uma maioria dos funcionários acreditam ainda que a administração pública não existe tanto para servir o cidadão mas que é este que precisa da administração pública. Não se consegue melhorar a eficácia da gestão, não se consegue impor mais racionalidade sem alterar esse cenário,sem mudar a cultura organizacional da administração pública. Não adianta muito mudar as estruturas organizacionais, tornar a estrutura mais flexível, introduzir novos modos de divisão de trabalho ou implementar novas práticas de gestão se a cultura organizacional manter-se inalterada. É esta mudança da cultura organizacional na administração que é a mais difícil de se fazer, e é esta mudança que se deve exigir ao Secretário de Estado da Administração Pública neste novo mandato.

8 comentários:

Anónimo disse...

Fazes-me rir!!!

Mas nao era isso tudo que se denunciava durante a campanha?

Eu nao te disse que no PAICV nao ha cabeças para pensar essas coisas, quanto mais agora resolvê-las!

Os teus escritos criticos so me dao razao!

Mas, rapaz, tens um problema muito grave: sabes equacionar problemas mas nao os sabes resolver.

Enquanto nao souberes racionar correctamente, quer dizer descobrir que ha aqui um problema mas poder resolvê-lo, ficaràs sempre nesta cepa torta!

Sabes porquê? Porque tens fortes lacunas de filosofia (filosofia moral e de justiça por exemplo, daí esse teu post malvado de interesses e egoismos nacionais)e de matematica.

Pareces aqueles miudos que sabem resolver problemas de matematica so por intuiçao, mas sao incapazes de perceber os enunciados porque sao disléxicos!!!!

Ja viste a maneira da minha abordagem das problematicas? E' o conhecimento que nos dà esta capacidade de analise.

Conclusao: Zé Maria, tem aquilo que os tugas chamam esperteza saloia; mais nada! Logo ele nao pode resolver problemas para além dos chavoes que ele copia num manual qualquer!...

Unknown disse...

Senhor Al Binda mestre da wikipédia..vocês que sabe pensar,você que sabe mais do que toda a gente na terra,porquê não está cá para resolver os nossos problemas?Dizes sempre a mesma coisa em todo o lado e a toda a gente: que têm lacunas de filosofia e matemática!Você que é o mestre da wikipédia,não chegou a lado nenhum na davida...o Zé Maria chegou a 1º ministro e futuramente a presidência da república..cresce e aparece!!

ps: ainda por cima falta-lhe alguma coerência...já aqui elogiaste o autor deste blogue,que é dos mais estudioso,etc,e agora dizes que ele tem lacuna...haja espírito "runho"!

Anónimo disse...

Bahhhhh,fika ku bu filosofia ki ka tem num utilidadi...

Anónimo disse...

Oh sergio (assim com letras minúsculas como tu mesmo assinas reconhecendo a tua pequenez intelectual) eu nao posso responder por Al Binda, mas também sei que estás a reagir ao post que eu escrevi.

Logo, eu queria dizer-te para nao seres mais pateta do que és na realidade. E' que tu sabes que nada que escrevo sai da Wikipédia; rigorosamente nada e tu nao podes desmentir-me.

Nao passas portanto de um mentiroso crónico que necessita urgentemente de uma consulta psiquiátrica.

So um doido varrido, vê proeza em Zé Maria ser primeiro-ministro de uma republica de achadas e vales, extremamente pobre e miseravel! So um analfabeto pode pensar que quem é primeiro ministro de Cabo Verde tem qualidades especiais.

Cabo Verde, pode ser governado por qualquer semi-analfabeto de uma pequena cidade europeia. Governar e administrar uma populaçao que nao chega sequer a meio milhao de habitantes, é coisa que qualquer agente administrativo com um nivel intelectual do liceu, pode fazer!

Esta é a razao da minha ausência da minha terra!

Eu cago admiravelmente e rigorosamente em quase toda essa elite politica, sobretudo essa do PAICV; percebes ou nao, oh energúlmeno.

Quanto a elogiar ao Edy, nao ha contradiçao nenhuma. Eu elogio o rapaz, mas dentro de uma elite juvenil mediocre que ainda nao provou rigorosamente nada.

Eu com 26 anos, ja estava no estrangeiro num dos paises mais avançados do mundo, por mérito pessoal e profissional e com estatuto de um SENHOR!!!

Nao devo nada a Cabo Verde! Nunca pactuei com essa gente que quando chegou em 75 me encontrou a trabalhar num sector estratégica e chave nos destinos da naçao crioula.

Zé Maria, entrava para a JAAC; Eu nunca fiz parte de nenhuma estrutura do PAIGCV, porque nunca respeitei intelectualemente essa gente.

Limitava-me a fazer o meu job, e quando achei que ja estava a perder espaço de manobra, abandonei o país. Saí com licença sem vencimento que expirou, tendo depois descoberto que fui expulso da Funçao publica por falta de comparência.

José Brito, entretanto, e muitos outros viram os seus anos no estrangeiro contados para a reforma de ouro, que tivemos, enquanto eu de Cabo Verde, onde trabalhei antes da independência e 4 anos depois da independência, nao tenho nada.

Mas o curioso é que continuo a trabalhar para Cabo Verde mesmo à distância, como alimentando debates na Net sem receber nada; alias, recebo sim: insultos de mentecaptos como este pequeno sergio.

E se fosses à bardamerda?!!!!

Anónimo disse...

...."continuo a trabalhar para Cabo Verde mesmo à distância, como alimentando debates na Net sem receber nada"

Chamas isso de trabalho meu caro!?Grande contribuição estas a dar para o desenvolvimento de Cabo Verde,grande mesmo!!!!
Nunca pensei q alguma vez teria q dizer isto mas, ainda bem que existe uma grande parcela,lê bem, uma grande parcela da população q sequer tem um computador quanto mais acesso a internet, para não ter q ver as baboseiras que vc escreve...

Anónimo disse...

Nao te mandei à bardamerda?!
Entao, vai à bardamerda!!!!

Ivan Santos disse...

Sim já fui...!!!mas como vi que já lá estavas, voltei...!!!

Anónimo disse...

Foste aonde e voltaste para onde Ivan?!!!