quarta-feira, 6 de abril de 2011

AJEC: Cabo Verde tem longo caminho a percorrer na promoção do empreendedorismo

Tendo participado no congresso mundial do empreendedorismo, o presidente da AJEC afirmou ao A Semana que em Cabo Verde “tem um longo caminho a percorrer para acompanhar as práticas modernas de promoção do empreendedorismo”. Totalmente de acordo com essa afirmação. Um promoção séria do empreendedorismo, aquela cujo principal objectivo será criar uma sociedade empreendedora, implica o envolvimento de várias instituições e uma abordagem diferente do empreendedorismo por parte destas mesmas instituições. Deixar a promoção do empreendedorismo apenas nas mãos da AJEC,da ADEI e do Instituto das Comunidades não é suficiente para, a médio e longo prazo, se criar uma cultura empreendedora no país. Por outro lado,basta vermos as várias reportagens da TCV sobre o empreendedorismo (cerca de 10 reportagens,que podem ser vistas aqui) para darmos conta que precisamos mudar a abordagem sobre o fenómeno: na maioria das intervenções, umas vezes implícita e outras explicitas, o empreendedorismo é visto como uma atitude pró-activa ou como dinamismo. Ora empreendedorismo não é pró-actividade ou dinamismo e o empreendedor não é aquele que é proactivo ou dinâmico. Sem o engajamento de mais instituições e sem essa mudança de perspectiva, o processo de construção de uma sociedade empreendedora não dará frutos tão cedo.

2 comentários:

Tozé disse...

Para você então o que é ser "empreendedor"? É dificil e parece até impossível dar uma definição para empreendedorismo. È multidimensional, trasnversal etc etc. Tem varias dimensões. Acho que você não tem razão em afirmar "...Ora empreendedorismo não é pró-actividade ou dinamismo e o empreendedor não é aquele que é proactivo ou dinâmico..." Claro que é. Então defendes o contrário? Concordo que ser empreendedor é muito mais do que simplesmente ser dinámico etc. Na minha opinião o "empreendedor" é a versão empresarial do "Super-homem" dotado de todas as armas para sobreviver neste mundo mais competitivo. Grande abrasu Edy, continua ta incentiva debate sobre empreendedorismo porque acredito como você, que este será a nossa melhor estratégia de crescimento sustentável e concordo também que devemos fazer diferente

Edy disse...

Olá Tozé,
quando digo que o empreendedorismo não é ser pró-activo ou dinâmico quero dizer que um empreendedor tanto pode ser uma pessoa dinâmica como também podemos encontrar inúmeros empreendedores que não são pessoas dinâmicas ou pró-activas.Ou seja,não é o dinamismo ou a pró-actividade que caracteriza o empreendedor...Discordo do "teu" empreendedor como o "super-homem",aliás,os ultimos estudos científicos nessa área tem comprovado que não há nada de "super-homem" nos empreendedores..
abrasu!