quarta-feira, 27 de abril de 2011

%

O governo não apresentou metas a atingir em termos do crescimento económico e do aumento do emprego porque, simplesmente, não quer correr o risco de falhar mais uma vez nas previsões: por um lado, entende-se a tentativa de não se comprometer com uma meta concreta nesta época de grande incerteza económica a nível mundial e, por outro lado, a tentativa de evitar aquilo que aconteceu em relação ao objectivo de crescimento a dois dígitos e desemprego a uma dígito do anterior governo. Da parte do MPD, este fica sem um dos argumentos mais forte para o combate político: não pode mais dizer que o governo não atingiu o seu próprio objectivo de x% de crescimento ou x% de desemprego. Quando o PAICV disser que a economia cresceu e o emprego aumentou, o MPD vai responder que a economia e o emprego cresceram aquém das suas potencialidades; quando o MPD disser que a economia e o emprego não estão a crescer ao ritmo que deveriam, o PAICV vai responder que, não obstante a crise mundial, o país cresce dentro das possibilidades. O aspecto positivo nisso é que, agora, o MPD vai ter de estudar a fundo os dossier de cada área da governação em vez de ficar pelo simples números de crescimento económico e do emprego/desemprego. Ou seja, vai haver menos espaço para demagogia. Em vez de se preocupar com os números que não foram explanadas no programa do governo, o MPD deveria era ter “atacado” o caminho que o governo escolheu para atingir o crescimento económico e aumento de emprego. O que vai diferenciar o MPD do PAICV não é tanto os objectivos a atingir na governação do país mas sim as “vias” para fazer crescer a economia. Senão, ficamos apenas com a capacidade subjectiva de cada um atingir determinados objectivos.

3 comentários:

Anónimo disse...

La estás tu a inverter uma vez mais o sentido dos pólos.

Demagogia do lado do MPD dizes tu!

E queres ser levado a sério!

Mas mais: dizes que no programa nao ha numeros de percentagens. Tens a certeza?

Ouviste o discurso de Zé MAria ou falas de cor?!

Olha que ha numeros e o MPD nao estará a fazer demagogias se amanha disser que Zé Maria prometeu 10 por cento de crescimento economico.

Sim, sim, Zé Maria, falou em 3 por cento, 5 por cento, 8 por cento e 10 por cento.

Isto é que é DEMAGOGIA! Mas o tiro pode sair-lhe pela culatra, pois ele falou numeros, inclusivé em 10 por cento!!!!

Anónimo disse...

i nhó,sempri ta defendi MPD i prinsipalmenti nhu Carlos Veiga..nhu debi sta speraba algum taxo ku vitoria di MPD ma tiro saiu pa culatra..txupa tambarina berdi!

Anónimo disse...

Tacho em Cabo Verde?! Trocar Barcelona, Madrid, Berlim, Paris, Nice, Roma, Porto, Braga... para um lugar onde se caga em plena Praça Albuquerque, ao meio dia?!!!!

Vê-se mesmo que criol ê coitóde!!!