terça-feira, 5 de abril de 2011

Porque será?

Quando em todo o mundo o desemprego está a crescer - temos 20 por cento em Espanha, cerca de 12 por cento em Portugal - e, com a mesma metodologia destes países, Cabo Verde tem hoje uma taxa de desemprego de 10,7 por cento. É um ganho extraordinário para Cabo Verde”, congratula-se. José Maria Neves,no A Semana.


Não sei se foi por falta de tempo,por causa do lugar ou por falta de atenção mas os jornalistas deveriam questionar certas afirmações dos políticos, como essa do nosso 1º ministro. Compreende-se perfeitamente a intenção do JMN com essa comparação,mas dá a impressão que o próprio não pensou no que disse. Porque não comparar a taxa de desemprego dos EUA com a de CV? Ou, de CV com a Suécia? Ou ainda,a taxa de desemprego juvenil nesses países?As vezes parece que os jornalistas,ou alguns deles,não têm pensamento crítico e,pior,não gostam de exigir mais preparação por parte do políticos e dirigentes nacionais.A taxa de desemprego é mais baixa em CV do que em Portugal e Espanha? Sim. Isso é novidade?Hum...não!Porque será?

11 comentários:

Anónimo disse...

A esmagadora maioria dos jornalistas caboverdianos nao sabe fazer uma equaçao de segundo grau.

Isto para dizer que nao sabem rigorosamente nada de economia.

Dito isto, pareces o César a criticar o primeiro ministro acabado de ser reeleito com os vossos votos, ou pelo menos com a ajuda de vossas propagandas!

Nao tens moral para criticar agora e se nao és tu, serà a tua familia que ficou na terra que vai comer o pao que o diabo amassou!

Edy disse...

Então meu amigo,por ter apoiado o PAICV temos de dizer que tudo vai bem?Não posso criticar o FCP quando joga mal só porque sou portista?Não posso criticar JMN quando ele está enganado ou propõe ideias ou políticas que,a meu ver,são erradas?Eu sempre critiquei quando tinha que criticar,sempre apontei o que estava correndo mal no ultimo governo PAICV...o apoio a PAICV em detrimento do MPD ou da UCID deveu-se a uma coisa muito simples: um mostrou estar mais preparado para governar do que outro.Mas isso não quer dizer que esse que está melhor preparado não esteja isento de críticas...

Anónimo disse...

Melhor preparado?!!! E' uma opiniao ou uma verdade cientifica e objectiva que se pode provar em laboratorio?!

Eu sou um CIENTISTA, caralho!

Funciono com provas!

Biba ooooo Poarto, caralhoooo!!!!!!!!! era assim que a gente berrava nos idos anos 70 na minha faculdade de Braga!!!!!

Anónimo disse...

Vai ler no Liberal, as criticas dos leitores à peça sobre Filo directora da Semana. Um cheirinho sobre os teus patroes Neves:

"Ou seja esse bando de vândalos tanto no Semana, no Paicv, na Tacv, no governo sao tudo gente da mesma índole. Comem e quem se lhes aparecer pela frente, nao interessa quem...eles se matam! Esse coro de fingimento da Filo só pode enganar ao Neves que, ao parece é um tonto."

Anónimo disse...

É tanta a ignorância? Quastionar JMN sobre a comparação que fez só se estava errado, mas não estava. Da mesma forma que, para o deixar mal o jornalista poderia pedir-lhe para comprar a nossa taxa com as dos EUA e da Suécia (pergunta sem lógica), podia-se perguntar-lhe como compara a nossa taxa com as de Angola, Guiné-Bissau, Mali, Camarões, Moçambique, etc. E esta hein? O cabo-verdiano é muito bom em criticar os outros, mas é lofa de essênia. A propósito, esses especialistas em jornalismo, são especialistas em quê mesmo????

tony d´almeida (tonydalmeida@gmail.com)

Anónimo disse...

oi Edy. Gosto da tua postura. Criticar quando se acredita que algo esta mal independentemente de se ficar "mal da fita". Quem tem opinião diferente que a manifeste e os porques.
Agora sinceramente eu gostaria de saber a resposta a tua ultima pergunta. PRT tem menor taxa de desemprego porque? Deixaste-nos nós, os analfabetos em economia, na vazio! Abraço.
MM

Anónimo disse...

Encontrei-me com um tal Ivan no blogue do César a defender um mesmo arguemntario aqui "copiado" pelo que coloco também aqui o post que pus do outro lado:

Oh Ivan, copiaste o teu texto no blogue do Edy? E' que li do outro lado quase o mesmo texto.

Mas, vou-te responder, apesar do teu silogismo meter agua.

Respondo igualmente ao César, que pelos vistos continua a nao entender.

Hao-de me desculpar, mas vocês nao estao a compreender porque o primeiro nao percebe nada de silogismos e de logica, e o segundo, ser teimoso.

Porque nao têm pergaminhos suficientes para serem meus estudantes (aluno seria uma ofensa!) limito-me a ficar pelo basilar.

Nao, rapazes, podem e devem criticar o vosso partido, o partido no qual votaram! Entendido ou nao?! Estao a ver que até vos dou razao?

Mas vocês fingem compreender, ou entao decididamente nao estao mesmo à altura de seguir sequer o primeiro ano de filosofia, politica ou direito. Se nao entendem textos de base, como podem analisar Platao, Wittgenstein ou a filosofia penal de Jorge Carlos Fonseca?!!!!

Meus senhores, o problema nao é criticarem o PAICV.

O problema é votarem no PAICV, conhecendo todas as suas lacunas nas matérias que estao a criticar agora, nao esperando nem pelos célebres 100 dias de governaçao de graça, quer dizer sem criticar?

O problema, é votarem no PAICV, sabendo que todo o seu discurso de campanha esteve assente na mentira.

Mas eu eu percebo o vosso desarire; tem uma leitura psicanalitica. Sentem-se frustrados, porque sabiam que o PAICV estava a mentir, mas mesmo assim, disseram convosco: "nao, vamos la dar mais uma oprtunidade ao nosso partido historico, porque desta vez nao nos vai enganar".

E' nao conhecer rigorosamente nada da psicologia politica, da diria mesmo antropologia politica.

E' alias por essa razao que César, continua a nao perceber nada do que é viver em democracia liberal e estado de direito. E" por essa razao que ele tem o desplante de comparar o PAICV e Zé Maria, que têm uma culura totalitaria e comunista, com o MPD e Carlos Veiga que deram-vos esta liberdade de criticar abertamente sem medo de irem para a cadeia.

E' por essa razao que César, confunde derrapagens do MPD nos anos 90 com uma cultura totalitarista de partido unico, preferindo, o que é o cumulo, esta ultima. Para César, Veiga, é um diabo em pessoa, pelo que ele votará sempre em Zé Maria, mesmo que nunca venha a ter luz eletrica com os sucessivos governos do PAICV.

Isto é ontológico, é uma postura filosofica, que César e agora o Ivan nao percebem; nao é minha culpa; mas como dizia ao César o seu idolo tem um nivel intelectual do curso preparatorio (o que ja é um elogia dos diabos) duma escola superior de elite em França.

E' um elogio, mas nao passa de dois anos de um curso superior, o que é muito pouco para se perceber problemas politicos e filosoficos.

Estao a bater com a cabeça na parede, por uma razao muito simples a vossa politico-filosofica é muito sofrivel. Estao na incapacidade total de entender os dialogos de Platao, as duas Eticas de Aristoteles, as Criticas de Kant ou o Espirito das Leis de Montesquieu.

Uma vez mais, peço-vos encarecidamente para estudarem. Mas que diabo, é pedir-vos demais, o simples facto de pegarem nos livros? O nosso problema em Cabo Verde, é que temos a mania que nao é preciso estudarmos para emitirmos opiniao.

Desculpem la, mas nao estao preparados intlectualmente para compreender e debater estes assuntos politicos. A referência de César é o livrinho de reportagem de José Vicente, quando aqui as referências sao as que acabei de citar. Peguem nesses autores..... nao, antes disso peguem num manual de filosofia e de politica de nivel de decimo segundo ano para aprenderem as bases e so depois entao os livros que citei.

Mais nao posso fazer!!!

Edy disse...

Olá a todos,
anónimo,não é ciência,são as ideias e propostas apresentadas e a própria prestação na defesa dessas propostas;

tony d´almeida,
o que para ti não tem lógica,para mim tem,sem me sentir um "ignorante":é que a Suécia também utiliza a mesma metodologia para calcular a taxa de desemprego...disse Suécia como podia dizer Luxemburgo ou outro país europeu..porquê não Luxemburgo,onde a crise não teve grande impacto,e sim Portugal e Espanha?Toda a gente sabe que a taxa de desemprego de Portugal evoluiu de cerca de 9% para os actuais 11% nos 2 últimos anos;e o que tem acontecido nesses 2 últimos anos: precisamente a crise financeira e económica com um grande impacto no aumento do desemprego.E como toda gente também sabe,o nosso 1º ministro diz que essa crise mundial "ainda" não se fez sentir no nosso país.Se CV tem um crescimento de cerca de 3% e Portugal nem chega a 1%,o lógico seria CV ter a taxa de desemprego muito mais baixo do que PT,mas no entanto o nosso é de 10.7% e da PT é de 11%.Faz sentido comparar a taxa de desemprego de um país em crescimento com um país em plena crise?Até faz,para os relatórios e tal ou para reafirmar que a crise não chegou ao país,mas não nos permite vangloriar com esse "ganho"...bom,fosse eu governante,eu não me vangloriava com esses dados!Por outro lado,porque não comparar a criação de emprego nos dois países?

Olá MM,
tu e o teu agradável blog,"andam" desaparecidas!Bem,não fui eu a falar em "analfabetos em economia"...nem disse que PT tem taxa de desemprego menor mas sim CV..são tantas as explicações para essa questão,minha amiga!!!para além da crise actual na Europa,Portugal tem uma taxa de desemprego superior que CV neste momento por causa da estrutura do mercado de emprego,da própria estrutura da economia de cada um dos países,a emigração/imigração,o subemprego,o desemprego estrutural,o desemprego cíclico e o desemprego friccional,etc...ou seja,por inúmeros factores,países diferentes têm sempre taxas de desemprego diferentes...

O 1º ministro escolheu comparar a taxa de desemprego de CV com PT e ESP,com toda a legitimidade,é claro,mas esqueceu-se de contextualizar a situação actual por que passa esses dois países...não era o espaço nem o momento para fazer isso?Talvez,mas um jornalista atento podia,pelo menos,"provocar" o sr. 1º ministro...

Abraço a todos!

Anónimo disse...

Ideias e propostas podem ser opinioes mas podem ser também CIENCIA.

Ideias com base na ciência, propostas com base na investigaçao cientifica.

Como é, assim nao da!!!

Anónimo disse...

As do MPD é que não foram ideias com base na ciência e propostas com base na investigação cientifica!

Edy disse...

correcção: o PIB correcto de CV é de 6% e não 3% como escrevi acima...