sexta-feira, 29 de abril de 2011

René Descartes

"O maior bem que pode existir num Estado é o de ter verdadeiros filósofos".

3 comentários:

Anónimo disse...

Descartes escreveu também que tuda a filosofia que se fez antes dele era lixo, e que portanto ele estava a escrever uma nova filosofia de raiz.

Quem escreve assim nao pode ser levado a sério, e depois de Descartes muitos deitaram abaixo a sua filosofia, que está hoje em dia ultrapassada. Refere-se a ele, apenas como referência historica, é Historia da filosofia, mais nada!!!!

Tozé disse...

Anónimo, pode até ser que estejas certo na sua afirmação.
A contribuição de Descartes para a ciência foi muito importante. Ele deu grande contributo para a evolução da filosofia da ciência e é considerado um dos páis da ciência moderna. Concordo contigo que actualmente ele se encontra ultrapassado pela evolução normal da filosofia da ciência mas a "dúvida metódica" até hoje é importante. Você deve concordar que o protocolo ciêntífico evoluiu muito, após a sua contribuição com o "Discurso do Método". Eu acredito que muitos cientistas, na ansia de defenderem e promoverem as suas ideias são tentados a menosprezar os seus antecessores mas no caso de Descartes o que havia em relação à filosofia da ciência? A mitologia? Religião??Qual era o método? A lógica dos filosofos gregos? A contribuição de Descartes foi essencial! Com o discurso do método ele nos forneceu o "método" para demarcar a ciência das outras formas de conhecimento classificados como não-científico. Desde Descartes, surgiram POPPER, KUHN, LAKATOS,FEYERABEND e na minha opinião e preferencia, o BASKHAR " A Realist Theory of Science". Para quem gosta de Economia temos o grande Milton Friedman (positivista) e Lawson (realista). Ti inda nu ka txiga consenso mas ta evolui manenti...

EDY, valeu pelo post. É importante ter verdadeiros filosofos no País. Pensa ku nós propi kabesa. Conxi nós realidade e fazi proposta de soluson adequado pa nós.
Tozé

Anónimo disse...

Claro Tozé, tu tens razao, Descartes lançou os alicerces, os fundamentos da filosofia da ciência.

Razao pela qual eu falei em ele ser referência em termos de Historia da filosofia.

Mas da maneira como a ciência evoluiu como tu disseste, se fores ver por exemplos o que Descartes dizia em matéria de fisica, é claro que ele está ultrapassado. Mas repito, ha que estudar sempre o homem, quando esta-se a fazer a historia da filosofia.

E por falar no Discurso do método estarás de acordo comigo que ha nessa obra frases que sao duma autêntica ingenuidade analisada com os binoculos da ciência de hoje em dia; pergunta-se, mesmo, mas isto foi escrito pelo grande matematico, inventor da geometria cartesiana?!!!!

Enfim sobre a classificaçao das ciências, nao é bem assim como tu dizes. Descartes apenas desenvolveu o que Aristoteles ja tinha feito na matéria...