quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Comunicação Social e as Sondagens

Nos países mais desenvolvidos os meios de comunicação social são os principais clientes das empresas de sondagens solicitando estudos de opinião para tudo mais alguma coisa;inclusive,em épocas eleitorais,há jornais/tv/rádio que apresentam estudos semanais e/ou diários.É claro que o próprios partidos políticos também solicitam estes estudos de opinião mas,neste caso,estes só são divulgados conforme a conveniência e os resultados.Infelizmente é o que mais tem acontecido em Cabo Verde,onde há muito mais sondagens solicitados por políticos e/ou partidos e muito menos sondagens encomendada por órgãos de comunicação social.Assim,as sondagens que saem cá para fora são aquelas que dão vantagem àquele que encomendou o estudo,o que dificulta uma leitura rigorosa sobre as tendências do sentido de voto ao longo de um determinado tempo.Não sei se isso já acontece mas todos os relatórios das sondagens deveriam,após algum intervalo de tempo adequado, ser depositadas na Direcção Geral da Comunicação Social de modo a estar disponível para consulta pública,a exemplo do que estipula a lei de sondagens portuguesa.

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