terça-feira, 16 de agosto de 2011

A 2ª volta das presidenciais

Há por aí uma crença de que o eleitorado "crioulo" mudou e que está mais maduro.Até certo ponto,isso corresponde a nossa realidade mas não se iludam: o perfil do eleitor cabo-verdiano é muito menos "sofisticado" do que todos desejaríamos.E os partidos fazem tudo para que tudo se mantenha desta forma.Nas eleições legislativas de Fevereiro as pessoas foram votar,naturalmente, nos partidos políticos;nas presidenciais do passado dia 7 de Agosto,os eleitores foram votar nos partidos políticos e,no próximo dia 21,os eleitores também vão votar nos partidos políticos.Vai ser assim: os eleitores,principalmente aqueles com escolaridade mais baixa,vão ter como preocupação saber quem é do MPD e quem é do PAICV e,por outro lado,a preocupação dos cabos eleitorais vai ser esclarecer a esses eleitores qual é o candidato apoiado pelo MPD e qual é apoiado pelo PAICV.Não vai ser o Jorge Carlos Fonseca e nem o Manuel Inocêncio Sousa a perder ou a ganhar as eleições;o dia 21 de Agosto vai ser uma "luta" entre o PAICV e o MPD,os candidatos pouco importam.

11 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão ( Se bem que eu acredito que há cenarios apontando para mudanças... a ver vamos)! E como dizes, não ha interesse por parte dos partidos politicos de que esse cenario mude! Não têm o minimo de interesse de que o eleitorado seja de facto esclarecido - vão fazer a campanha vazia de luta/guerra entre anjos e demonios, e o POVO aplaude de pé!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que ainda antes do fecho de campanha os ratos Sidonio, Julio e a filha do Presidente Pires vao lançar uma bomba que farà explodir todo o sistema do PAICV.

Afinal os desaparecidos nao se meteram nos buracos do porao mas autênticos ratos de biblioteca têm estado a estudar nos arquivos preparando o dossier que vai dar cabo definitivamente de Zé Maria como lider do PAICV e do governo.

Sim, ouvi dizer que até o governo pode explodir com tantos corruptos de almas que andam por aquelas bandas. Teremos uma crise politica sem precedentes que, ironia da historia, serà arbitrado pelo ausente presidente dos dois ultimos mandatos pode desta vez entrar mesmo para a historia pois vai dissolver o parlamento devido à grave crise politica que vai assolar estas terras nos proximos dias.

Sim, ouvi dizer que os ratos estao a pôr de pé todo o um dossier com provas à prova de chumbo de gigantescas fraudes eleitorais durante a primeira volta, que serà automanticament e anulada, devendo haver uma repitaçao do escrutinio presidencial. So que desta feita sem Inocêncio, pois ficarà provado que houve crime eleitoral que darà cadeia.

Vai haver meio mundo politico do PAICV com processos nos tribunais, uma autêntica crise que obrigarà o chefe de estado em fins de mandato a dissolver o parlamento convocando eleiçoes antecipadas legislativas.

Assim, teremos eleiçoes presidenciais e legislativas quase em simultâneo com distanciamento de apenas poucas semanas. Até la, Pires serà obrigado uma vez mais a pontapear a constituiçao ficando por motivos de força maior em mandato elastico que nunca mais acaba. Tudo isto ouvi dizer e os ratos vao confirmar o que acabo de dizer, convocando a imprnesa para anunciar a bomba. Alias os ratos Julio e Sidonio estao a ser assediados ha varios dias pelo grande lider em desgraça para nao entrarem em cena.

Infelizmente o carrancudo Julio vai até ao fim porque ele nao gostou que o grande lidr lhe tivesse chamado intriguista e rato e ainda por cima apoiado um NADA como Inocêncio, que so é respeitado por esses palhaços de Soncente que expulsaram Zona da Baia das Gatas, espezinhando a constituiçao. Soncente està corroido de dentro por palhaços como esse Augusto nao muito augusto na tomada de decisoes. Soncente vai continuar a afundar-se e continuarà a pedir esmola à grande Ilha de Santiago. Fica pois aqui exarado este edital que vai fazer historia nesta Republica de Ratos, ratazanas e traidores!!!!

José Bouquinhas

Redy Wilson Lima disse...

concordo com o texto. uma pena que ainda seja assim...

Anónimo disse...

Tenho que fazer a leitura duma palavra que escrevi no anterior post e que é IRONIA. Para a compreensao dos mais distraidos a ironia em relaçao à arbitragem (que falta na frase) que Pedro Pires vai fazer tem a ver como é evidente com a sua condiçao de ter sido durante dois mandatos Presidente da republica sem ter sido eleito legalmente.

Efectivamente, sao os ratos, os traidores que por ironia da historia ainda vao entrar na historia de CABO vERDE, que vao denunciar fraudes eleitorais desta primeira volta das presidneciais de 7 agosto depois de terem sido varias vezes eleitos com fraude. Sempre disse que so o PAICV destruiria o PAICV.

Sao os ratos de dentro de casa que têm de decapitar o sistema do PAIGCV. Pedro Pires, Julio, Sidonio e companhia têm um momento historico e crucial para a entrarem para a historia. E' este o momento, é este o timing de denunciarem toda a gigantesca fraude eleitoral preparada pelo duo iNOCOËNCIO/Nevdes e capangas.

Despachem-se Julio, Sidonio ja que o vosso chefe Aristides foi um autêntico cobarde!!!! Ou ainda ele vai tmabém a tempo?!!!!!

José Bouquinhas

Edy disse...

Redy e anónimo,infelizmente a nossa realidade ainda é essa...cá fora na diáspora podemos ver isso e assistir a isto no seio dos nossos emigrantes...Bouquinhas,não faço ideia do que estás a falar meu amigo...

Anónimo disse...

Porque é que na sua declaraçao de derrota, Aristides fez alusao à PAZ?

Quem ameaçou Aristides com uma guerra para o levar a dizer que Cabo Verde precisa de paz?

Porque é que Aristides inicialmente nao quis reconhecer a sua derrota? Porquê a sua mandaaria falou em "discrepânacia" na contagem dos votos? Porque é que Filu e Anatolio disseram que Aristiddes tinha mais de 10 mil votos a serem contabilizados que o colocaram na segunda volta?

Porque é que Filu na noite das eleiçoes esteve reunido à porta fechada com Aristides mais de 1 hora? Porque é que Aristides declrou no fim querer privilegiar a PAZ?

Alguém acenou com a guerra, como quando Veiga ganhou as presidenciais e foi ameaçado com uma guerra civil? Perguntas que ainda nao foram colocadas aos responsaveis politicos desta terra. Sidonio e Julio vao responder?

Pedro Pires vai responder na sua mensagem de apelo ao voto antes da segunda volta?!!!!Zona e Inocêncio vao falar dessas coisas no debate de amanha na Televisao?!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

Acabo de ler Carlos Araujo no Liberal completamente desnorteado, down, como diziamos no meu tempo de jovem no North Country! North Country é Soncente, terra de famintos, aldraboes e outros nomes feios que nao digo aqui para nao ferir a susceptibilidade. Pois é, NC é também terra de Naice, o tal Inocente, que compra votos, ganha concursos publicos que nunca existiram com a sua empresa e emprega o seu filho numa empresa do estado! Mas mesmo assim, o povo bastardo de Soncente manhente vota no corrupto! E' com essa gente que Araujo anda chateado. E' com esses tipos que ele gostaria de viver a cidadania. Mas Carlos vai confundindo as coisas, pois pensa que so o cidadao pode fazer cidadania; ele nao sabe que os partidos também como actores politicos fazem e constroem também a cidadania. Alias nao ha cidadania sem partidos politicos. Essa lenga lenga de ignorantes que querem fazer politica dando liçoes de politica tem também de acabar. Que temos aldraboes que nao querem saber da cidadania é um facto. Eles estao entre esses bêbados que venderam por uma cerveja os seus votos mas estao também entre militantes e dirigentes dos partidos, até porquie nao ha incompatibilidade entre cidadao e ser votante. Oh Carlos o debate sobre as liberdades foi lançado ha muito tempo. Mas o problema é que temos politicos, dirigentes e cidadaos incultos. Aprenda o que é cidadania antes de estares a reinvindicar mais debates politicos..Alias até porque. Aristides é um dirigente politico do PAICV e tinha altos dirigentes do PAICV a apoia-lo. Dirigentes que sao também cidadaos. Que grande confusao Aristides lançou na arena e agora esconde-se e nao tem coragem de denunciar a fraude de que foi vitima em primeiro lugar. Meus senhores, nao ha democracia no mundo onde os partidos nao participem da cidadania apoiando e fazendo campanha dos candidatos presidenciais dos seus partidos. Que ignorância!!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

O Rato Sidonio ja falou como eu anunciei aqui antecipadamente !

Confirmou que é um ignobil rato, um traidor! Um homem sem personalidade, um rato, um ser ignobil e reles. Ele apelou a votar no Inocêncio...

E o Rato Julio, porque nao falou? Continua a estar assediado como eu escrevi aqui também antecipadamente e antes de toda a gente?! Eu sabia que iam falar. Eu sabia que nao diriam coisa melhor do que Aristides disse.

Mas pergunto ainda e o desaforado, o malcriado do Fogo, Julio, porque nao fala?! Estes ratos e traidores vao ficaar na Historia!

Nao se esqueçam que a Justiça do divina é superior a pobre e miseravel justiça terrestre.

José Bouquinhas

Anónimo disse...

Bouquinhas vai ter novamente um nò na garganta no dia 21. Esta terra nao vai mudar nunca! Viu o comportamento dos ratos? Viu aquela outra ratazana idiota da UCID? Incontestavelmente tens razao: os mediocres continuarao a desmandar nesta terra e nao existe nenhuma justiça divina que nos livrarà disso.

Anónimo disse...

Quantos escribas e leitores caboverdianos estao na Facebook?

Mas mesmo abraçando a sua tese, o que é que esses lideres crioulos da Facebook dizem nessa rede social que nao està tido nos jornais on-line?

A verdade é que os caboverdianos que votam nem sabem o que é Facebook.

A verdade é que mesmo os leitores dos jornais on-line criulos nao têm dito peso nas eleiçoes nem naquilo que se chama fazedores de opiniao para criar adeptos desta ou daquela politica.

Amanha vai haver um debate na RTC sobre o poder de Facebook. Vou ouvir para uma vez mais me deliciar com as asneiras dos ditos fazedores de opiniao.

Facebook crioulo é um grupo de amigos, um grupelho de pessoas circunscrito no tempo e no espaço de uma meia lua qualquer de um meio campo de futebol.

Nao exageremos!

Sobre o seu artigo, mais uma vez, os leitores que o lerem nao compreenderao na sua maioria e nao têm também peso nas pessoas que votam. E a três dias das eleiçoes nem vai ser lido.

Somos um pequeno numero de pessoas que todos os dias os jornais. Muito reduzido mesmo; aposto que nao lê todos os dias todos os jornais on-line e blogues.Por varias razoes que conhecemos.

Enfim, nao acha que entrou numa contradiçao com esta sua frase?:

"Basta ver os slogans «MAIS CABO VERDE» ou «MI E CABO VERDE», ou até mesmo «O CANDIDATO DA CIDADANIA» para se perceber o que está em causa, verdadeiramente.

É um problema ideológico, de concepção do Mundo e da política."

E tudo està no "até mesmo"!

Efectivamente hesitou e teve que meter "até mesmo".

E' que se aplicarmos a sua tese a Jorge carlos Fonseca estaria como é obvio em contradiçao, com o apoio que lhe dà.

Sim se ha um "problema ideologico" metendo Fonseca no mesmo rol, entao nao poderia estar a apoia-lo, porque ele é igual aos outros dois candidatos do PAICV.

Efectivamente ha um "problema ideologico" com toda essa gente que esteve em liça na primeira volta e agora com os dois finalistas: todos vêm da matriz comunista, marxista-leninista, todos pertenceram ao regime autoritario de partido unico.

Porque é que as pessoas iriam acreditar que so Fosneca esqueceu esse periodo negro? E' o argumento dos cépticos?

Por acaso eu acho que ele até esqueceu, mas a maioria dos caboverdianos nao têm essa compreensao.

E é isso que poderà fazer Zona perder! Seria chato e péssimo para Cabo Verde, porque ele até abandonou ha mais tempo o pensamento de partido unico. E que eu saiba nao é corrupto como é Neves e Inocêncio...

Enfim sobre o Neves ele enganou-vos a todos estes anos todos. Você nao chegou a votar nele? Você nao escreveu aqui ha dias que so ultimamente é que compreendeu bem o pensamento perverso dele?

Eu nunca tive essas duvidas; ele e o PAICV continuam a ter um pensamento politico de partido unico; a reciclagem mental nao se faz em 10/20 anos. Sao as hesitaçoes e lacunas do seu texto!

Repito: eu nunca acreditei no PAIGCV e em Cabral porque sempre soube o que é o comunismo e o marxismo leninismo. Essa gente nao evolui e aqueles que "inventaram" a terceira via, a social-democracia e outros arremendos, continuaram a ter o fundo autoritario e comunista dos seus pensamentos politicos.

E' o seu lado socialista democratico ou social democrata que nao lhe deixa ver as coisas com olhos de ver!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

Se Aristides é homem a sério. Se ele tem tomates grossos de homem de Boavista. Se ele é homem para assumir o seu discurso sobre a dignidade humana, ele tem um unico caminho a seguir: pedir o seu eleitorado para votar em ZONA!

Se Aristides tiver um pingo de sangue de homem de verdade, ele so pode desmentir esses ratos e traidores; demarcando-se deles e apelando no voto em Zona.

Meus senhores esta guerra ja nao tem nada a ver so com o PAICV. E' uma guerra pela liberdade e dignidade deste povo. Aristides nao pode ter dois discursos: um para fora e outro para dentro.

Na Radio da Holanda ele disse ontem cobras e lagartos de Zé Maria. So lhe faltou chamar ditador, o que é verdade. Zé Maria tem postura de um chefe de posto, de um chefe de capataz duma roça de S Tomé.

Assim, so resta ao Airsitdes dizer para dentro da casa o que ele disse na Radio da Holanda. So resta ao Aristides apelar aqueles que votaram nele na primeira volta a votarem em ZONA. O voto nao é para Zona, nem para o MPD.

O voto é para limpar o povo desta afronta de Neves e Inocêncio, que andam a comprar a alma deste povo. Ainda por cima nao pagam o preço devido. Pagam apenas uma migalhas.

Sao autênticos larapios, autênticos ladroes, autênticos corruptos.,Apelo Aristides a ser homem, caso contrario ele nao passarà de mais um passador de pau, igual aos ratos Sidonio e Julio e Filu.O Filu, devia também ter tomates e assumir a sua demissao. Ele que apele a votar Zona.

Serà que estes homens que hoje têm 56 anos nao têm vergonha na pele da cara? Homens que ja têm tudo, mas estao dependentes de um ditadorzito como Neves? A verdade é que todos têm culpa no cartorio. Sidonio sabe que é um passador de atestados médicos falsos que deram vitoria a Pires. Filu, é um corrupto, Julio um gargantudo e um corrupto e Aristides um fintador. Todos traidores! Todos ratos! So vos salvarà apelarem a votar em Zona.

Caso contrario nunca mais serao homens de verdade. Serao desprezados pelo crioulo honesto e escravos de Inocêncio e Neves. Nao pensem que serao recebidos como filhos prodigos dentro do PAICV.Viva a Liberdade!!!!


José Bouquinhas