segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cabo Verde
Presidenciais 2011
A morte anunciada de Visão Global
Nota para a imprensa
Visão Global era um programa dominical de análise política nacional, regional e internacional, da televisão pública de Cabo Verde, repetido às segundas-feiras.
A morte desse programa foi provocada pela candidatura presidencial de Manuel Inocêncio Sousa (MIS), que, para isso, se serviu de todos os mecanismos de pressão ao seu dispor. Com o director ausente, os restantes membros da direcção da TCV (Televisão de Cabo Verde) não aguentaram e o resultado foi a morte repentina do programa, o que mais uma vez revela a vulnerabilidade da componente comunicação no sistema de defesa da Liberdade e da Democracia em Cabo Verde.
Há algum tempo que a imprensa local havia alertado para o facto de Visão Global estar sob pressão, mas existia uma espécie de consenso baseado nos bons indicadores de desempenho do Governo na matéria e segundo o qual o programa resistiria, aperfeiçoando-se. A decepção dos optimistas instala-se quando a senhora mandatária nacional mostra os dentes e a direcção da TCV cede.
No dia 26 de Julho de 2011, a Dra. Cristina Fontes Lima, Ministra-adjunta e da Saúde, apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra alegada parcialidade da edição de domingo, dia 24 de Julho. A CNE terá dado início à análise do caso, que ainda não concluiu.
Paralelamente ao procedimento legal e justo de recorrer à CNE, a senhora ministra exerceu forte pressão sobre a direcção interina da TCV e o apresentador de Visão Global. O resultado foi a cedência da direcção, o elo mais fraco, que apresentou uma proposta que os analistas consideram insensata: suspender imediatamente Visão Global até depois da eleição presidencial.
Corsino Tolentino e Luís Filipe Tavares rejeitaram a proposta de suspensão por a julgarem uma grave cedência à pressão ilegítima de uma das candidaturas e um precedente inadmissível no processo de consolidação e desenvolvimento da comunicação e da cultura democrática em Cabo Verde.
Por não concordarem com o jeito que a direcção interina da TCV decidiu dar a essa candidatura, em prejuízo das outras e da Ética, os analistas concluem que a morte provocada de Visão Global é um sinal preocupante do que poderá acontecer à comunicação social em Cabo Verde se a estratégia do silenciamento vencer.
Os analistas e o apresentador Nélio dos Santos lamentam ter de deixar a companhia dos telespectadores por motivos tão vis e lembrarão com saudades o pessoal e os especialistas, dos guardas ao director da estação de televisão pública, que sempre trataram Visão Global com carinho e respeito. Por outro lado, manifestam disponibilidade para voltar a colaborar com a televisão pública num quadro de salvaguarda das regras e princípios da comunicação livre e democrática.
Praia, 31 de Julho de 2011
Corsino Tolentino, 995 5121, tolentino.corsino@gmail.com
Luís Filipe Tavares, 991 2498, lft@live.com.pt

7 comentários:

Anónimo disse...

Porra, estàs agora a fazer campanha a favor do Aristides?!!!

Anónimo disse...

Vergonhoso!

Edy disse...

Não tens razão de pensar isso anónimo...logo eu!!não tenho jeito,feitio e,por isso mesmo,nem sequer gosto de fazer campanhas.Por ninguém!Dificilmente vais encontrar aqui um post meu a falar mal do candidato A,B ou C,a defender um em detrimento de outro ou a maldizer um em relação a outro...agora,se tu és apoiante da candidatura A ou B,se és apoiante da candidatura do MIS,o visado desta carta,e,nesta situação,se tiveres alguma carta ou contraditório,podes fazer chegar a mim que também será colocado aqui...com isenção!Até parece que é impossível alguém conseguir ser isento...porquê não posso colocar aqui uma carta pública sobre uma matéria que está em discussão em todos os jornais online?agora,o mais importante,e que não referiste:os autores da carta têm ou não razão na acusação que fazem?

Anónimo disse...

Eu ja escrevi aqui muito sobre o free speech e tu sabes que eu sou um liberal.

Essa de me perguntar se sou apoiante de Inocêncio faz-me rir!

Mas andas a confundir-me com outro ou quê?

eU ja escrevi aqui que todos eles sao comunistas, todos eles pertenceram à ditadura de partido unico. Logo.....

Quanto a essa de tu dizeres que nunca fizeste camapnha fazes-me rir!

Eu conheço o conteudo do teu blogue de cor e salteado e tu sabes que eu tenho memoria de elefante!

Enfim, claro que os autores do pasquim de propaganda nao têm razao, mas nao é por isso que vou defender censura.

Eu ao defendo mediocres; Ja te disse que sou muito exigente. Os dois nem sabem falar quanto mais agora analisar.

Eu defendo portanto o programa e um programa nao pode ser censurado por quem quer que seja.

Até porque tu nao és ingénuo e sabes que os dois estao a fazer propaganda a favor dos seus candidatos.
No caso do Corsino é flagrante pois a mulher é mandataria de Aristides.

No caso de Luis, tu que és universitario, como podes apoiar um cafajeste desses que demite um professor universitario somente por causa de ciumes?!!!! E por e.mail....

O Redy, que dei na cabeça por outra razao, foi mais fino do que tu ao publicar por exemplo a carta do professor demitido.

Edy disse...

Por acaso estava a pensar noutra pessoa quando dei essa resposta,nem me passou pela ideia que estava a falar contigo...quanto ao despedimento do tal professor da universidade,não podia publicar tal carta porque nunca a recebi,provavelmente,porque ele só encaminhou para quem conhece ou amigos dele...

Edy disse...

é verdade,se conheces o meu blogue de cor e salteado,deves-te lembrar que há cerca de 2 anos escrevi aqui a dizer que o "meu" candidato presidencial seria o Corsino Tolentino..se não me engano,acho que até chegaste a mandar vir comigo por causa disso...

Anónimo disse...

CORSINO é um bluff intelectual e politico. O problema é que em cabo verde basta alguém ser doutor para ser adorado; é herança tuga.

Inflizmente é cansativo eu estar sempre a dar na cabeça das pessoas; às tantas ha uns parolosque pensam que eu quero ter razao em tuudo.

Mas olha que nao; é porque como ja te disse tenho um percurso que sai do normal crioulo. Olha que me doi tudo isto; mas nao temos nada de especial.

Os especiais ja morreram e o maior de todos os tempos foi joao vario, com quem como ja te disse no passado me encontrei 5 vezes, e numa dessas noites falàmos três horas e no fim ele me perguntou:"mas que diabo onde te formaste? o que é que estudaste? dinde vens?"

Respondi-lhe "se ja aguentei 5 encontros contigo tens que reconhecer que sou capaz de te acompanhar nas tuas viagens médicas, religiosas, filosoficas, poéticas e metafisicas".

E responde-me ele:"mas nao é possivel; tu tens menos 20 anos do que eu, e eu como tu sabes sou uma pessoa excepcional com um historico excepcional, que mais ninguém teve no meio intelectual e cultural caboverdiano".

E eu: "eu sei, mas ja te provei que nao me metes medo; nao fico assustado com a tua grande fronte; e sempre o soube antes do nosso primeiro encontri; eu ja te cinhecia; ja tinha estudado todo o teu pensamento e o resto adivinHei por a mais b".

NUnca mais vi o génio; o ultimo encontro foi em Hamburgo e nessa noite falàmos elm cinco linguas, mas em alemao batu o génio porque eu ja conhecia a ginastica da ligua de vivência o que nao era o seu caso.

E' o unico pensador crioulo que respeito!Vivos nao ha como ele, nem Zona que ele respeitava.