Cabo Verde
Presidenciais 2011
A morte anunciada de Visão Global
Nota para a imprensa
Visão Global era um programa dominical de análise política nacional, regional e internacional, da televisão pública de Cabo Verde, repetido às segundas-feiras.
A morte desse programa foi provocada pela candidatura presidencial de Manuel Inocêncio Sousa (MIS), que, para isso, se serviu de todos os mecanismos de pressão ao seu dispor. Com o director ausente, os restantes membros da direcção da TCV (Televisão de Cabo Verde) não aguentaram e o resultado foi a morte repentina do programa, o que mais uma vez revela a vulnerabilidade da componente comunicação no sistema de defesa da Liberdade e da Democracia em Cabo Verde.
Há algum tempo que a imprensa local havia alertado para o facto de Visão Global estar sob pressão, mas existia uma espécie de consenso baseado nos bons indicadores de desempenho do Governo na matéria e segundo o qual o programa resistiria, aperfeiçoando-se. A decepção dos optimistas instala-se quando a senhora mandatária nacional mostra os dentes e a direcção da TCV cede.
No dia 26 de Julho de 2011, a Dra. Cristina Fontes Lima, Ministra-adjunta e da Saúde, apresentou queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra alegada parcialidade da edição de domingo, dia 24 de Julho. A CNE terá dado início à análise do caso, que ainda não concluiu.
Paralelamente ao procedimento legal e justo de recorrer à CNE, a senhora ministra exerceu forte pressão sobre a direcção interina da TCV e o apresentador de Visão Global. O resultado foi a cedência da direcção, o elo mais fraco, que apresentou uma proposta que os analistas consideram insensata: suspender imediatamente Visão Global até depois da eleição presidencial.
Corsino Tolentino e Luís Filipe Tavares rejeitaram a proposta de suspensão por a julgarem uma grave cedência à pressão ilegítima de uma das candidaturas e um precedente inadmissível no processo de consolidação e desenvolvimento da comunicação e da cultura democrática em Cabo Verde.
Por não concordarem com o jeito que a direcção interina da TCV decidiu dar a essa candidatura, em prejuízo das outras e da Ética, os analistas concluem que a morte provocada de Visão Global é um sinal preocupante do que poderá acontecer à comunicação social em Cabo Verde se a estratégia do silenciamento vencer.
Os analistas e o apresentador Nélio dos Santos lamentam ter de deixar a companhia dos telespectadores por motivos tão vis e lembrarão com saudades o pessoal e os especialistas, dos guardas ao director da estação de televisão pública, que sempre trataram Visão Global com carinho e respeito. Por outro lado, manifestam disponibilidade para voltar a colaborar com a televisão pública num quadro de salvaguarda das regras e princípios da comunicação livre e democrática.
Praia, 31 de Julho de 2011
Corsino Tolentino, 995 5121, tolentino.corsino@gmail.com
Luís Filipe Tavares, 991 2498, lft@live.com.pt
7 comentários:
Porra, estàs agora a fazer campanha a favor do Aristides?!!!
Vergonhoso!
Não tens razão de pensar isso anónimo...logo eu!!não tenho jeito,feitio e,por isso mesmo,nem sequer gosto de fazer campanhas.Por ninguém!Dificilmente vais encontrar aqui um post meu a falar mal do candidato A,B ou C,a defender um em detrimento de outro ou a maldizer um em relação a outro...agora,se tu és apoiante da candidatura A ou B,se és apoiante da candidatura do MIS,o visado desta carta,e,nesta situação,se tiveres alguma carta ou contraditório,podes fazer chegar a mim que também será colocado aqui...com isenção!Até parece que é impossível alguém conseguir ser isento...porquê não posso colocar aqui uma carta pública sobre uma matéria que está em discussão em todos os jornais online?agora,o mais importante,e que não referiste:os autores da carta têm ou não razão na acusação que fazem?
Eu ja escrevi aqui muito sobre o free speech e tu sabes que eu sou um liberal.
Essa de me perguntar se sou apoiante de Inocêncio faz-me rir!
Mas andas a confundir-me com outro ou quê?
eU ja escrevi aqui que todos eles sao comunistas, todos eles pertenceram à ditadura de partido unico. Logo.....
Quanto a essa de tu dizeres que nunca fizeste camapnha fazes-me rir!
Eu conheço o conteudo do teu blogue de cor e salteado e tu sabes que eu tenho memoria de elefante!
Enfim, claro que os autores do pasquim de propaganda nao têm razao, mas nao é por isso que vou defender censura.
Eu ao defendo mediocres; Ja te disse que sou muito exigente. Os dois nem sabem falar quanto mais agora analisar.
Eu defendo portanto o programa e um programa nao pode ser censurado por quem quer que seja.
Até porque tu nao és ingénuo e sabes que os dois estao a fazer propaganda a favor dos seus candidatos.
No caso do Corsino é flagrante pois a mulher é mandataria de Aristides.
No caso de Luis, tu que és universitario, como podes apoiar um cafajeste desses que demite um professor universitario somente por causa de ciumes?!!!! E por e.mail....
O Redy, que dei na cabeça por outra razao, foi mais fino do que tu ao publicar por exemplo a carta do professor demitido.
Por acaso estava a pensar noutra pessoa quando dei essa resposta,nem me passou pela ideia que estava a falar contigo...quanto ao despedimento do tal professor da universidade,não podia publicar tal carta porque nunca a recebi,provavelmente,porque ele só encaminhou para quem conhece ou amigos dele...
é verdade,se conheces o meu blogue de cor e salteado,deves-te lembrar que há cerca de 2 anos escrevi aqui a dizer que o "meu" candidato presidencial seria o Corsino Tolentino..se não me engano,acho que até chegaste a mandar vir comigo por causa disso...
CORSINO é um bluff intelectual e politico. O problema é que em cabo verde basta alguém ser doutor para ser adorado; é herança tuga.
Inflizmente é cansativo eu estar sempre a dar na cabeça das pessoas; às tantas ha uns parolosque pensam que eu quero ter razao em tuudo.
Mas olha que nao; é porque como ja te disse tenho um percurso que sai do normal crioulo. Olha que me doi tudo isto; mas nao temos nada de especial.
Os especiais ja morreram e o maior de todos os tempos foi joao vario, com quem como ja te disse no passado me encontrei 5 vezes, e numa dessas noites falàmos três horas e no fim ele me perguntou:"mas que diabo onde te formaste? o que é que estudaste? dinde vens?"
Respondi-lhe "se ja aguentei 5 encontros contigo tens que reconhecer que sou capaz de te acompanhar nas tuas viagens médicas, religiosas, filosoficas, poéticas e metafisicas".
E responde-me ele:"mas nao é possivel; tu tens menos 20 anos do que eu, e eu como tu sabes sou uma pessoa excepcional com um historico excepcional, que mais ninguém teve no meio intelectual e cultural caboverdiano".
E eu: "eu sei, mas ja te provei que nao me metes medo; nao fico assustado com a tua grande fronte; e sempre o soube antes do nosso primeiro encontri; eu ja te cinhecia; ja tinha estudado todo o teu pensamento e o resto adivinHei por a mais b".
NUnca mais vi o génio; o ultimo encontro foi em Hamburgo e nessa noite falàmos elm cinco linguas, mas em alemao batu o génio porque eu ja conhecia a ginastica da ligua de vivência o que nao era o seu caso.
E' o unico pensador crioulo que respeito!Vivos nao ha como ele, nem Zona que ele respeitava.
Enviar um comentário