quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Campanhas e eleições presidenciais

Esta ultima campanha para as eleições presidenciais tem sido das mais competitivas da democracia cabo-verdiana na medida em que temos 3 candidatos com possibilidades de vir a ser o próximo presidente da república. Temos 3 candidatos que são percepcionados como tendo perfil adequado para vir a ser um bom presidente mas as campanhas não permitiram a confirmação dessa percepção;pelos menos para mim,estas campanhas não me ajudaram a decidir ou a mudar de opinião ou preferência preconcebida.Acredito que os candidatos não souberam elucidar ou “conquistar” os indecisos, pelo que cada um vai votar no candidato apoiado pelo seu partido ou naquele de quem gosta mais. Não necessariamente naquele que é o melhor para o país.Em parte porque os partidos açambarcaram as eleições presidenciais e,da outra parte,os 3 candidatos aceitaram a boleia.As campanhas foram,em termos de conteúdo e de debate,muito pobre e,este facto,vai afastar,ou já afastou,muita gente das urnas no próximo domingo.Intervenções ditadas por cariz partidária dominaram a campanha dos 3 principais candidatos.Passou-se o tempo todo numa discussão pueril sobre qual é a candidatura de cidadania como se "ser da cidadania" fosse a condição primordial para vencer as eleições sem se ver,ou fingindo não ver,que,a ser esse o critério,a candidatura de Joaquim Monteiro seria a única com condições para vencer.Por causa dos inúmeros casos,muitos já disseram que não vão votar ou mesmo que,estas campanhas foram inúteis.Só um pormenor:há um erro de avaliação por parte daqueles que esperam alguma racionalidade ou algum teor intelectual nas campanhas eleitorais.Isto é simplesmente improvável.Nas eleições,o que conta são as emoções;raramente podemos ter momentos como aquela de Aristides Lima na tertúlia quando ele foi falar da dignidade humana.Defendo que vale a pena cumprirmos o nosso dever,portanto,devemos ir votar mesmo que votando em branco.Abster é que não!Abstenção não tem nenhum significado a não ser a indiferença:«qualquer que seja o presidente é me indiferente».Contudo,face a tudo o que se passou,ou o que não se passou,nestas campanhas,precisamos começar a pensar em juntar as campanhas no futuro: presidenciais/legislativas ou presidenciais/autárquicas. Na mesma data!Da minha parte,não vou deixar de ir votar por causa da má qualidade das campanhas.O mínimo que posso dizer,é que vou votar em consciência e sem nenhum condicionalismo político-partidário.É isso que cada um de nós devemos fazer.Free as a bird!

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante é que referiste-te nominalmente a apenas 2 candidatos Djak e Aristides.

Porquê? Ja escolheste uma segunda volta entre Inocêncio e Zona?

Eu continuo a dizer que haverà (se houver) uma segunda volta entre Inocêncio e Aristides. Esta é a minha previsao.

Mas é possivel (possibilidade e nao probabilidade) que Zona passse à segunda volta sempre com Aristides.

Mas quero uma segunda volta entre os dois do PAICV para poder ver a explosao desse partido do DEMONIO!

Repito: so alguém de dentro do PAICV pode dar cabo do PAICV.

Veiga falhou, Tuta falhou e agora Zona falharà até porque Zona ha muito que falhou ao ser do PAIGC, depois do MPD, depois do PCD, é um eterno perdedor!!!!!

Anónimo disse...

E o curioso é que elogiaste Aristides e Djack, somente para baralhar o leitor fazendo crer que escolhes os dois candidatos.

Mas a verdade é que escolheste ao nao falares em Zona Inocêncio.

Sao eles os teus dois privilegiados!

Mas estàs errado!

Edy disse...

Meu amigo...a escolher,seria Aristides...

Anónimo disse...

Maiêutica, rapaz, maiêutica!!! "A escolher"?!! Mas ja tinhas escolhido e aplicando-te o método socratico pus-te a ser mais explicito!

Mas, nao vim para isto mas para outra coisa.

Acabo de ver o debate sobre a nossa literatura na rtc.cv. Uma lastima esses nossos homens ditos de letras.

O poeta Corsino trôpego nas palavras e nas ideias mal conseguia alinhar uma frase quanto mais agora um conceito; bem, la foi dizendo arquipélago da memoria, mas o homem ja està com muitos buracos de memoria pelo que nao esteve à altura sequer de defender a sua ideia de criaçao de uma Academia de letras.

E' que do outro lado estava à espreita o jornalista e critico literario José Vicente que lhe saltou para a espinha aos berros: "essa coisa da Academia nao serve para nada; a prova é que em tempos o Joao Vario me convidou para ser membro da sua Academia das culturas e eu disse-lhe que aquilo nao tinha sentido, mesmo assim la fui fazer uma conferência", afirma com desdêm o nosso Vicentino.

Felizmente, que la estava Abraao, esse jovem (um pequeno oasis nesse deserto de jovens semi-analfabetos) para corroborar a ideia de Corsino e defender por a mais b que temos de ter sim senhor essa Academia.

Bem, o Corsino, voltou a usar da palavra para nao conseguir acrescentar mais nada ao que dissera Abraao.

Pus-me entao a pensar na critica de Vicente e uma vez mais cheguei à conclusao que os nossos intelectuais duma maneira geral sao uns ingorantes atrevidos.

Com que entao, mesmo com a Internet, esse diabo do Vicente nao sabe o que sao instituiçoes culturais? Ele nao sabe o que sao Academias? Ele nao sabe o que sao a literatura, as artes, a cultura, as ciências e a técnica e teconologia?

Ele nao sabe que ha Academias de letras que trata so de literaturas, que ha Academias de Cultura, (como Joao Vario quis fazer com a dele em Mindelo), Acaddemias de ciências, Academias de Pintura; escultura, musica? Enfim Academia de ciências politicas e morais?

O diabo é que o gajo é tao analfabeto que la foi metendo ainda mais fundo a faca, pois sublinhando que "ja temos a associaçao de escritores SOCA" que ja é uma grande coisa, e que nao tem servido para grande coisa, peloo que criar uma ACademia para colocar la uns "cavalheiros" é pedir demais!

Porra! Digam-me se isto nao é ignorância?

Mas esse estafermo nao sabe que uma sociedade aberta e livre tem de ter todo o tipo de associaçoes e quantas mais melhor para a propria sociedade.?

E' por estas e por outras que a sociedade caboverdiana està morta e sem vida e que a sua intelecutalidade nao serve para nada. Sim, quem nao serve para nada sao esses gajos como o Vicente e mesmo Corsino que andam por ahi sem saber o que estao a fazer.

O VIcente aconselhava o Corsino a escrever poesia em vez de estar metido nessa coisa de criar uma Academia.

Bem, nao sei se o Corsino ja tem mente para escrever poesia; bem diga-se de passagem a sua poesia nunca me convenceu. Sempre achei que o Corsino Fortes convive mal com o alfabeto para saber escrever. Saber falar, eu sei que ele nao sabe; ele mistura crioulo com português e anda convencido que faz poesia.

Vai ouvir rapaz, vai! Mas nao presta atençao ao que os dois velhos dizem; desta vez recomendo-te muita atençao ao que o jovem diz num discurso bem esquematizado que humilha esses dois caquéticos que pensam que têm estado a ser arquitectos da lingua e cultura caboverdianas...

Decididamente, sou um incorrigivel; ainda vao pensar que nao gosto rigorosamente nada da minha terra; bem da sua intelectualidade é que nao gosto mesmo nada!....