segunda-feira, 22 de agosto de 2011

E pronto!

De repente não houve compra de votos e as eleições correram as mil maravilhas.O ensaio prévio das justificações para a fraude eleitoral ficou na gaveta.O vencedor não foi o JCF mas sim o MPD;o derrotado não foi o MIS mas sim o PAICV.Nem era preciso estar na mesa de voto para fazer essa constatação.Jorge Carlos Fonseca será o próximo presidente mas o vencedor destas eleições foi o MPD.Pelo menos aqui,as sondagens traduziram o comportamento do eleitor: numa eventual 2ª volta entre Manuel Inocêncio Sousa e Jorge Carlos Fonseca, este seria o vencedor.Muita gente do PAICV deve ter passado a noite a pensar no Aristides Lima.O quê esta derrota significará para o PAICV e o seu presidente? Qual vai ser o impacto nas próximas eleições autárquicas?Não creio que governo vá ter a vida mais complicada por coabitar com um presidente que não é da sua cor política,pela simples razão de ter a maioria no parlamento.Mas governo não deve esperar ter um amigo na presidência.Doravante,é aqui,no parlamento,que o governo vai passar a ter o seu principal "braço direito". Mas,durante uns tempos José Maria Neves vai ter a vida mais complicada no seio do PAICV.A direcção e a CN do partido erram politicamente ao confiar em demasia na força eleitoral do partido no terreno e no factor José Maria Neves;acreditaram que estando no terreno e com JMN nas campanhas ao lado do candidato seria suficiente para mudar as intenções de voto detectada pelas sondagens.Por duas vezes,Jorge Carlos Fonseca ficou a frente;talvez isso sirva como uma lição de humildade!O que vai fazer a ala que apoiou Aristides Lima?Vão "culpar" o presidente do partido e avançar com um candidato à presidência do partido no próximo congresso?

4 comentários:

Anónimo disse...

Estás enganado meu caro. Insistes no erro de JMN: partidarizar estas eleições apartidárias. O vencedor foi, sim, JCF (e não o MpD), e o derrotado foi, sim, JMN (por interposta pessoa de MIS, e não o PAICV).

Aliás, o futuro mostrará que esta derrota é a melhor coisa que podia ter acontecido ao PAICV. Se ganhasse MIS (mas acho que também AL), nunca chegaríamos ao cerne da questão que estas presidenciais trouxeram à baila: a ausência flagrante de cultura democrática no seio do PAICV.

Agora o PAICV terá a oportunidade de se transformar, de facto, num partido maduro (a não ser que JMN insista no erro). A ver vamos.

Jandir disse...

eu quero que estas investigaçoes sobre compra de votos avançe o mais depressa possivel, e nosso presi é jurista e nao devera deixar isso passar em claro ..

Edy disse...

Anónimo,quando digo que foi uma derrota do PAICV está implícito a derrota do seu presidente,JMN;a derrota do PAICV é a derrota de JMN e a derrota de JMN é a derrota do PAICV.Não pode existir uma coisa sem a outra.Como é possível o presidente do partido sair derrotado duma disputa e isso não ter repercussão no partido que preside?Como é possível o Pepe Guardiola perder um jogo e isso não ser uma derrota para o Barcelona ou vice-versa?
Essas eleições não tiveram nada de apartidárias,com governo,as máquinas partidárias e várias câmaras municipais envolvidas;sente-se que,sem o MPD o JCF não venceria,sem o PAICV o MIS não passaria para a 2º volta e com o PAICV Aristides Lima estaria na 2º volta.Os partidos dominaram tudo!
Por outro lado,a ausência de cultura democrática no seio do PAICV não ficou exposta com a derrota de MIS mas sim com a reacção à decisão de ARL avançar com a candidatura;quer ganhasse MIS quer o ARL,essa ausência da democracia interna continuaria a existir,como ainda continua (aliás,esse não é um fenómeno exclusivo do PAICV,mas também existe no MPD).
Jandir,
esperemos que sim mas,como disse o anónimo,a ver vamos...

Anónimo disse...

"Por outro lado, a ausência de cultura democrática no seio do PAICV não ficou exposta com a derrota de MIS mas sim com a reacção à decisão de ARL avançar com a candidatura...".

Isso, concordo em absoluto com esta tua correcção. Realmente, foi a reacção ao avanço de AL que demonstrou a fragilidade do PAICV e não a derrota de MIS.