domingo, 7 de agosto de 2011

Em Portugal...

as eleições presidenciais vão ter uma abstenção na ordem dos 70% (mais coisa menos coisa).Independemente da data pouca propícia para afluência às urnas,devemos aprofundar o debate da introdução da obrigatoriedade do voto.De um lado temos aqueles que defendem o direito à abstenção,que é considerado como sendo em si mesmo uma resposta;por outro lado,temos aqueles que argumentam que a democracia tem "custos" e uma delas é o dever de participar quando somos chamados a eleger os nossos representantes nem que,para isso,fosse instituída a obrigatoriedade do voto como forma de combater a abstenção.Eu sempre defendi o livre arbítrio e a responsabilidade individual de cada um, mas confesso que,depois de hoje,depois de viver in loco a "indiferença" dos eleitores,vou passar a pensar melhor nos argumentos dos que defendem a obrigatoriedade do voto...ou,no mínimo,começar a pensar nessa questão:será que a abstenção é realmente a melhor forma de "transmitir um sinal" aos partidos e aos políticos?

4 comentários:

Redy Wilson Lima disse...

Edy, o maior culpado por isso são os partidos políticos e a forma como abordaram estas eleições. Sou contra a obrigatoriedade do voto e, obviamente, não votei...

Anónimo disse...

Desta vez estou com Redy Mas do meu lado enquanto liberal. Um liberal nunca defende obrigar alguém seja ao que for.

Tudo deve ser livre.

Como é que vais faszer com a obirgaçao de bvotar? Meter as pessoasx na cadeia? Entao vais meter toda a tua ilha na prisao. Multar? PARA pagarem com o quê?! Com pedra?!

A verdade é que pareces um enguia, estàs sempre a fugir. Nunca vais ao fim da linha do teu pensaemnento. Es frouxo, como alias a maioria dos cabobverdianos.

Sempre a fintar, nunca o caboverdiano enfrenta de pes fincados na terra.

Por exemplo tu vens criticar aqueles que nao votam depois de teres equacionado votar na abstençao, hesitando entre o branco e este ou aquele.

Nao rapaz, temos de ter convicçoes e sermos corajosos inclusivé correr o risco de errar.

Eu por exemplo eu disse que nao votaria quero dizer escokheria nenhum deles. Mas em termos de analise eu dise que Aristides passaria à segunfa volta. Era o meu numero um. Mas disse também que Zona poderia passar.

Ora bem Zona passa à segunca volta com Inocêncio que eu tinha eliminado e fica pelo caminho aquele que eu pus em primeiro lugar Aristides.

Ja escrevi algures isto assim

A verdade é que Fonseca nao ganha hoje na noite de 7 da agosto.

Mas vai à frente para a segunda volta.

Contrariando as sondagens nao é portanto Aristides que alias nem vai ser finalista na segunda volta.

O povo tem dessas coisas e la escolheu Inocêncio para ser o adversario na segunda volta de Zona.

Zona pode ganhar as presidenciais dentro de duas semanas?

Matematicamente nao, se Aristides regressar à casa e negociar os seus votos com o chefe de posto Zé Maria.

Mas pode Aristides ser um homem sem caracter, sem personalidade para esquercer que Zé Maria lhe chamou intriguista, traidor e criminoso capaz dce matar Cabral?!

Se ele for homem de caracter é claro que nao pode esquecer e entao tem de negociar mas com Jacinto.

Sim, serà que Jacinto fundador do MPD, é um submarino na candidatura de Aristides com a funçao de apoia-lo na primeira volta para os dois apoiarem Zona e o MPD na segunda volta?

Eu acho que ha que acompanhar o factor Jacinto estas duas semanas.

So Aristides e Jacinto podem fazer Zona ganhar!...

Anónimo disse...

Uma pequena clarificaçao importante do meu raciocinio.

Eliminei o Inocêncio de ficar em primeiro lugar, mas nao o elimei da final.

Efectivamente nas minhas analises aqui feitas eu coloquei Inocêncio na final com Aristides, pelas razoes que expliquei: a explosao do PAICV.

Falhei nesse prognostico, mas a crise no PAICV terà sempre lugar...

Edy disse...

Essa obrigatoriedade existe,por ex.,no Brasil e,pelo que consta,funciona:quem não vota leva multa.Votar em branco ou nulo,é bem diferente de não votar!Mesmo não escolhendo o candidato A ou B vou exercer o meu dever...mesmo um liberal deve ter deveres para com o sistema politico que defende..as vezes,o teu liberalismo parece ser do extremo:cada um por si,apenas responsabilidades individuais e nada de responsabilidade colectiva!
Redy,eu não estou a defender a obrigatoriedade do voto mas sim a dizer que devemos pensar mais e melhor no assunto...volto a perguntar:será que a abstenção é realmente a melhor forma de "transmitir um sinal" aos partidos e aos políticos?