segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Eleições Presidenciais

E pronto,ARL não conseguiu passar para a 2ª volta e não se desfez o mito:ninguém consegue ganhar sem apoio de um dos dois grandes partidos - basta ver o caso do JCF. Talvez isso seja porque,quer queiramos quer não,não existe ainda em Cabo Verde um politico com força e dimensão maior do que os partidos;os mais conhecidos políticos em CV não são nada e não conseguem ganhar nada fora dos respectivos partidos.E talvez porque simplesmente as pessoas,mesmo nas presidenciais,votam nos partidos e não nos candidatos.Após os resultados finais, objectivamente resta três alternativas ao ARL e aos militantes do PAICV que o apoiaram:
1) dar liberdade de voto aos seus apoiantes,ou seja,não apoiar nem um nem outro candidato;
2) apoiar MIS contra JCF, e
3) apoiar JCF contra MIS.
A primeira opção é a mais fácil e é aquela que terá menos consequências a curto prazo;a 2ª opção,vai levar ao relacionamento entre o «menino de recado» e os «ratos», o que é,no mínimo,uma situação delicada;a 3ª opção vai levar o PAICV a um estado que nenhum dos militantes deseja.De qualquer forma,as coisas não vão ser fáceis no PAICV depois do lavar da roupa suja em público.As questões que se colocam são as seguintes: os militantes do PAICV que apoiaram ARL,e o próprio ARL,preferem ver na Presidência da República o MIS ou o JCF?Como é que o presidente do partido vai conseguir unir o partido com aqueles a quem chamou de traidores?

10 comentários:

Anónimo disse...

Aristides Lima tem de respeitar os conceitos liberais de liberdade e responsabilidade. Ele nao pode reivindicar estes dois ideais, pôr toda a naçao à espera durante mais de 12 horas para felicitar Inociêncio e Zona, sem dizer que perdeu, e sem dizer abertamente se fica ou nao no PAICV.Ele nao pode reivindicar liberdade impedindo os jornalistas de o questionar depois de ter dado a indicaçao na noite eleitoral de que houve fraude eleitoral. Aristides tem de assumir em toda a linha a sua escolha e denunciar abertamente apresentando provas de que houve fraude. Toda a gente sabe que o PAICV nunca ganhou eleiçoes livres e abertas. O PAICV tem vencido eleiçoes com fraude em Cabo Verde. Aristiddes viveu isso agora na pela e se diz ser um hoimem responsavel e amante da liberdade devia ser mais corajoso e denunciar as fraudes. Ele nao pode mandar a sua mandataria nacional dizer na noite eleitoral que estava a haver uma discrepância na contagem dos votos, deixar Filu e Anatolio dizerem a jornalistas que havia uma diferença de 10 mil votos a seu favor e a desfavor de Inocêncio que lhe colocaria na segunda volta com Zona, e 12 horas depois felicitar Inocêncio e nao desmentir os seus homens de campanha.Aristides tem de ser consequente e anunciar ja a sua dissidência do PAICV e ir à RADIO e TV denunciar a fraude e compra de votos da equipa de Inocêncio. Aristides se quiser ser levado a sério tem de responder abertamente às acusaçoes de Zé <Maria que lhe chamou rato, intriguista, traidor e criminoso capaz de assassinar Cabral. Em politica séria tudo nao vale. Alias os politicos todos caboverdianos têm de se pronunciar sobre esta maneira rasca e desonesta de Zé Maria ganhar eleiçoes em Cabo Verde.

Alguém ha-de dizer Neves e seus capangas que nao podem chamar politicos criminosos hoje e amanha apela-los à uniao como se as pessoas nao tivessem respeito por si mesmas.Aristides deve uma explicaçao ao povo que nele votou. Aristides tem de resepitar o povo!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

Boquinhas quer é confusão no reino de Zé Maria...guerra ao reinado do PAI!!!!

Anónimo disse...

José Maria temde ser eliminado no PAICV. Zé Maria é um mentiroso cronico e um gozao. Com que entao depois de ter ofendido dirigentes politicos e o povo que votou neles vem agora dizer que tudo estàn numa boa e que deve haver uniao! Este senhor joga sujo, logo ele tem de ser jogado também sujo; ele continua a mentir dizendo que lhe chamar DITADOR. Quem? Toda a gente ouviu as acusaçoes de Neves, mas ninguém ouviu algum dirigente do PAICV chamar-lhe DITADOR. Porque é que nao diz o nome desse dirigente? A verdade é que ele sabe que é mentira. Ninguém lhe chamou DITADOR, mas eu chamo-lhe. Sim, Zé Maria, tu és um ditador de pactolha, sem nivel, um fedelho maleducado, sem principios, um cafajeste, um labrego da pior estirpe. Aristides é cobarde se pedir o povo para votar no Inocêncio. O PAICV tem de ser decapitado. A abstençao foi um sinal forte. Com a abstençao o povo quis dizer que nao confia em nenhum dos 4 ditadores do PAIGC. Assim sancionou todos os 4 na primeira volta. Agora na segunda volta, ha que dar o beneficio da duvida ao Zona, que foi brilhante nesta campanha, apesar de estar àn frente graças aos vogtos do MPD. Efectivamente Zona tinha que ganhar logo na primeira volta tendo em conta a divisao do PAICV. Nao ganhou porque o povo quis sancionar todos esses comunistas que nos vêm do partido unico. Mas Zona parece ter abraçado finalmente a liberdade. So por isso ele merece ganhar. Inocêncio e Neves nunca! O povo tem de acordar e ha que criminalizar os corruptos e compradores de votos. E' um crime comprar votos. Se ha criminosos eles estao no sistema Neves/Inocêncio. Abaixo cambada de ladroes e criminosos!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

AL Binda que estava contra zona agora é apoiante e faz campanha para zona..é como as mulheres que troca de calcinha todos os dias

Anónimo disse...

Pelos vistos Zona ainda nao entendeu patavina. E' que sao sao dois rostos, mas sim três rostos e ele esqueceu-se do rosto mais imlportante que é o de Zé Maria. Isto é uma guerra minha gente. Ou Zona entende duma vez por todas ou entao vamos continuar com esse aprendiz de tirano que é Zé MAria. A estratégia nao sao balelas de que o meu partido é Cabio Verde, como se Zona nao soubesse que ele foi eleito graças ao MPD. Poesia nao serve mas sim guerra com balas verdadeiras, que sao palavras de ofensa ao Zé Maria. E' a unica linguagem que Zé Maria percebe. A prova é que mal o gajo é beliscado ele adopta a atitude de vitima e começa a chorar, para enganar o povo, para o povo estar com ele. Mas o povo gosta de sangue. Ha que dar sangue ao povo. Ha que atacar forte e feio ao Zezinho. Esse homem nao tem um comportamento de gente civilizada, logo ele tem de ser atacado como o que é na verdade. Zona e o MPD têm de perceber uma unica coisa: destao a perder desde 2001 e porque Veiga e Zona nao fizeram o trabalho que tinham que fazer e com luz verde do povo: que era de matar o PAICV, aniquilar os seus dirigentes, pô-los no tribunal pelos 15 anos de ditadura. Estamos perante gente sem do nem peidade, portanto a estartégia tem de ser essa também do lado daqueles que querem que esta gterra viva de facto em liberdade e democracia livre e aberta.Zona nao tem nada a perder se atacar Zé Maria, porque ele està mais perto de perdder do que ganhar. Se nao atacar perde em todo os tabuleiros possiveis e imaginarios, se atacar pode perder, mas pode também ganhar.Atacar Zé Maria é ir buscar Aristides, é iobruigar Aristides a assumir as suas responsabilidades se é que ele quer ser respeitado de facto nesta gterra. O Aristides sabe também que ja nao tem nada a perder, pois com Zé Maria ele nunca mais ganharà o que quer que seja. Portanto se dele é homem, se quer de facto contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade aberta e tolerante, tem de apelar o povo a votar em Zona.Basta de corruptos que transformaram este povo num adepto da droga vendendo a sua consciência por miseros tostoes que so dao para comprar pratos de feijao congo!

José Bouquinhas

Djoy disse...

Há um Boquinhas antes e um Boquinhas pós-presidenciais: o antes desprezava o zona por causa do seu passado maoísta;o pós-presidenciais,acha o zona o mal menor e até serve de estrategista politico dele...qual é a diferença entre o Boquinhas e o JMN que ele tanto odeia?

Anónimo disse...

O Djoy e o Anonimo nao percebem ainda que, caìdo que foi a unica opçao(ELEGER LIMA) para destruir a maquina do PAICV nos resta somente o Zona que apoiado pelo MPD nos pode livrar de un INFERNO PIOR DO QUE AQUELE DE DANTE! POR ISSO DEIXAM O UNICO INTELECTUAL DE JEITO QUE TEMOS em paz.

Anónimo disse...

intelectual na undi propi?intelectual di bu cravera ka tem nada editado?undi bus livros?um teooria ou um conceito cientifco,cadé??

Anónimo disse...

Onde estao os ratos Sidonio, Julio e a filha de Pedro Pires? Tantos ratos e nao conseguiram lêgrar o Fogo? Onde està o poderio de fogo de Pedro Pires? Estao a ver que essa gente nao vale nada, nunca valeram nada? Com que entao um simples Eugénio, menino de mandote de Zé Maria conseguiu dar cabo de tantos ratos assim? Os ratos meteram-se nos buracos ou vao voltar para se vingarem da afronta do capataz Zé Maria? Estou à espera do vanlentao Julio que ainda no final de camapnah no Fogo se gabava de ter demitido do governo por motu proprio e nao demitido pelo capataz da roça governamental. Estou a aguardar pelos meninos de Pires que mandou a propria filha à sua terra natal para pôr Zé Maria de rastos, mas foram levados ao chao por um simples Eugénio dono das terras foguenses por conta de Zé Maria. Mas nao quero acredtiar que esses meninos vao meter o rabo entre as pernas e desaparecer dessa maneira. Quero ver esses ratos em acçao, fazendo como o Ratao Filu que teve a coragem de se demitirn, mesmo sabendo que mais nao foi do que uma tactica. Quero ver esses foguenses aqui na praça para dizerem da sua justiaça. Vamos ficqar apenas pelas ameaças de fraude anunciadas por Aristides e pelas demissoes de Filu e do director de campanha de Aristides? So dois ratos? E os ingtriuistas? E os traidores? E os assassinos onde estao? E' so garganta que essa gente tem? Nao ha homens de barba rija nesta terra de Aristides? Têm assim tanto medo desse anao der Santa Catarina? Como é que alunos brilhantes e estudantes universitarios que concluem o curso com Muito Bom como Aristiddes e Zona sao levados na curva por um Zé Ninguém que tirou o curso com 11 valores? Que interessa ser brilhante na escola e uma nulidade na politica? Que interesse tem essa gente estar sempre em bicos de pés dizendo que sao brilhantes se sao humilhados por anao cultural? Ha anos que vos chamo à atençao para a nulidade intelectual que Zé Maria é; ja nao ha lugar para mais chorinhos como esse outro brilhante Casimiro que so sabe fazezr prosa bonita mas depois é incapaz de ganhar uma eleiçoes numa aldeia do Fogo. Quero resultados! Exijo sangue! Quero ver mais demissoes entre os ratos, intriguistas e traidores. Temos que decapitar o Partido de Cabral. Ja nao ha mais saco para aturar ratos cobardolas!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

O Satanàs da politica caboverdiana continua à solta! O Principe das Trevas da politica cabovderdiana continua com as suas diabruras!

E porquê? Porque falharam todos os discuros e estratégias dos politicos mais ou menos honestos e competentes de Cabo Verde;

Mas também porque os politologos, os sociologos e analistas politicos falharam. Nenhum deles esteve à altura para fazerem a adequada leitura do discurso politico do Diabo da poliitica crioula.

Quem é esse Satanàs? Toda a gente minimamente informada sabe quem se fala.

Aquele que declara para todos ouvirem que "ninguém ganha eleiçoes em Cabo verde contra ele". Aquele que declarou "farei TUDO ao meu alcance para fazer eleger o meu candidato". Aquele que declara ainda "a democracia tem uma dose de SUBVDERSAO".

Onde estao os politiologos e sociolgos para lerem como deve ser este discurso? Onde estao eles? Exceptuando José Bouquinhas, nao vi nem li ninguém. Ja os li todos; ja ouvi todos na radio e televisao. Nao existem.

Entao convoque-se ja um homem da teologia cristâ, para analisar o discurso do Diabo, porque os que dizem acompanhar a politica nao servem.

Sim, é preciso conhecimentos da Demonologia para interpretar bem o discurso do Satanàs da politica crioula.

José Bouquinhas ja o interpretou, tem-no interpretada ha varios anos, mas ninguém amante da liberdade e da democracia em Cabo vderde, deu-lhe a devida atençao.

Vamos pois entao buscar os padres e reverendos, vamos buscar literatos que tenham lido Dante, John Milton, Daniel Defoe, a Biblia, sim a Biblia e o discurso do PRINCIPE DO MAL;

So quem tem acesso a estas leituras como José Bouquinhas saberao do que falo.

So eles podem dar cabo desse anjo demoniaco da politica crioula.

Toda a equipa de Veiga e do MPD falharam no passado e agora ao lado de Zona; toda a equipa de honra e de candidtura de Zona falhou também.

Mas como se nessa equipa ha Zona, grande especialita da CRIMINOLOGIA, da PENOLOGIA, quer dizer da violência, do crime, da mentira e da verdade? E o Faustino outro especilista dessas coisas tendo em conta que é Psiquiatra? E esse prémio Camoes, literato que disse que leu todos os classicos? Ele nao leu Milton, nao leu a Biblia?

Bem, uma vez mais vos dou a receita. Nao me venham com pomadinhas como essas que acabo de ler até o dia de hoje, 11 de Agosto. Essas receitas nao servem.

Ha que mudar de estratégia se se quer gter de facto liberdade e democracia em Cabo Verde.

Esta é a razao pela qual o MPD Zona e Aristides nao têm ganhado contra o Principe do MAL, por nao adoptarem a minha receita, a unica que pode dar cabo desse Mentiroso.

Ele é um mentiroso porque mente desde o começo como rerza a Bibilia. So um discurso identico, so uma estratégia do mal pode dar cabo do MAL.

Ha que atacar forte e feio o Principe do Mal, que disse e bem na sua optica que durante as campanhas "ha excessos". O que sao excessos? E' cometer também o mal contra o mal. Um mal maior, para dar cabo do TUDO desse principe das Trevas.

O que é TUDO de um PRimeiro ministro? E' precisamente o que ele disse: TUDO, quer dizer, o MAL, a CORRUPCAO, o CRIME, o NEPOTISMO..

Perceberam ou querem agora os classicos das artes da DEMONOLOGIA?!!! Querem imagens de SANGUE VERMELHO?!....

PS escrito como sempre duma penada: zàaaaaasss!!!!