sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Imaturidade

Em todas as eleições temos assistido os partidos a se acusarem mutuamente de «compra de votos»;nas autárquicas,nas legislativas e nas presidenciais,parece que só se consegue vencer com «compra de consciência».Isto já se tornou cansativo!E é por ser tão repetida que dá a sensação de ser "desculpa de mau pagador".Mais: até o vencedor acusa o derrotado de recorrer a esquemas de condicionamento do voto.Ou seja,venha o diabo e escolha o mais prevaricador.Se nem os partidos e nem os políticos conseguem ter «espírito   democrático»,como é que podem esperar que o eleitorado cabo-verdiano seja maturo?Aliás,os políticos não são são tão maturos quanto o eleitorado.Existe a CNE,a Procuradoria Geral da República e,uma boa ideia do 1º ministro,a possibilidade de criar uma Comissão Parlamentar para investigar essas acusações.Há que acabar com essas acusações e suspeições de uma vez por todas,há que acabar com a impunidade de quem viola a constituição e de quem acusa levianamente.Estas acusações é nada mais nada menos do que um indicador da falta de maturidade da nossa democracia.

5 comentários:

Anónimo disse...

A realidade é que a compra de votos já está praticamente institucionalizada em Cabo Verde. Todos compram conforme a sua disponibilidade financeira.

É corrente ouvir-se que quem quiser bancar o "santo" não ganhará o que quer que seja. E, atenção, este é o discurso de ambos os lados da barricada.

É só estar no terreno para constatar isso.

Anónimo disse...

Se até tu que estudaste sociologia politica achas que "é uma boa ideia" a enormidade, a perversidade que esse doente mental proferiu a proposito da tal comissao, como é que estranhas que o povo e os politicos sejam levianos?

Nao é sério que um primeiro ministro resposnavel que està a cumprir o seu terceiro mandato mande constituir uma comissao parlamentar a partir dos anos 90. E tu como sociologo tens que saber essas coisas.

Como é que o MPD que està no poder ha mais de 10 anos e que foi sancionado pelo povo, pode agora ser alvo de uma comissao eleitoral?

Tu nao estàs a ver que isto é no minimo ridiculo?

Nesta ordem de ideias porquê ficar-se apenas pelos anos 90? Porque nao uma comissao sobre os desmandos do regime de partido unico?! Porque nao uma comissao sobre o colonialismo?

Anónimo disse...

2...

Nao, rapaz, a proposta de Zé Maria é inocua e tu sabes isso. Alias ele também sabe. E' o seu lado perverso sempre em patifarias que o faz dizer essas enormidades.

Olha la rapaz, o nosso debate està a chegar ao fim; eu nao sei quem é a tua familia em Cabo VERDE. Pelo teu apelido ainda nao consegui chegar. Mas disseste-me uma vez que o teu tio foi militante do PAIGC.

Bem, o que quero dizer-te é que eu conheço do o poder que conta em Cabo Verde desde os anos 74. Todos os homens ditos imporantes desta terra; conheço-os todos, inclusivé ao nivel intelectual.

Logo, se nao conheço a tua familia é porque nao foram dirigentes imporantes que conta naquela terra. E se calhar é muito bom para ti, porque caso contrario eu estaria a dizer-te que eles nao valem grande coisa a nivel intelectual.

Conclusao: se percebi, andas no ciclo de doutoramento. Vê la portanto, se estudas, se te dedicas afincadamente ao estudo, aos livros e laboratorios e deixa essa gentinha de lado pelo menos por uns tempos.

Reparei que tens lacunas imensas ao nivel da cultura de base; mas eu escrevi aqui também que és dos melhores da tua geraçao, o que volto a confirmar.Mas se quiseres ser de facto um homem do pensamento, bem formado moral e intelectualmente tens que pegar a sério nos livros.

As tuas lacunas têm a ver com o sistema suficiente de ensino que temos numa terra onde nao ha livros dos classicos nacionais e universais, e nao ha inclusivé uma cultura de ler, pelo que percebo.

Mas gostei de dialogar contigo, com altos e baixos; repito tu és dos melhores e nao estejas a ver nisso algum paternalismo, porque nao é da minha estirpe; e mesmo que visses tu sabes que eu sou malcriado e eu estaria nas tintas para as tuas reacçoes epidérmicas.

E' que eu sou mais velho, e sei que sei mais do que tu. Pertenço a uma geraçao da cultura de livros, apesar da insifuciencia dessa cultura em termos gerais na terra.

Eu cresci entre livros quer em casa quer nos meios culturais onde vivi à sombra do meu pai e da sua geraçao. Cresci num meio da melhor elite cultural mindelense. E se digo isto nao é por bazofia crioula, mas para reafirmar uma vez mais que nessa matéria eu sei do que falo.

Estuda portanto dedica-te às tuas investigaçoes e vê la se fazes um retrato da podridao politica em CaboVerde.
Para mim ja està tarde demais; "perdi" a minha oportunidade porque o regime de partido unico deixou-me no estrangeiro queimando os melhores anos da minha vida intelectual.

Aquela idade dos 25/45 anos em que ja temos uma solida formaçao inteletual e que podemos dar a nossa contribuiçao para a nossa terra. Razao pela qual eu odeio com todas as letras essa gentinha que dirighe o povo crioulo.

Porquê? Porque sao mediocres em termos intelectuais, e acredita-me ou nao sao igualmente perversos em termos morais, sociais e culturais.

Alias, nestas duas campanhas, se fores honesto tu tiveste a oportunidade de verificar o que te venho dizendo; eu sei que por motivos politico-ideologicos, nao me acreditas, mas meu caro, isto é muito mais profundo, é filosofico, é moral, é metafisico.

E' que nao temos sido dirigidos pelos melhores formados e preprados, em termos médios.

A geraçao que està com Zé Maria é mediocre, patifa e perversa. Uma geraçao que tem medo de debate e que funciona so em termos de chantagem.

Repito: conheço-os todos! Ha inclusivé muita criminalidade a todos os niveis, até ao nivel baixo de chantangem e violência doméstica. Temos dirigentes violentos, bêbados que so pensa em buates, discotecas e putas que se vendem por um bom emprego, para sairem com um gajo poderoso, como dizem, enfim em termos morais a nossa sociedade està de rastos...

Anónimo disse...

3..

Nao, nao tenho ciumes desses pacovios a nenhum nivel. Tenho uma boa vida e ha mais de 30 anos que estou no estrangeiro sempre com um bom emprego acima da média e ja convivi com as melhores cabeças do mundo. Sim do mundo!

Mas eu queria estar era na minha terra!!!

Sucessos nos teus estudos e sê um grande homem. Um homem de estudo rigoroso e que respeita o ser humano; sobretudo aquele que te respeita!

Nem vale a pena eu assinar! Sou EU. Tens tudo (quase tudo) de mim aqui nos teus arquivos!!!!!!

Abraços, para ti e para o malcriado do Redy que me lembra os meus 20/30 anos; sao os melhores da vossa geraçao!

Edy disse...

Meu amigo,
por acaso nem dei conta do limite temporal que o JMN referiu...efectivamente,pelo menos em 91,não passa pela cabeça de ninguém ter acontecido compra de votos...parece que,por tudo o que disseste atrás,estás a "deitar a toalha"...quanto a minha família,o meu tio foi um combatente na Guiné e hoje em dia é militar graduado na reserva,mas acho que,como um empresário em que se tornou,não tem nenhum partido...eu não diria "que por motivos politico-ideologicos, nao me acreditas" mas sim que,talvez pela idade e ingenuidade,o que é normal...sabes,ontem comecei a reler Guy Sorman e,lendo-te agora,lembrei-me desta passagem: "o liberalismo consiste em não investir a sua confiança na classe política,porque a vocação dos políticos não é serem liberais.Em vez de seguir chefes,é preferível vigiá-las;em todos os tempos,em todos os lugares,a pressão popular e a pressão ideológica constante continuam a ser as melhores garantias de que os chefes se mostrarão liberais,desde que não tenham outra opção".De resto,obrigado pela força,continua dando sinal de vida e um abraço para ti!