quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Importa-se de repetir??

"Falando de sondagens, as empresas decepcionaram em toda a linha com os números prognosticados. Pior é que ninguém veio a público nem para pedir e muito menos para dar explicações aos cidadãos dos por quês de tantos desencontros de números se todas as empresas são supostamente independentes e usam metodologias científicas credíveis. Enfim, não apareceram nem as empresas e nem as candidaturas - que estranho!!! Bota estranhamento nisso!!! A imprensa escrita – jornal “A nação”- levantou essa questão: parabéns!"
João Alvarenga

É um facto: todas as sondagens pré-eleitoral falharam!Todos davam Aristides Lima a passar para a 2ª volta."Se as eleições fossem hoje o candidato X passaria para a 2ª volta".Se fossem hoje,e não amanhã ou depois de amanhã.É assim que uma sondagem deve ser lido.Não se pode dizer e muito menos esperar que uma sondagem de duas semanas antes das eleições seja traduzida em resultados eleitorais porque as sondagens medem intenções num dado momento.As sondagens não medem o voto e nem tentam prognosticar ou prever os resultados eleitorais. Logo, só com má intenção ou pressa de criticar é que se pode acusar as empresas de sondagens de terem falhado. Muitas vezes dá-se o facto dos resultados eleitorais corresponderem aos resultados das sondagens.Mas isso não é porque as sondagens foram muito bem realizadas ou que "acertaram";simplesmente,o partido ou o candidato "não dormiu na forma",ou seja,fez tudo para que as intenções não se alterassem.A preocupação de um politólogo deveria ser sim tentar explicar o que de facto provocou esse desencontro entre as intenções e o comportamento.Mas explicar cientificamente e não com suposições ou «achismos». As empresas de sondagens não tem nenhuma explicação a dar porque elas não recebem para fazer previsão.Quem,como João Alvarenga,pensa o contrário não entende como funciona ou para quê serve as sondagens.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ha uma crise politica larvada em Cabo Verde mas ninguém diz nada. Agora é o chefe do estado maior que pede demissao depois dele ter apoiado o candidato Aristides na primeira volta. O outro Aristides, o primeiro ditador do regime de partido unico, quase a morrer, apela como os traidores e ratos, a votar em Inocêncio. Mais cabeças vao rolar nos proximos dias. E' este o Cabo Verde do PAICV: uma autêntica democracia de fachada com chefes e chefetes de pacotilha proprios de autoritarismos totalitarios. Neves està na sombra a pressionar todos aqueles que nao lêem pela sua cartilha. Se Aristides é homem a sério. Se ele tem tomates grossos de homem de Boavista. Se ele é homem para assumir o seu discurso sobre a dignidade humana, ele tem um unico caminho a seguir: pedir o seu eleitorado para votar em ZONA!

Se Aristides tiver um pingo de sangue de homem de verdade, ele so pode desmentir esses ratos e traidores; demarcando-se deles e apelando no voto em Zona.

Meus senhores esta guerra ja nao tem nada a ver so com o PAICV. E' uma guerra pela liberdade e dignidade deste povo. Aristides nao pode ter dois discursos: um para fora e outro para dentro.

Na Radio da Holanda ele disse ontem cobras e lagartos de Zé Maria. So lhe faltou chamar ditador, o que é verdade. Zé Maria tem postura de um chefe de posto, de um chefe de capataz duma roça de S Tomé.

Assim, so resta ao Airsitdes dizer para dentro da casa o que ele disse na Radio da Holanda. So resta ao Aristides apelar aqueles que votaram nele na primeira a votarem em ZONA. O voto nao é para Zona, nem para o MPD.

O voto é para limpar o povo desta afronta de Neves e Inocêncio, que andam a comprar a alma deste povo. Ainda por cima nao pagam o preço devido. Pagam apenas uma migalhas.

Sao autênticos larapios, autênticos ladroes, autênticos corruptos.,Apelo Aristides a ser homem, caso contrario ele nao passarà de mais um passador de pau, igual aos ratos Sidonio e Julio e Filu.O Filu, devia também ter tomates e assumir a sua demissao. Ele que apele a votar Zona.

Serà que estes homens que hoje têm 56 anos nao têm vergonha na pele da cara? Homens que ja têm tudo, mas estao dependentes de um ditadorzito como Neves? A verdade é que todos têm culpa no cartorio. Sidonio sabe que é um passador de atestados médicos falsos que deram vitoria a Pires. Filu, é um corrupto, Julio um gargantudo e um corrupto e Aristides um fintador. Todos traidores! Todos ratos! So vos salvarà apelarem a votar em Zona.

Caso contrario nunca mais serao homens de verdade. Serao desprezados pelo crioulo honesto e escravos de Inocêncio e Neves. Nao pensem que serao recebidos como filhos prodigos dentro do PAICV.Viva a Liberdade!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

O que os ratos, traidores e assassinos nao percebem é que as acusaçoes do primeiro ministro ofendem sobretudo e acima de tudo o POVO que votou em Aristides.

Quando o primeiro ministro proferiu essas ofensas e insultos, nao estava a ofender as pobres pessoas de Sidonio, Aristides e filu, mas sim ao POVO, à naçao.

Chamando traidor e assassino a ARistides, o primeiro ministro estava a chamar traidores e assassinos aos ELEITORES que votaram Aristides. Foi uma ofensa ao povo e à CIDADANIA. Foi também uma ofensa à Instituiçao das funçoes da Presidencia da repbulica, pois Aristides poderia ser eleito presidente em termos de analise.

Foi uma ofensa que tem de ser analisada nessa perspectiva!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

O Satanàs da politica crioula regressou depois das ultimas diabruras!

Ainda vao ver que este homem é o corruptor por excelencia de todo o Cabo Verde! Sim, Fraus omnia corrumpit! Tudo em Cabo Verde està podre de corrupçao moral, politica, social e economico!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

Eu escrevi algures que so um milagre pode fazer Zona ganhar!

De repente, entrego-me a milagres, crenças a Deus e Demonio, para esperar esse milagre! A razao nao serve para essa gente.

E' o irracional que manda. So pois um milagre para salvar este povo destes malvados sem escrupulos, esses patifes que controlam o espirito e a alma deste povo sofredor!

Ha ainda quem diga, ficando uma vez mais no dominio do irracional que o povo costuma ter actos irracionais em momentos do seu total desaprecimento para dar a volta a tudo e pôr tudo de pernas para o ar.

E' a minha ultima esperança. A esperança de que este povo vai ter um acto impensavel no momento de colocar o seu boletim na urna e voltar tudo ao avesso. Quer dizer pegar NEVES e sua camarilha de trapos selvagens pelo fundilho das calças e meter-lhes a cabeça, diria mesmo o focinho dentro da merda imunda.

Mostrar a esses safados que nestes momentos o povo pode ter uma acçao magica, um acto de loucura e mostrar que ele é que manda. Tomar os dinheiros todos desses safados e no fim votar ao contrario, votar no outro, somente para mostrar a esses palhaços que quem manda é ele, o POVO. Oremos pois, acreditemos no milagre de no dia 21 vermos a revoluçao do povo contra o poder podre de Zé Maria.

Oremos para que o povo vote em massa em Zona!

O problema ja nao é eleger Zona! Estamos nas tintas. O problema é mostrar a Zé Maria que ele nao pode mandar no espirito do povo.

Caso contrario ainda esse patife vai pensar que é deveras inteligente, que é deveras grande lider! Oremos!!!!!!

José Bouquinhas

Anónimo disse...

BOUQUINHAS é MESMO BRUXOOOOOOO.